quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Japeri promove campanha de prevenção contra a AIDS

Para incentivar os moradores de Japeri a participarem da campanha “Fique Sabendo”, mobilização de prevenção contra a AIDS e Sífilis, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) de Japeri espalhou banners da campanha pela cidade. Foram escolhidos locais de grande circulação, como postos de combustíveis, comércios, escolas e unidades de saúde. Na Unidade Mista de Engenheiro Pedreira (UMEP), também foi colocado um grande laço, símbolo da campanha contra a AIDS.
A campanha terá novas atividades a partir desta quinta-feira (01/12). Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde estarão na passarela de trem da estação de Engenheiro Pedreira e na praça Olavo Bilac, convocando a população participar da campanha. A mobilização começa às 8h.
Nos postos de saúde, até o dia 02 de dezembro, serão realizados teste gratuito de HIV. Além da conscientização dos moradores em relação aos cuidados para não contrair a doença. 

Vá ao posto de saúde mais próximo de sua casa. Faça o teste e fique sabendo como evitar a AIDS. É de graça, rápido, fácil e muito importante.

Japeri prepara grande festa para sua padroeira

Nossa Senhora da Conceição, que tem seu dia celebrado em 8 de dezembro, é padroeira de Japeri. Em homenagem à data, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição está promovendo uma grande festa, que acontece de 30 de novembro a 11 de dezembro. O evento tem o apoio da prefeitura. Além de missas estão programados procissão, queima de fogos, shows com bandas e grupos locais e barraquinhas com comidas e bebidas. A Paróquia Nossa Senhora da Conceição fica na Rua Sheik Rejane, 97, centro de Japeri.
Confira a programação completa:
Dia 30/11 (quarta) – Missa de abertura a partir das 19h.
Dia 1 (quinta): a partir das 19h, louvor com o Grupo de Oração Frutos da Misericórdia.
Dia 2 (sexta): Missa às 19h.
Dia 3 (sábado): a partir das 19h, louvor em agradecimento na Comunidade São José.
Dia 4 (domingo): Missa às 19h30.
Dias 5, 6 e 7: Missa às 19h.
Dia 8 (quinta-feira, feriado municipal): 6h - alvorada com fogos, 8h - missa da saúde. A partir das 17h, procissão saindo da matriz e diversas atrações, como apresentações da Banda da Polícia Militar e da Banda Haguideni, missa com o bispo Dom Luciano e queima de fogos.
Dia 9 (sexta): a partir das 19h, missa e show com o conjunto boliviano Renascer, além de Andino e Adir Paulo.
Dia 10 (sábado): a partir das 18h, missa com animação dos jovens do Regional 7, além de apresentação da banda Caminhando com Cristo.
Dia 11 (domingo): Missa às 7h e às 19h30, e à noite show com o grupo Vestígio Humano e grande queima de fogos.

Jovens de Japeri participam de projeto de integração ao trabalho

Cerca de 70 Jovens de Japeri, integrantes dos programas Bolsa Família, Renda Melhor e Renda Melhor Jovem, receberão na segunda-feira (05/12) certificados de conclusão do Projeto de Integração ao Trabalho (PIT). A iniciativa, que conta com a parceria da Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho (SEMAST), faz parte do Programa Desenvolvendo Pessoas, do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). A cerimônia de formatura acontecerá a partir das 15h, no CIEP 207 Gilson Amado, que fica na rua Avenida Francisco Antônio Russo, nº 38, centro do distrito de Engenheiro Pedreira.
Participaram do Projeto de Integração ao Trabalho estudantes do ensino médio de várias unidades escolares. As aulas, que começaram no dia 10 de outubro, aconteceram duas vezes por semana, no CIEP 207 Gilson Amado. Os estudantes tiveram aulas de reforço em português e matemática, além de temas comportamentais, como: “Motivação: ferramenta para a empregabilidade”, “Trabalhando com a Inteligência Emocional”, “Currículo: seu cartão de visita”, “Vivenciando uma Entrevista de Emprego”, “Mitos e Verdades sobre a Dinâmica de Grupo”, e “A Arte de Falar em Público”. 

