quarta-feira, 28 de março de 2012

Japeri debate sobre a doença falciforme

A prefeitura de Japeri realizou nesta quarta-feira (28/03) o 1º Seminário sobre a Doença Falciforme. O encontro aconteceu no auditório da Unidade Mista de Engenheiro Pedreira (UMEP), no bairro Mucajá. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Saúde (SEMUS) e pela Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (COPPIR), da Secretaria de Governo (SEMUG), foi direcionada a agentes comunitários de saúde, enfermeiros e demais profissionais da SEMUS.
“O objetivo deste seminário foi para tirar as dúvidas dos profissionais sobre a doença falciforme, para que estes possam incentivar os moradores a fazerem o teste do pezinho. Quanto mais cedo o diagnóstico, melhor o tratamento. Também queremos criar um centro de referência no município para tratamento da doença. O objetivo do prefeito Timor é investir cada vez mais na saúde”, explicou o secretário de Saúde, Fábio Stasiaki.
“Agrademos a secretaria de Saúde pela parceria. Devido a miscigenação, a anemia falciforme deixou de ser uma doença da população negra, por isso é importante divulgar para que cada vez mais pessoas saibam sobre a doença”, completou a coordenadora da COPPIR, Vera Nascimento.
Os profissionais ouviram o depoimento de Elaine Cristina Elias, que faz tratamento da anemia falciforme no Hemorio, e tiraram dúvidas. “Faço exame a cada três meses, assim como todo o tratamento necessário. Apesar da anemia falciforme não ter cura, com o tratamento adequado podemos viver normalmente”, disse Elaine.
Logo após a presidente da Associação dos Falcemicos do Estado do Rio de Janeiro (AFARJ), Zaira Costa, forneceu dados sobre a doença no estado.
Patrícia Moura, médica do Hemorio, falou sobre traço falcêmico, doença falciforme, diagnóstico e tratamento. A úlcera de perna da pessoa falcêmica foi o assunto apresentado pela enfermeira do setor de curativos do Hemorio, Águida Glória Sabino.
 O 1º Seminário sobre a Doença Falciforme contou com a presença do presidente da câmara de vereadores, Zé Ademar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.