terça-feira, 1 de novembro de 2011

Japeri realiza avaliação para doação de cadeiras de rodas

Portadores de necessidades especiais e pessoas com dificuldades de locomoção, moradoras de Japeri, participaram na tarde de segunda-feira (31/10) de uma consulta de avaliação com técnicos da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), de Nova Iguaçu. A iniciativa teve como objetivo avaliar os pacientes para a doação de 40 cadeiras de rodas sob medida, além de outros equipamentos como órteses, próteses, andadores e cadeiras para banho. A consulta aconteceu no Centro de Especialidades em Saúde, mais conhecido como Posto Central de Japeri. A ação contou com o apoio da prefeitura, através da Coordenadoria Municipal de Integração Social da Pessoa Portadora de Deficiência (Coordef-Jap) da Secretaria Municipal de Governo (SEMUG).
 “A prefeitura de Japeri já está criando um projeto de banco de cadeiras de rodas, para aquisição de equipamentos novos ou reforma de usados, para doação a quem precisar. Agora firmamos parceria com a AACD para viabilizar a doação de equipamentos sob medida. Isto significa mais qualidade e mobilidade para o portador de necessidades especiais. O governo do prefeito Timor está sempre preocupado em fazer o melhor para toda a população”, destacou secretário de Governo, Seny Junior.
O atendimento da AACD foi realizado pelo médico fisiatra Nelson Shigueru Kagohara e pela assistente social Simone Meneses Nascimento. Os pacientes preencheram uma ficha com dados pessoais e passaram por uma avaliação médica. “As cadeiras de rodas e outros equipamentos sob medida são muito importantes, pois além de proporcionar mais conforto previne problemas de postura e outras deformidades”, explicou Nelson.
Simone Nascimento falou da parceria com a AACD. “Este projeto é realizado com o apoio das prefeituras com o objetivo de facilitar o acesso dos portadores de deficiências às ações oferecidas pela AACD. Avaliamos cada caso e viabilizamos a doação através do Sistema Único de Saúde. O equipamento é doado com nota fiscal e sai em nome do paciente”, disse Simone.
Jonas Pereira Nascimento, de 31 anos, aprovou a iniciativa. “Vou esperar esta nova cadeira de rodas com ansiedade, pois vai facilitar muito a minha vida. Parabéns à AACD e à prefeitura pelo projeto”, disse Jonas.

Avaliação ainda pode ser feita
Os interessados ainda podem se cadastrar para obter uma das 40 cadeiras que serão doadas pela AACD em Japeri. O cadastro pode ser feito na COORDEF-JAP, que fica na Rua Rosário Loureiro, 137, centro de Japeri. O atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 17h. Os interessados devem levar cópias dos documentos de identidade e CFP, além de comprovante de residência, cartão do SUS e laudo médico com a prescrição do equipamento a ser utilizado. Outras informações pelo telefone 2670-3002.
O cadastro poderá ser feito até completar o número de doações. A data da entrega dos equipamentos será agendada em breve.
 Conheça a AACD
A avaliação e as doações das cadeiras de rodas e equipamentos também podem ser feitas diretamente na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) de Nova Iguaçu, que fica na Rua Maranhão, 125, bairro Jardim da Viga. Informações pelo telefone 3759-8400 ou pela página www.aacd.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.