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Viaduto de Engenheiro Pedreira será licitado

Foi publicado na última sexta-feira (25/11) o edital para escolher a empresa que vai construir o viaduto de Engenheiro Pedreira, em Japeri. A licitação acontece no dia 27/12/2011. A obra será realizada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, através do DER, em parceria com a Prefeitura de Japeri. 

A construção do viaduto é mais uma conquista do prefeito de Japeri, Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, junto ao governo do Estado do Rio de Janeiro. Cerca de seis meses depois de assumir a prefeitura, no ano de 2009, Timor aproveitou a presença do governador Sérgio Cabral na cidade e entregou o projeto do viaduto sobre a linha férrea. Desde esta época Timor tem acompanhado, de perto, todas as etapas para que a construção do viaduto saia do papel. “Este viaduto vai ajudar muito no crescimento da cidade. E o melhor é que acidentes serão evitados preservando muitas vidas. Estou muito feliz, pois moro em Japeri há mais de 40 anos e sei há quanto tempo o povo daqui espera por esta obra”, explicou Timor. 

De acordo com o edital a obra será executada em cerca de 10 meses, a partir da assinatura do contrato.

Natação é novidade nos Jogos da Integração Escolar de Japeri


A prefeitura de Japeri, através da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer (SEMETULER), incluiu pela primeira vez a modalidade natação nos Jogos da Integração Escolar. A competição aconteceu no sábado (26/11), na piscina do CIEP 207 Gilson Amado, no centro do distrito de Engenheiro Pedreira. Participaram cerca de 70 alunos de escolas municipais, estaduais e particulares.
“O prefeito Timor vem investindo cada vez mais no esporte do município. E nosso objetivo é melhorar ainda mais os Jogos da Integração Escolar, que vem sendo um importante projeto para incentivar a prática de esportes e a socialização entre os atletas das unidades escolares da cidade”, destacou o secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Carlos Alberto Loroza, o Pelé.
Os atletas competiram em cinco categorias, masculino e feminino: crawl 25 e 50 metros, borboleta 25 metros, nado peito 25 metros e revezamento 4x25. Os três primeiros colocados ganharam medalhas e as escolas vencedoras ficaram com os troféus.
A competição contou com a presença de professores e técnicos da SEMETULER, além do coordenador de Esportes, Lúcio Sobral, da coordenadora de Educação Física, Ana Paula Durval, professores das escolas participantes e familiares dos atletas.

Jogos terminam em dezembro
Os jogos da Integração Escolar, que começaram no dia 24 de outubro, serão realizados até o final de dezembro. As disputas foram divididas em oito modalidades: vôlei, basquete, futsal, xadrez,  corridas de 100, 200 e 400 metros, além da natação, novidade este ano. As categorias são divididas em sub 14 e sub 17, masculino e feminino.
As disputas são realizadas no Centro Desportivo Marcelino Rodrigues Rosa, em Nova Belém, e na quadra poliesportiva José Francisco de Oliveira, no bairro Marabá. A natação foi disputada na piscina do CIEP 207 Gilson Amado, no centro do distrito de Engenheiro Pedreira.
Os primeiros e segundos colocados em cada categoria ganham troféus e medalhas. O terceiro colocado também ganha medalha. As premiações acontecem no final da disputa de cada modalidade.

Conheça os ganhadores das medalhas de ouro na natação:
Crawl 25 metros: 
Sub 11 feminino – Hellen Medeiros – Escola Municipal Pastor Tasso Andrade de Oliveira
Sub 11 masculino – Breno Miranda – Centro Educacional Carvalho Braga
Sub 14 feminino série 1 – Lorena Araujo Albino – Educandário Senhor do Bonfim
Sub 14 feminino série 2 – Juliana Tavares – Escola Municipal Bernardino de Melo
Sub 14 masculino série 1 – Vitor Hugo Tavares - Educandário Senhor do Bonfim
Sub 14 masculino série 2 – Douglas Brendo de Carvalho – Colégio Triunfo Ágape
Sub 14 masculino série 3 – Gabriel Gomes Bernardino – Colégio Triunfo Ágape
Sub 14 masculino série 4 – Thamez da Silva – Educandário Senhor do Bonfim
Sub 17 feminino – Thainá Ramos – Ciep 207 Gilson Amado
Sub 17 masculino – Maciel Soares da Silva – Escola Municipal Professora Célia Sobreira

