terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Japeri forma cuidadores de idosos

A emoção marcou a cerimônia de formatura do curso informal de cuidador de idosos, que aconteceu no sábado (17/12), na sala de cinema de Japeri. Além de autoridades municipais, representantes do governo do Estado, amigos e familiares dos formandos, professores e representantes do Instituto Trabalho e Cidadania (ITC) também participaram da entrega de certificados.

“A expectativa de vida do brasileiro está aumentando, por isso será cada vez mais importante esta atividade. Além deste curso pretendemos promover muitos outros” citou o prefeito de Japeri, Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor. O prefeito aproveitou para citar as realizações que estão beneficiando os moradores de Japeri através da parceria com o governo do Estado, como a construção do viaduto em Engenheiro Pedreira. 

Antônio Claret, subsecretário de Estado de Integração dos Programas Sociais, da secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), falou da importância da qualificação profissional. “Tenho certeza que todos terão muito sucesso. Fico feliz em ver que vocês estão buscando a qualificação para ter uma vida mais digna. Japeri é uma cidade em que as pessoas aproveitam as oportunidades”, disse Claret.

O curso começou em outubro. As aulas aconteceram aos sábados na sede da SEMAST. A iniciativa foi promovida pela prefeitura de Japeri, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (SEMAST), em parceria com do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), e do Instituto Trabalho e Cidadania (ITC).

O curso foi realizado através da ONG Instituto Trabalho e Cidadania (ITC)

O curso foi idealizado pela presidente do ITC, Vera Barbieri. “Vera leu no jornal que Japeri tinha o IDH baixo e logo começamos a acertar os detalhes para que as aulas começassem. Ela disse que tínhamos que ajudar as pessoas daqui. A Prefeitura e o Estado não mediram esforços”, destacou Carlos Luiz Raimundo de Souza, coordenador da ONG.

“Foi mais que uma oportunidade para me qualificar. Este curso me ajudou no tratamento contra depressão. Encontrei pessoas maravilhosas e tive a certeza de que o amor faz a diferença também na vida profissional. Só tenho a agradecer”, comentou a aluna Valéria dos Santos.

Os professores do curso são jovens recém formados que trabalharam como voluntários no projeto. “Foi uma experiência muito construtiva para todos nós”, destacou Íngride Silveira Cipriano, em nome de todos os educadores.

Todas as pessoas que estavam no auditório se emocionaram. Em diferentes momentos foram feitas homenagens a Vera Barbieri, que faleceu no dia 06/12, vítima de atropelamento. Vera era casada com Carlos Luiz Raimundo de Souza, coordenador da ONG  ITC.

“Posso dizer com toda segurança que se tem uma pessoa que passou pela vida e fez diferença, esta pessoa foi a Vera”, registrou Patrícia Audi, superintendente da SEASDH.

“Não tive o privilégio de conhecer a Vera, mas sei de sua história e pude ver o quanto ela era amada e competente. Espero que o Carlos tenha força para continuar os projetos da ONG. Queremos ampliar a parceria”, garantiu o secretário municipal de Assistência Social, Seny Júnior Vilela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.