terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Mais capacitação para agentes de combate a dengue em Japeri

Guardas de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) da Prefeitura de Japeri estão participando de mais um curso de capacitação sobre combate a dengue. Além de aprender sobre técnicas de aplicação com o novo larvicida, os profissionais aprenderão sobre cuidados com o meio ambiente, entre outros assuntos. A capacitação começou nesta segunda-feira (16/01), no auditório da Unidade Mista de Engenheiro Pedreira (UMEP), no bairro Mucajá.

O curso é direcionado apenas para os profissionais que trabalham com os carros fumacês e com os equipamentos manuais, como a máquina Hatsuta. Além das equipes perifocais, que atuam em pontos estratégicos, como borracharias e cemitérios.

“Conseguimos diminuir o índice de infestação do mosquito da dengue graças ao trabalho desenvolvido por toda a equipe, por isso é importante a constante capacitação”, destaca o secretário municipal de Saúde, Fabio Stasiaki.

 “Periodicamente buscamos realizar capacitação para atualizar os guardas de endemias sobre os novos procedimentos. Isto é importante para a melhoria do serviço”, completa o coordenador de Vigilância Sanitária, Josélio Abreu Rosa.

O curso, que termina na quinta-feira (19/01), está sendo ministrado por profissionais da Secretaria de Estado de Saúde (SES), do setor de Operações Estratégicas da Superintendência de Vigilância Sanitária. “Vamos falar sobre gestão ambiental, ações de controle perifocal e intradomiciliar com utilização de equipamentos, aplicação correta do produto, saúde do trabalhador, normas da Organização Mundial de Saúde (OMS), entre outros assuntos”, explica o técnico em Ações de Capacitação em Controle Químico, Luiz Carlos Ribeiro de Vasconcelos.

“Será uma grande troca de experiências, pois durante estes cursos cada um contribui um pouco com o que aprendemos no dia-a-dia”, completa o agente de combate às endemias, da Secretaria de Estado de Saúde, Erly  Brás Proença Junior.

O guarda de endemias da Prefeitura de Japeri, Manoel da Costa Barbosa, elogiou o curso. “É sempre bom aprender mais. É importante para o trabalho e para nossa carreira profissional”, completou Manoel.

 Atualmente o município de Japeri possui 139 guardas de endemias, entre técnicos da FUNASA e da prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.