Borboleta 25 metros Sub 17 masculino – Diogo da Silva – Escola Estadual João Santos Souto

Peito 25 metros:
Sub 14 masculino – João Vitor Borges – Escola Municipal Bernardino de Melo
Sub 17 feminino – Tainá Ramos – Ciep 207 Gilson Amado
Sub 17 masculino – Matheus dos Santos – Escola Estadual João 23

Crawl 50 metros Sub 17 masculino – Maciel Soares da Silva – Escola Municipal Célia Sobreira

Revezamento 4x25 – nado Crawl – competição entre atletas da natação da SEMETULER e do Educandári Senhor do Bonfim.
Sub 14 masculino – Educandário Senhor do Bonfim
Sub 14 feminino – SEMETULER
Sub 17 masculino – SEMETULER

Agentes Mirins de Defesa Civil de Japeri participam de passeios culturais

O projeto Agentes Mirins de Defesa Civil da Prefeitura de Japeri tem feito sucesso entre crianças do município, principalmente pelo aprendizado sobre civismo e os passeios culturais. Na última sexta-feira (25/11), o Circo Montreal, instalado recentemente no bairro Nova Belém, abriu uma seção especial exclusivamente para os jovens aprendizes. Os estudantes assistiram a show de mágica, de palhaços e malabaristas, além de exibições no globo da morte, entre outras atrações.
“Os passeios culturais fazem parte do projeto Agente Mirim de Defesa Civil de Japeri porque promove a integração dos alunos, além de contribuir para o conhecimento sobre cultura e história”, explicou o secretário municipal de Defesa Civil, Antônio Marcos Aguiar.
No dia 18 de novembro os agentes mirins fizeram visitas guiadas no Museu Histórico do Exército e nas instalações do Forte de Copacabana, onde aprenderam lições sobre história e civismo e assistiram a exposições.
Na próxima quinta-feira (01/12), os agentes mirins, acompanhados de técnicos da Secretaria Municipal de Defesa Civil (SEMDEC), participarão de uma mobilização sobre prevenção de acidentes. A atividade acontecerá na Praça Olavo Bilac, a partir das 14h.  
 
Conheça o projeto
O projeto Agente Mirim de Defesa Civil de Japeri é direcionado a crianças de 7 a 11 anos, de ambos os sexos, que estejam matriculadas em uma unidade escolar.  Os alunos aprendem sobre noções de primeiros socorros, cidadania, defesa civil e civismo. As aulas, que acontecem duas vezes por semana no contra-turno escolar, são realizadas nas escolas municipais Professora Etiene de Souza Oliveira e Santa Amélia, e no pólo da 1ª Gerencia de Defesa Civil. As crianças também participam de recreações e passeios culturais, além de desfilar na semana da Pátria.
O Programa Agente Mirim de Defesa Civil foi implantado em 2009. Para participar das aulas os alunos recebem uma camisa, parecida com as que são usadas pelos agentes da SEMDEC. Em cada encontro são servidos lanches para as crianças. As aulas terminam em dezembro.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Estudantes de Japeri recebem prêmios da Marinha do Brasil

Os alunos das escolas municipais de Japeri participaram pela primeira vez do concurso de redação Operação “Cisne Branco”, promovido pela Marinha do Brasil. O município foi o único da Baixada Fluminense a participar do concurso este ano. Para incentivar os estudantes, a prefeitura de Japeri, em parceria com a Marinha do Brasil, realizou na sexta-feira (25/11) a premiação dos primeiros colocados de cada escola. A cerimônia aconteceu no auditório da Escola Municipal Bernardino de Melo, no centro do distrito de Engenheiro Pedreira.

