quinta-feira, 19 de maio de 2011

Moradores de Japeri participam de campanha de medula óssea


Moradores, autoridades e funcionários públicos de Japeri participaram nesta quinta-feira (19/05) de Campanha de Medula Óssea.  Cerca de 200 pessoas doaram sangue. Todas as amostras farão parte do cadastro no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME). A campanha aconteceu no pátio CIEP 207 Gilson Amado, no centro do distrito de Engenheiro Pedreira. A iniciativa é uma realização do Hemorio, em parceria com a Prefeitura de Japeri e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf).
O prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, fez questão de cumprimentar os doadores, e também aderiu à campanha, doando sangue. “Estamos trazendo mais informação e facilitando o acesso para que as pessoas entendam e participem. Como prefeito sei que é importante dar o exemplo, mas meu ato é uma demonstração de amor e solidariedade ao problema que muitas pessoas enfrentam, enquanto esperam na fila de doadores. Peço para que todos contribuam, pois um simples ato pode salvar uma vida”, pediu Timor.
O secretário municipal de Saúde de Japeri e presidente do Conselho Técnico do CISBAF, Fábio Stasiaki, explicou a importância da campanha para o Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME). “Esta é uma iniciativa pioneira no município. Uma parceria para reforçar o REDOME, que é um cadastro nacional, mas que também pode contribuir com pacientes do mundo inteiro. Hoje o REDOME possui cerca de 2.600 milhões pessoas cadastradas. E com intuito de aumentar este número é que o prefeito Timor abraçou esta campanha. O objetivo é ter a oportunidade de ajudar, não somente moradores de Japeri, mas também de todo o país”, explicou Fábio Stasiaki.
O processo para doação foi feito da seguinte forma: Os interessados preencheram uma ficha com dados pessoais e depois, portando um documento de identidade com foto, foram encaminhados para o setor de registro. Neste setor receberam uma ampola com o número para cadastro. Cada pessoa doou cerca de 5 ml de sangue. A  amostra será enviada para o Hemorio, para fazer parte do REDOME. Quando aparecer uma pessoa compatível precisando da doação, o Hemorio entrará em contato com o possível doador para colher mais uma amostra de sangue.
Regina Lacerda, coordenadora de Campanhas Externas de Possíveis Doadores de Medula Óssea do Estado do Rio de Janeiro, elogiou a mobilização em Japeri. “Ficamos muito satisfeitos com a resposta dos moradores ao apelo da campanha. Uma das etapas de divulgação foi uma palestra que realizamos no município para explicar como é a doação de medula óssea. Isso ajudou muito. As pessoas entenderam e se sensibilizaram. Tivemos a participação de famílias e grupos de amigos. Foi excelente”, parabenizou Regina.
A dona de casa Silvia Santana dos Santos, de 45 anos, veio fazer a doação de sangue junto com sua filha Daiane, de 23 anos. “Soube da campanha através de uma agente de saúde da prefeitura e tive vontade de colaborar. Sou doadora de sangue e, sempre que possível, gosto de ajudar. É tão simples. E se tem pessoas que precisam, precisamos colaborar”, questionou Silvia.
Michele Cristina Chagas de Souza, agente de saúde do Programa Saúde da Família (PSF) no bairro Guandu, não somente doou o sangue como também fez questão de tranquilizar outros possíveis doadores. “Foi uma simples picada para uma grande atitude: poder ajudar o próximo. Esta é nossa verdadeira função como cidadão”, ensinou Michele.
A campanha também teve a participação do subsecretário municipal de Saúde, Carlos Alexandre de Castro Oliveira, o Ling,  do assessor do CISBAF, Ricardo Paixão, além dos vereadores Marcos Arruda, Guigo da Padaria, Rei e Cesar Melo.

O que é medula óssea
A medula óssea é o tecido que produz as células do sangue. Pacientes com leucemias, aplasia de medula, linfomas, mieloma e outras doenças necessitam de um tratamento especial, denominado transplante de medula óssea.

Campanha também teve outras parcerias
A campanha para doação de medula óssea em Japeri também teve a parceria da UFF. Dentistas, estudantes de mestrado em Patologia Oral da universidade, realizaram exames preventivos de câncer e outras lesões na boca.
“Através desta pesquisa queremos fazer o diagnóstico precoce do câncer de boca e outras patologias. Os possíveis casos detectados serão encaminhados para tratamento na própria UFF ou na UERJ”, explicaram as dentistas Bruna Picciani e Bruna Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.