segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Japeri realiza primeira conferência para mulheres


Japeri realiza primeira conferência para mulheres
Cerca de 150 mulheres Japerienses, de diversas profissões e setores da sociedade, se reuniram na sexta-feira (30/09), para a 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. O encontro, promovido pela prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho (SEMAST), aconteceu no salão Vitor Festas, no centro do distrito de Engenheiro Pedreira. O objetivo do encontro foi preparar propostas que serão apresentadas durante a conferência estadual, que acontecerá nos dias 21 a 23 de outubro, e a federal, prevista para dezembro.  
A conferência teve como tema principal “Políticas Públicas para Mulheres, Feminização da Pobreza e a Realidade Local”. A mesa de abertura contou com a presença dos secretários municipais Sidnei Coutinho (Assistência Social e Trabalho) e Fábio Stasiaki (Saúde), além da palestrante Adriana Mota, coordenadora executiva da Superintendência de Direitos da Mulher do Rio de Janeiro, e das mediadoras do encontro, Ruth Valentim Doro, coordenadora do programa Saúde da Mulher de Japeri, e Simone Monteiro Oliveira de Souza, Assistente Social do Centro de Atenção Psicossocial  (CAPS) de Japeri.
Durante seu discurso de abertura, Sidnei Coutinho anunciou a criação de duas novas coordenadorias no município. “Esta primeira conferência é muito importante. Um marco para a nossa cidade. Aqui vamos discutir propostas para melhoria da qualidade de vida das mulheres. Temos muitos projetos para a área, um deles será a criação da Coordenadoria da Mulher. Também queremos implantar a Coordenadoria do Idoso. Estes serão alguns setores que o prefeito Timor quer implantar para o próximo ano”, anunciou o secretário de Assistência Social e Trabalho.
O secretário de Saúde, Fábio Stasiaki, lembrou os investimentos feitos pela prefeitura na para a saúde da mulher e da família. “A saúde em Japeri vem crescendo muito com a implantação do Programa Saúde da Família e outros investimentos, como a reforma de postos de saúde. Mas o prefeito Timor quer melhorar ainda mais. Estamos lutando para trazer uma maternidade para atender gravidez de alto risco”, completou Fábio.
Durante sua palestra, a coordenadora executiva da Superintendência de Direitos da Mulher do Rio de Janeiro, Adriana Mota, aproveitou a ocasião para elogiar Japeri pela realização da conferência. “Dos 92 municípios do Estado, Japeri é  o 26º a realizar sua conferência. Isto é motivo de orgulho, pois demonstra que a cidade tem um prefeito que se preocupa com o desenvolvimento das mulheres. Japeri está avançando muito neste setor”, elogiou Adriana.
A conferência foi dividida em seis eixos de discussão. As participantes debateram sobre os seguintes temas: “Saúde das Mulheres, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos”; “Participação da Mulher no Espaço de Poder e Decisão”; “Autonomia, Economia e Igualdade no Mundo do Trabalho, com Inclusão Social”; “Enfrentamento à Violência para a Construção da Autonomia e Autoestima da Mulher” e “Enfrentamento do Racismo, Sexismo e Lesbofobia”.
Uma das últimas atividades da conferência foi a elaboração de um relatório, que será apresentado na conferência estadual. Além da seleção de sete delegadas que representarão o município, sendo cinco titulares e duas suplentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.