“Sou japeriense e tenho orgulho de hoje poder premiar os estudantes de minha cidade. Japeri tem muitos talentos que precisam ser descobertos. A Marinha do Brasil agradece a prefeitura de Japeri pela parceria”, disse o 1º sargento Flavio Machado.

“A prefeitura de Japeri tem diversos projetos de incentivo à leitura. Este novo concurso só vem a acrescentar. O objetivo do prefeito Timor é melhorar cada vez mais a educação no município”, completou Roberta Bailune.

Antes da premiação houve apresentação cultural com o professor da oficina de violão do Centro Cultural Municipal Luiz Eduardo Maron de Magalhães, Abner Lopes Cardoso, e o estudante Jone Ferreira Lima da Silva.

O concurso foi divulgado na cidade pela moradora Simone Vitória. “Soube do concurso e trouxe a notícia para as escolas de Japeri. Estamos engajados em trazer sempre coisas boas
para o município. Acredito que nos próximos anos teremos mais candidatos”, disse Simone.

O vereador Kerly Gustavo parabenizou a iniciativa. “Só tem um caminho para o crescimento do município, e isto é feito pela melhoria da educação. Tenho orgulho em dizer que já estamos vendo este crescimento, através dos investimentos do prefeito Timor. Parabéns a cada aluno
pelo envolvimento e empenho”, destacou Kerly.

Conhecendo do concurso

Anualmente, a Marinha do Brasil promove o Concurso de Redação Operação “Cisne Branco”, onde podem participar estudantes de todo o Brasil, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. O concurso busca despertar na comunidade escolar o interesse pelos assuntos relacionados à Marinha e às coisas do mar.

O tema do concurso deste ano para os alunos do Ensino Fundamental foi “Navegando na Amazônia Azul: O mar que nos pentence”. Já para os estudantes de ensino médio de todo o Brasil o tema foi “A presença constante da Marinha do Brasil até os limites da Amazônia Azul”. Cada escola escolheu redações para serem analisadas pela Marinha.

A Marinha premiou os três primeiros colocados de cada escola. Os estudantes receberam medalhas e certificados. As escolas ganharam livros sobre a história da Marinha do Brasil e sobre o navio-veleiro Cisne Branco.
“Minha matéria preferida é matemática, mas me senti interessada pelo assunto e resolvi participar do concurso. Estou muito orgulhosa”, disse a aluna Thaina Ferreira da Silva, aluna do 8º ano da E.M. Santa Amélia e terceira colocada no concurso na escola.

A cerimônia de premiação contou também com a presença das diretoras das duas escolas que participaram do concurso, Elizangela Ferreira de Souza, da E.M. Bernardino de Melo, e Angelita Ramos do Nascimento, da E.M. Santa Amélia.


Veja a relação dos vencedores:

Escola Municipal Bernardino de Melo:

1º lugar: Felipe Gabriel Silva de Lemos

2º lugar: Lucas Rodrigues dos Santos

3º lugar: Milena Bernardo dos Santos



Escola Municipal Santa Amélia:

1º lugar: Jeniffer Silva de Souza

2º lugar: Michele de Lima Tavares

3º lugar: Thaina Ferreira da Silva

Japeri capacita profissionais de educação física

A prefeitura de Japeri, através da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), realizou na tarde de quinta-feira (24/11) a entrega dos certificados de conclusão do II Curso de Formação Continuada em Educação Física Escolar. A entrega aconteceu na quadra de esportes da Escola Municipal Vila Conceição, no bairro Vila Conceição, onde aconteceu o curso.
“Buscamos sempre oferecer contínua capacitação para os profissionais da educação, pois uma das prioridades do governo do prefeito Timor é melhorar cada vez mais a qualidade do ensino”, destacou a secretária de Educação e Cultura, Roberta Bailune.
O II Curso de Formação Continuada em Educação Física Escolar de Japeri foi dividido em dois dias. No total participaram 72 professores de educação física e orientadores pedagógicos da rede municipal de ensino. Os profissionais tiveram atividades lúdicas e palestras sobre educação infantil e psicomotricidade, educação inclusiva, educação física no primeiro e segundo segmento e avaliação escolar.
A cerimônia de entrega de certificados também contou com a presença do coordenador de Educação Física, Carlos Henrique Barcelos, e da coordenadora pedagógica, Abgail Alexandre Silva.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Japeri premia participantes de concurso de redação da Marinha

