Os alunos do projeto de alfabetização de jovens e adultos Mova Brasil tiveram na noite de segunda-feira (12/12) uma grande festa de formatura. A iniciativa foi realizada pela prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAGMA). A cerimônia aconteceu no salão de Festas Ágape, em Nova Belém, com a presença de cerca de 200 convidados, entre alunos, familiares dos formandos, e autoridades da região.
Assim que chegou ao salão de festas, o prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, foi de mesa em mesa para cumprimentar cada formando. “O Mova Brasil é um grande projeto. Foi um grande privilégio formar parceria para levar mais aprendizado ao povo japeriense. Nosso município está crescendo e surpreendendo. Já estamos fazendo a diferença com várias iniciativas para o desenvolvimento da cidade. E queremos fazer mais, trazendo mais indústrias para gerar empregos, além de novos projetos de geração de renda. Por isso é importante que a população busque o aprendizado e a capacitação”, anunciou Timor.
A secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Michele Oliveira, também parabenizou os formandos. “Esta é uma noite de muita alegria. Fizemos questão de fazer esta festa para premiar cada um dos formandos pela perseverança em querer aprender. Nosso objetivo é fazer mais parcerias e buscar novos projetos para nossa população. Queremos que nossos moradores tenham condições de aprender cada vez mais, e para isso vocês podem contar com a prefeitura”, destacou Michele.
O Mova Brasil é um projeto do Instituto Paulo Freire, realizado em parceria com a prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com o patrocínio da Petrobrás. O objetivo do projeto é despertar nos alunos o interesse pelo estudo, utilizando conceitos de cidadania, meio ambiente, saúde, educação e cultura como ferramentas para aprendizagem. As aulas, que começaram em fevereiro deste ano, aconteceram em 10 pólos, instalados em diversos bairros do município.
A mesa de formatura também contou a presença da secretária de Educação e Cultura, Roberta Bailune, dos vereadores Marcos Arruda, Kerly Gustavo e Rei, da coordenadora do Mova Brasil em Japeri, Liriane Salustiano, da diretora da Escola Municipal Ary Schiavo (uma das parceiras locais do projeto), Leila Verônica da Silva, além das representantes do Instituto Paulo Freire, Jeani Campos, coordenadora geral do Mova Brasil, e Daniela Rocha, assistente Pedagógica.
As autoridades ajudaram as professoras de cada pólo a entregar os certificados de conclusão do curso. Cada pólo foi representado por um aluno. Os primeiros a serem chamados foram Vagner Pereira, de 22 anos, Jocimara Ferreira, de 42, e Aldelina de Souza e Silva, de 63 anos. “O projeto abriu nossos horizontes”, disse Vagner. “Evolui muito, e vou continuar a estudar. Nunca é tarde para aprender”, ensinou Aldelina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.