segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Japeri inaugura centro comercial

“Depois das melhorias que recebemos aqui nossas vendas aumentaram muito”. Este foi o depoimento da maioria dos micro-empreendedores do Corredor de Comércio Popular (CCP), inaugurado na última sexta-feira (13/01) no centro do distrito de Engenheiro Pedreira, em Japeri. A iniciativa foi da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes (SEMUSEG).
O CCP foi instalado próximo à Praça Olavo Bilac. O projeto teve como objetivo organizar o local padronizando, regularizando e dando mais conforto a comerciantes e clientes. A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, do vice-prefeito Cleber Joaquim de Farias, do secretário de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Paulo Affonso Rêgo, além de demais secretários, subsecretários, vereadores e da população em geral. A banda Vestígio Humano garantiu a animação do público.
Durante a cerimônia o prefeito Timor falou dos investimentos que está realizando no município.  “Foi preciso a população eleger um camelô prefeito para transformar esta cidade. Estamos realizando vários projetos como este em todas as áreas, mas tenham certeza que ainda vamos fazer muito mais”, anunciou Timor.
O prefeito ainda citou melhorias na saúde, educação, desenvolvimento econômico, segurança pública e urbanismo. Além da pavimentação de ruas e a construção do um viaduto no centro de Engenheiro Pedreira, fruto de uma solicitação junto ao governo do Estado. “Japeri está crescendo. Com o viaduto vamos melhorar muito o trânsito no Centro. Em breve também vamos ganhar mais duas casas lotéricas e agências da Caixa Econômica e do Banco do Brasil, que vão facilitar ainda mais a vida da população”, acrescentou Timor.

Estrutura nova para o CCP
Para a construção do Corredor de Comércio Popular, o local onde trabalhavam os antigos camelôs ganhou cobertura metálica, que deu mais conforto a comerciantes e clientes. A área de 576 metros quadrados foi redimensionada. As 55 barracas foram alinhadas junto às torres, ganhando um corredor livre de cerca de dois metros, o que melhorou a passagem dos pedestres, a visão dos comerciantes do local e a venda para os ambulantes. As barracas foram padronizadas e os vendedores ganharam camisas com o símbolo da CCP.
A iniciativa contou com o apoio de empresários da cidade, que doaram o material para a realização da obra, e com a parceria da Secretaria Municipal de Fazenda (SEMFA). O objetivo foi transformar os camelôs em micro-empreendedores. A vantagem é que, além de estar em dia com as obrigações legais, os micro-empreendedores podem investir em seus negócios, podendo ter, por exemplo, máquina de cartão de crédito para melhorar as vendas.
O secretário de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Paulo Affonso Rêgo, explicou a importância do Corredor de Comércio Popular. “O CCP é o resgate da dignidade para estas famílias que trabalham aqui há anos. É muito mais que o conforto de uma cobertura, é a transformação de camelôs em micro-empreendedores regularizados. Na próxima semana vamos regulamentar o código de conduta no CCP. Com a iniciativa do CCP o prefeito Timor está fazendo escola. Já recebemos a visita de representantes de outros municípios que vieram conhecer o projeto para implantar em suas cidades”, explicou Paulo.

Vendedores satisfeitos com as melhorias
Os micro-empreendedores do local comemoram a inauguração do CCP. O prefeito recebeu muitos abraços e elogios. Vilma Maria de Lima, mais conhecida como Baiana, do stand de salgados e refrescos, agradeceu em nome dos demais. “Trabalhávamos sob sol e chuva, mas agora podemos receber nossos clientes com mais conforto. Nossa freguesia aumentou muito depois disso. E agora não somos mais camelôs, somos micro-empreendedores”, disse Vilma.
Priscila Oliveira, do stand de ovos, verduras e legumes, também comemorou o aumento das vendas. “Com estas melhorias minhas vendas aumentaram cerca de 70% em relação a janeiro do ano passado”, explicou Priscila.
O casal Luiz Carlos Azevedo de Abreu e Josefa Silva dos Santos, do stand de frutas, também agradeceram pelas obras. “Trabalhamos há mais de 30 anos em Engenheiro Pedreira e nunca vimos iniciativa como esta. Estamos muito agradecidos pelo cuidado que a prefeitura está tendo conosco”,  completou Luiz.
A cerimônia contou com a presença dos vereadores Val, Cesar Melo, Kerly e Guigo. Além de empresários que contribuíram com o CCP, como o presidente da Tech Steel Lesiana Induústria e Comércio Ltda, Jesiel Monteiro de Lima, e o presidente da M.A. Serralheria, Marco Antônio Moura da Silva. A iniciativa também contou com o apoio da empresa Forte Japeri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.