Estudantes de escolas municipais de Japeri participaram do concurso de redação Operação “Cisne Branco” 2011, promovido pela Marinha do Brasil. Nesta sexta-feira (25/11) acontecerá a entrega de medalhas para os três primeiros colocados de cada unidade. A cerimônia, promovida pela prefeitura, acontecerá a partir das 10h, no auditório da Escola Municipal Bernardino de Melo, que fica na Estrada Santo Antônio, 2, centro do distrito de Engenheiro Pedreira.

Japeri vacina contra a febre aftosa

Japeri intensifica esforços na última semana da campanha Nacional Contra a Febre Aftosa. A prefeitura de Japeri, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAGMA), está vacinando os gados da cidade contra a febre aftosa. Em todo o país, a segunda etapa da campanha termina no dia 30 de novembro. 

“Em Japeri vamos prorrogar a campanha até o final de dezembro para melhor atender o produtor rural. Adquirimos todo o material necessário e nossos técnicos estão fazendo a aplicação das vacinas, tudo de graça. Isto é mais um benefício que o governo Timor está concedendo ao produtor rural, que não precisará aumentar o custo de sua produção com a compra da vacina”, explicou a secretária de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAGMA), Michele Oliveira. 

Os produtores rurais que ainda não receberam a visita dos técnicos da Semagma ou desejam agendar para que eus gados sejam vacinados podem se informar através do telefone 2664-5500 ou na sede da secretaria municipal, que fica na Estrada Vereador Francisco da Costa Filho, s/nº, bairro Santa Inês, distrito de Engenheiro Pedreira. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Mais cultura na Semana da Consciência Negra em Japeri

As comemorações da VI Semana da Consciência Negra em Japeri terminaram nesta quarta-feira (23/11). O segundo dia do evento foi marcado por apresentações culturais de alunos das escolas municipais, além de palestras com historiadores. O encontro aconteceu no auditório da Escola Municipal Ary Schiavo, no centro de Japeri. A iniciativa foi da prefeitura, através da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (COPPIR), da Secretaria Municipal de Governo (SEMUG).
As organizadoras do evento, Vera Nascimento e Fátima Reis, ambas da COPPIR, destacaram o sucesso do evento. “O mais importante foi estimular o debate entre os estudantes. Este é o objetivo da COPPIR, promover princípios e diretrizes em defesa dos que sofrem preconceito e discriminação em função da etnia, raça ou cor”, explicou Vera.
“O prefeito Timor e o secretário de Governo, Seny Junior, estão nos oferecendo todo o apoio e em breve teremos vários projetos em parceria com as secretarias de Educação, Saúde e Esporte, Turismo e Lazer”, anunciou Fátima.
A literatura e autoestima do negro foram os temas da palestra de Alexandre Lopes Tomé, professor em História e pesquisador de Cultura e Religiosidade Afrobrasileira. “Estes eventos são louváveis, pois são importantes para construir o senso crítico. A prefeitura de Japeri está de parabéns, e que outros encontros aconteçam, independente da semana da consciência negra”, completou Alexandre.
As apresentações culturais ficaram por conta dos alunos das escolas municipais Darcílio Ayres Raunhetti, Professora Etiene de Souza Oliveira, Governador Leonel de Moura Brizola, Professora Celita Rodrigues de Andrade e Santos Dumont. Os estudantes fizeram peças teatrais e danças de origem africana, como o kuduro.
As comemorações da VI Semana da Consciência Negra em Japeri começaram na segunda-feira (21/11). A abertura contou com a presença do prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, dos secretários Antônio Marcos Aguiar (Defesa Civil), Roberta Bailuni (Educação e Cultura), Carlos Alberto Loroza, o Pelé (Esporte, Turismo e Lazer), além do vereador Marcos Arruda e da diretora da escola, Leila Verônica Silva.

