segunda-feira, 23 de maio de 2011

Inscrições abertas para oficina gratuita de criação de abelhas em Japeri


A Prefeitura de Japeri, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAGMA) está oferecendo 10 vagas para a próxima turma da Oficina de Iniciação à Apicultura (criação de abelhas). As aulas, gratuitas, começam em junho.
Os interessados na Oficina de Iniciação à Apicultura devem procurar a SEMAGMA, que fica na Estrada Vereador Francisco da Costa Filho, s/nº, bairro Santa Inês, distrito de Engenheiro Pedreira. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Informações através do telefone 2664-5500.
Oficina oferece aulas teóricas e práticas
A oficina é dividida em três aulas, sendo uma teórica e duas práticas. A aula teórica acontece no Centro Cultural Luiz Eduardo Maron de Magalhães, na avenida Tancredo Neves, s/n, Mucajá, distrito de Engenheiro Pedreira. Os alunos aprendem a conhecer os tipos de abelhas e de flores ideais para a produção de mel, equipamentos de segurança, a instalação do apiário, entre outros temas.Já nas aulas práticas são ensinadas as técnicas de como manejar o enxame de abelhas, retirar o mel com segurança, limpar a colméia artificial, entre outros assuntos. As duas aulas acontecem, uma vez por semana, no Sítio Nossa Senhora das Graças, no bairro Normandia, parceiro do projeto.O objetivo da oficina é aumentar o número de apicultores no município, acrescentar mais um produto para a comercialização, melhorando a renda dos produtores, e elevar a quantidade e a qualidade da produção agrícola. As abelhas são importantes para a agricultura, pois muitas das árvores frutíferas dependem dos insetos para sua polinização (reprodução das plantas). Algumas vezes colméias artificiais são instaladas perto das plantações (a chamada apicultura migratória) para favorecer a fecundação e, deste modo, contribuir para a obtenção de uma colheita mais rica e abundante.  De acordo com os técnicos da SEMAGMA, esta técnica aumenta em 50% o volume da produção, além de oferecer um fruto de melhor qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.