terça-feira, 27 de março de 2012

Japeri recebe projeto ambiental de recolhimento de embalagens

Representantes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAGMA) da prefeitura de Japeri participaram na segunda-feira (26/03) do lançamento do programa Jogue Limpo. A iniciativa tem como objetivo o recolhimento de embalagens plásticas usadas de óleos lubrificantes. O lançamento do programa foi realizado no posto Pioneiro, no centro do distrito de Engenheiro Pedreira.
Japeri é o oitavo município do Estado, e quarto da Baixada Fluminense, a receber o programa. “Estamos muito felizes por receber este programa, pois iniciativas como estas contribuem muito para minimizar o impacto ambiental causado por pessoas que não destinam o lixo corretamente”, destacou a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Michele Oliveira.
O Jogue Limpo é um programa de logística reversa de embalagens plásticas de lubrificantes, desenvolvido pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindisom). No sistema, as embalagens devolvidas pelos consumidores aos canais de revenda são entregues pelos comerciantes às centrais do programa ou aos caminhões de recebimento. Nas centrais as embalagens recebem um tratamento inicial, possibilitando seu encaminhamento para as empresas recicladoras, onde são transformados em diversos utensílios plásticos para obras. O programa conta com a parceria do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de Conveniência do Estado do Rio de Janeiro (Sindestado-RJ) e da Associação Nacional dos Orgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA).
Participaram do lançamento a bióloga da SEMAGMA, Angélica Aguiar, os assistentes do programa Jogue Limpo, Marcelle Azeredo e Roberto Gama Correia, o presidente do Sindestado, Ricardo Lisbôa Vianna, o gerente da SUATRANS (empresa responsável em recolher as embalagens), Eduardo Bacelar, além do proprietário do posto Pioneiro, Mario Duarte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.