Japeri na luta contra a AIDS

A Prefeitura de Japeri, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realiza a campanha Fique Sabendo. Entre os dias 30 de novembro e 02 de dezembro todas as unidades básicas de saúde farão o teste gratuito de HIV e intensificarão a conscientização dos moradores em relação aos cuidados para não contrair a doença. 
Vá ao posto de saúde mais próximo de sua casa. Faça o teste e fique sabendo como evitar a AIDS. É de graça, rápido, fácil e muito importante. 
Confira o endereço dos postos de saúde de Japeri
- Unidade Mista de Engenheiro Pedreira (UMEP) - avenida Guandu, s/nº, bairro Mucajá.
- UBS Vila Central - rua Clair Antunes, s/nº, Vila Central.
- UBS Delamare - avenida Javari, s/nº, Delamare.
- UBS Alecrim - rua Maria Alice, s/nº, Alecrim.
- UBS Santa Amélia - Rua Laura Cardoso, 61, Santa Amélia.
- UBS São Sebastião - Rua Moacir Ferreira, 14, São Sebastião.
- UBS Chacrinha - rua João Salgado dos Santos, s/nº, Chacrinha.
- UBS Nova Belém - rua Tobias, s/n, Nova Belém.
- UBS Lagoa do Sapo - rua Brasil, 923, Lagoa do Sapo.
- Centro de Especialidades em Saúde de Japeri - rua Doutor Arruda Negreiros, s/n. Centro.

Matrículas em Japeri começam em dezembro

O calendário de matrículas para as escolas municipais de Japeri começa em dezembro.  Na primeira etapa, que vai de 1 a 16 de dezembro, a prefeitura, através da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), fará a renovação de matrículas. Os responsáveis dos alunos menores de 18 anos devem procurar a unidade de ensino para assinar o documento de renovação. O atendimento é de 9h às 16h.
De 2 a 6 de janeiro de 2012 será o período de inscrição para alunos da Educação Especial. As As inscrições serão feitas das 9h às 17h na sede da Secretaria de Educação e Cultura, que fica na rua Rosária Loureiro, 137, bairro Nova Belém. Informações pelo telefone 2670-1107.
O período de transferência de unidade escolar, dentro da própria rede municipal, acontecerá de 9 a 13 de janeiro. As matriculas são somente para alunos aprovados para o 1º e 6º ano de escolaridade ou para a 5ª fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições devem ser feitas nas próprias escolas. O horário de atendimento será das 9h às 16h nas escolas com ensino regular, e de 9h às 20h, nas unidades que possuem o EJA.
Nos dias 16 a 20 de janeiro as escolas municipais de Japeri estarão abertas para receber inscrições para novas matrículas. Haverá vagas para a educação infantil (para as três novas creches do município, a partir de 6 meses,  e para a pré-escola), ensino fundamental (1º ao 9º ano de escolaridade) e Educação de Jovens e Adultos (1ª a 8ª fase).  O horário de atendimento será das 9h às 16h nas escolas com ensino regular, e de 9h às 20h nas unidades que possuem o EJA. A Semec pretende divulgar até a primeira quinzena de dezembro o número de novas vagas disponíveis.
A documentação necessária para as matrículas é a seguinte: cópias da certidão de nascimento ou casamento (alunos do EJA), dos comprovantes de residência e de escolaridade (declaração ou histórico escolar), da carteira de vacinação (para alunos da educação infantil), e dos documentos de identidade e CPF (do responsável para aluno menor de 18 anos, ou do próprio aluno para estudantes do EJA). Os interessados também devem levar duas fotos 3x4, comprovante de grupo sanguíneo e telefones de contato.

