Cerca de 500 jovens de Japeri, integrantes do programa Renda Melhor Jovem, participarão de cursos de capacitação promovidos pelo projeto Coletivo, da empresa Coca-Cola. Nesta quinta-feira (3/11) foi assinado um termo de cooperação técnica entre a empresa, a prefeitura de Japeri, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (SEMAST), e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH). O encontro aconteceu na sede do Centro de Integração e Desenvolvimento Comunitário Comunidades em Ação, no bairro Salgueiro, em São Gonçalo.
A assistente social Jussara Farias de Campos representou os integrantes do programa Renda Melhor Jovem de Japeri. O Secretário de Assistência Social e Trabalho de Japeri, Sidnei Coutinho, falou da importância do termo de cooperação. “O prefeito Timor tem buscado várias parcerias e implantado muitos projetos na cidade, principalmente na qualificação da mão de obra. A assinatura deste termo com esta grande empresa que é a Coca-Cola só vem a somar à nossa política de trazer sempre o melhor para o povo japeriense. Queremos que as pessoas tenham mais oportunidades.”, destacou Sidnei.
Com a iniciativa, a Coca-Cola se torna a primeira grande empresa parceira do Governo do Estado no programa Rio Sem Miséria. A parceria possibilitará que os integrantes do programa Renda Melhor Jovem, voltado para os estudantes do Ensino Médio das famílias atendidas pelo Renda Melhor, tenham prioridade nas vagas dos cursos do Coletivo Coca-Cola. Inicialmente serão oferecidas 485 vagas aos beneficiários do Renda Melhor Jovem de Japeri, e 1.508 vagas aos beneficiários de São Gonçalo.
“A Coca-Cola é nossa primeira grande parceira na Gestão de Oportunidades Econômicas e Sociais (GOES) do Rio Sem Miséria. É através deste componente que iremos promover a qualificação e empregabilidade das famílias atendidas pelo Renda Melhor, e consequentemente sua emancipação”, explicou o secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves.
O projeto Coletivo da Coca-Cola oferece curso de preparação para o mercado de varejo a jovens de 15 a 25 anos. Durante o curso, os jovens participam de aulas sobre empregabilidade, mercado de varejo, relacionamento, palestras de profissionais de grandes empresas, simulações de dinâmicas e entrevistas. No fim do projeto, a Coca-cola encaminha os jovens para processos seletivos de grandes redes de varejo e para a própria Coca-Cola.
“É confortável para a iniciativa privada se propor a cumprir o seu papel social quando encontra um programa como o Renda Melhor, que visa trazer dignidade e promover um direito básico da sociedade, que é a educação. A melhor forma que temos para responder a isso é oferecer um curso de capacitação, inicialmente na área de varejo, que poderá se expandir para a área de empreendedorismo. Assim, esperamos contribuir de forma prática para trazer educação e empregabilidade para esses jovens”, afirmou o diretor de Recursos Humanos da Coca-Cola Brasil, Max Ciarlini.
Os cursos acontecerão durante dois meses. Em breve serão divulgadas as informações para inscrição, o local e a data de início das aulas. Durante o curso os alunos terão aulas dinâmicas, games que simulam as atividades de um mercado e atividades práticas nos comércios da comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.