quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Japeri realiza palestra sobre controle de doenças em áreas rurais



Produtores rurais de Japeri se reuniram nesta quarta-feira (21/09) para o Ciclo de Palestras sobre Zoonoses. O primeiro encontro do ciclo aconteceu no auditório da Escola Municipal Ary Schiavo, e teve como tema a Raiva. A iniciativa é da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAGMA), em parceria com o Núcleo de Defesa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro.
“O objetivo destes ciclos de palestras é alertar e ensinar os produtores rurais a combater as zoonoses, que são doenças que os animais passam para os homens. Esta foi a primeira palestra. As próximas serão sobre aftose, brucelose e tuberculose”, explicou a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Michele Oliveira.
A palestra foi realizada pelo agente do Núcleo de Defesa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro, Júlio Cicarino. “Há muitos mitos sobre o morcego, transmissor do vírus da raiva. Alguns antigos produtores acreditam que os ratos, quando ficam velhos, se transformam em morcegos, e isto não é verdade. Nosso objetivo é tirar dúvidas e ensinar a como controlar a disseminação da doença. Há produtores que matam os morcegos, o que pode provocar um descontrole na natureza. Mas, vale lembrar que a raiva não tem cura, portanto é importante saber como lidar com estes animais”, disse Júlio.
O Ciclo de palestras sobre zoonoses faz parte do acordo de cooperação técnica assinado entre a prefeitura de Japeri, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e o Núcleo de Defesa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro. Através do acordo serão realizados vários projetos, como a realização de palestras sobre educação sanitária nas escolas municipais de campo (próximas a atividades rurais). “Os estudantes destas unidades escolares serão os multiplicadores destas palestras, levando estas informações para pais e amigos, alcançando um maior número de pessoas”, completa Alfeu Pontes, diretor do Departamento de Veterinária da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.