Creches e 70% da rede municipal em horário integral
Japeri tem 19 anos, mas só agora começou a ganhar suas primeiras creches. A prefeitura já entregou à população duas unidades com infraestrutura para atender crianças a partir dos seis meses de idade. A próxima a ser inaugurada será uma unidade que está sendo construída no bairro Alecrim. No total serão 450 crianças beneficiadas.  O município ainda não tem creches particulares. E para atender a demanda, a prefeitura já tem projeto para a construção de mais três unidades.
Em 2012 a Prefeitura de Japeri, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), está preparando novidades. Mais três escolas serão incluídas no projeto Horário Integral, cobrindo um total de 70% da rede municipal de ensino.
 Com a inclusão das três escolas, 22 das 30 unidades escolares municipais funcionarão em horário integral. Além das aulas regulares, os alunos têm várias atividades extracurriculares, como música, dança, teatro, artesanato, informática, aulas de xadrez, prática de esportes, sala de leitura, apoio pedagógico, entre outros.

Serviço:
Calendário de matrículas para as escolas municipais de Japeri

1 a 16 de dezembro – Renovação de matrículas
Local: escolas municipais
Horário: das 9h às 16h nas escolas com ensino regular, e de 9h as 20h, nas unidades que possuem o EJA.

2 a 6 de janeiro de 2012 – Matrículas para a educação especial
Local: Secretaria de Educação e Cultura. Rua Rosária Loureiro, 137, bairro Nova Belém.
Horário: 9h às 17h

9 a 13 de janeiro de 2012 – Período de Transferência
Local: escolas municipais
Horário: das 9h às 16h nas escolas com ensino regular, e de 9h as 20h, nas unidades que possuem o EJA.

16 a 20 de janeiro de 2011 – Matrículas novas para a educação infantil (creche e pré-escola), ensino fundamental (1º ao 9º ano de escolaridade) e Educação de Jovens e Adultos (1ª a 8ª fase). 
Local: escolas municipais
Horário: das 9h às 16h nas escolas com ensino regular, e de 9h as 20h, nas unidades que possuem o EJA.

Mais escolas de Japeri em horário integral

Para o ano letivo de 2012 a Prefeitura de Japeri, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), está preparando novidades. Mais três escolas serão incluídas no projeto Horário Integral, cobrindo um total de 70% da rede municipal de ensino.
Com a inclusão das três escolas, 22 das 30 unidades escolares municipais funcionarão em horário integral. Além das aulas regulares, os alunos têm várias atividades extracurriculares, como música, dança, teatro, artesanato, informática, aulas de xadrez, prática de esportes, sala de leitura, apoio pedagógico, entre outros.
Em 2012 passarão a funcionar em horário integral as escolas municipais Antônio Groppo, no centro de Engenheiro Pedreira, Santa Amélia, no bairro do mesmo nome, e Dom Adriano Hipólito de Oliveira, no bairro Vila Planetária.
As demais escolas que funcionam em horário integral são: Vila Conceição, no bairro Vila Conceição, Santa Inês, no bairro Santa Inês, Pastor Idalécio, no bairro São Jorge, Pastor Aristides Arruda e Darcílio Ayres Raunhetti, ambas no bairro Nova Belém, Amaralina, no bairro Beira Rio, Ary Schiavo, no centro do distrito de Japeri, Frei Maurício Viann, no bairro Chacrinha, Vereador Dário Lins, no bairro Cosme e Damião, Governador Leonel de Moura Brizola, no Parque Guandu, Professora Etiene de Souza Oliveira, no bairro São Jorge, Santa Terezinha, no bairro Santa Terezinha, Santos Dumont, no bairro Vila Central, Professora Célia Sobreira, no bairro Jardim William, Jardim Belo Horizonte, no bairro Jardim Belo Horizonte, Bernardino de Melo e Duque de Caxias, ambas do centro do distrito de Japeri, Pastor Tasso de Andrade de Oliveira, no bairro Jardim Delamare, e Professora Celita Rodrigues de Andrade, no bairro Jardim Marajoara.

