quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Japeri se prepara para Conferência Estadual dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes


Reunir propostas e eleger os delegados que irão representar Japeri. Estes foram os objetivos da segunda etapa da 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (16/11) no auditório do CIEP Brizolão 206 Cyrene Moraes Costa, no bairro Chacrinha. A conferência, que contou com a presença de estudantes e representantes de vários conselhos municipais, foi um preparo para as conferências regional e estadual sobre o tema. A iniciativa contou com o apoio da prefeitura.

A primeira etapa da conferência aconteceu no dia 20 de outubro, quando foi feita uma apresentação especial do tema central Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. “Hoje fizemos questão de reunir um grande número de estudantes para participar dos debates, pois a opinião dos jovens é muito importante. O objetivo é formar propostas para montar o plano que definirá as diretrizes para o setor nos próximos 10 anos”, explicou o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Japeri, Francisco Caninde Medeiros.

A mesa contou com a presença das palestrantes, a conselheira estadual Jaldicinéia de Oliveira Santos, e das assistentes sociais Fernanda Farias de Lima e Letícia Cabral dos Santos. O aluno do CIEP 206, Adriano Marques de Oliveira foi escolhido pelos estudantes para representá-los durante o debate. “Somos os protagonistas desta conferência, por isso nada melhor do que estarmos aqui para debatermos nossos direitos. Ser jovem é também se mobilizar e participar das ações em benefício do desenvolvimento da nossa população”, disse Adriano.

Depois da mesa de abertura os participantes foram divididos em cinco salas para debater os eixos de discussão. Houve debate sobre “Promoção e Universalização dos direitos em um contexto de desigualdade”, “Proteção e Defesa no Enfrentamento das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes”, “Fortalecimento do sistema de garantias de direitos”, “Participação de crianças e adolescentes em espaços de construção da cidadania”, e “Gestão de Política”.

A Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente acontecerá no dia 20 de dezembro em Queimados. A Estadual será realizada nos dias 23 a 25 de abril de 2012, e a nacional nos dias 11 a 13 de julho, em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.