Japeri já tem as duas primeiras creches do município
O ano de 2011 vai ficar marcado na história de Japeri. A cidade tem 19 anos, mas só agora começou a ganhar suas primeiras creches. A prefeitura já entregou à população duas unidades com infraestrutura para atender crianças a partir dos seis meses de idade. A próxima a ser inaugurada será uma unidade que está sendo construída no bairro Alecrim. No total serão 450 crianças beneficiadas.  O município ainda não tem creches particulares. E para atender a demanda, a prefeitura já tem projeto para a construção de mais três unidades.
A primeira creche de Japeri unidade foi inaugurada em setembro. A E.M. Manoel Júlio de Amorim, do bairro Santa Amélia, foi totalmente reformada, ampliada e adaptada para receber crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses. A unidade tem capacidade para 185 crianças em horário integral.
Em menos de quinze dias depois da primeira inauguração, ou seja, no dia 7 de outubro, foi inaugurada a segunda creche do município. A Escola Municipal de Educação Infantil São Jorge, no bairro São Jorge, também foi reformada, ampliada e totalmente reestruturada para atender crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses em horário integral.A creche tem capacidade para atender 145 crianças.
A prefeitura está construindo uma creche no bairro Alecrim, que deverá ser inaugurada em breve. A unidade, que deverá atender cerca de 120 crianças, está em fase de finalização. A iniciativa faz parte do Bairro Beleza, projeto pioneiro da prefeitura que vai levar um conjunto de benefícios para a população dos bairros Alecrim e São Luiz Gonzaga, como drenagem e pavimentação de 31 ruas, construção de quadra poliesportiva com academia a céu aberto, e reconstrução do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

Educação Física é tema de curso de capacitação em Japeri

Profissionais da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC) da Prefeitura de Japeri participaram nesta terça-feira (22/11) do primeiro dia do II Curso de Formação Continuada em Educação Física Escolar. As atividades teóricas e práticas aconteceram na quadra da Escola Municipal Vila Conceição, no bairro Vila Conceição.
No total participaram 72 professores de educação física e orientadores pedagógicos da rede municipal de ensino. Além de atividades lúdicas, os profissionais tiveram palestras, que foram divididas em dois horários. Pela manhã a professora Hilda Marques Vieira falou sobre educação infantil e psicomotricidade. À tarde foi a vez da professora Viviane Soutelinho falar sobre educação inclusiva.
“O prefeito Timor está investindo não somente na melhoria das estruturas das escolas, com obras de reforma e ampliação, como também na capacitação profissional dos educadores. Isso contribui para a melhoria da qualidade de ensino”, destacou a secretária de Educação e Cultura, Roberta Bailuni.
O II Curso de Formação Continuada em Educação Física Escolar de Japeri foi dividido em dois dias. As próximas atividades acontecerão na quinta-feira (24/11), das 9h às 17h, na quadra da Escola Municipal Vila Conceição. Haverá palestra pela manhã com o professor Luiz Antônio Leitão, sobre educação física no segundo segmento. À tarde será a vez da professora Maria Luisa Melino falar sobre educação física no primeiro segmento e avaliação escolar.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Atletas da natação de Japeri conquistam medalhas de ouro e prata


Os atletas do curso de natação do projeto Agita Japeri fizeram bonito na XVII Olimpíada da Cidadania. O município levou medalhas de ouro, prata e bronze em quatro modalidades, ficando em segundo e terceiro lugar na classificação geral. A competição aconteceu no domingo (20/11), no Parque Aquático do Colégio Souza Duarte, em Austin. O projeto Agita Japeri é uma iniciativa da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer da Prefeitura de Japeri.
Os atletas Diogo da Silva, Sherman Codeço, Matheus Santos e Maciel Soares conquistaram o primeiro lugar no revezamento masculino 4x20 mts, sub 17. O município também conquistou duas medalhas de prata, também na categoria sub 17. As medalhas foram de Diogo da Silva no nado livre masculino 40 mts, e de Tainá Ramos no nado peito feminino 40 mts. Na categoria sub 14, medalha de bronze para o atleta Gabriel Dantas no nado peito masculino 40 mts.
Na classificação geral Japeri ficou com o troféu de segundo lugar no Sub-17 masculino, e terceiro colocado no Sub-14 masculino e Sub-17 feminino.
“Dou parabéns a todos os atletas japerienses que participaram desta competição, pelo excelente desempenho e atuação. Estamos preparando atletas para o futuro, e estas medalhas e troféus são bons incentivos”, destacou o secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Carlos Alberto Loroza, o Pelé.