segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Dança de salão de Japeri se apresenta em Paracambi


Alunos do curso de Dança de Salão do Centro Cultural Municipal Luiz Eduardo Maron de Magalhães, de Japeri, se apresentaram no dia 14 de dezembro no Rotary Club de Paracambi. A apresentação reuniu alunos de dança de diversas academias, de diferentes locais do Estado. 
“Não foi somente uma apresentação, foi uma troca de experiências com outros alunos. É bom conhecer outras técnicas e também apresentar para o Estado o que Japeri está fazendo no mundo da dança”, destacou a diretora de cultura da Secretaria de Educação e Cultura, Daniella Beliago. 
A apresentação de dança no Rotary Club de Paracambi acontece anualmente. O evento é promovido pelos professores de dança de salão da Família Paes Leme. “Os alunos de Japeri se dedicam muito às aulas e têm boas coreografias para mostrar. Foi um bom momento de confraternização”, completou Amarildo Paes Leme, professor de dança de salão que atende, em média, cerca de 70 alunos do Centro Cultural Municipal Luiz Eduardo Maron de Magalhães.

Japeri investe em informática e qualifica professores


A Secretaria Municipal de Japeri vai oferecer cursos de capacitação na área de informática para cerca de 700 profissionais.   As aulas em Educação Digital começarão em março. No mês de junho acontecerá o Elaboração de Projetos. E, até o final do ano será ministrado o curso de extensão profissional Formação para Novas Tecnologias de Informática. Cada curso oferecerá 240 vagas e terá duração de cerca de três meses.

A carga horária dos cursos será dividida em presencial e à distância (por computador). As aulas presenciais acontecerão nos turnos manhã e tarde, uma vez por semana, na Escola Municipal Bernardino de Melo, que fica na rua Santo Antônio, nº 2, centro do distrito de Engenheiro Pedreira.

Os três cursos serão preparatórios para atuação dos profissionais nos 20 laboratórios de informática implantados nas escolas municipais. Em 2011 a prefeitura inaugurará mais seis laboratórios.

Agricultor de Japeri recebe investimento para compra de equipamento

O produtor rural Edson Peres Machado, de 49 anos, morador do bairro Pedra Lisa, em Japeri, adquiriu um micro trator para ajudar no cultivo de sua produção. O financiamento para compra do equipamento é fruto de parceria entre a EMATER/RJ e a Prefeitura de Japeri, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAGMA).

O micro trator é utilizado especialmente na agricultura familiar. “Agora quero investir cada vez mais em minha propriedade. Este equipamento vai agilizar minha produção”, disse Edson, que produz em seu sítio aipim, quiabo, maracujá, milho, vagem, pimenta, berinjela e inhame, entre outros.

“O objetivo da prefeitura é investir cada vez mais em nossos produtores. Contamos com a parceria da EMATER para vários projetos, entre eles a aquisição de maquinário para os agricultores e o projeto tanques-redes, para produção de peixes”, lembra a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Michele Oliveira.

Para Marcio Clemente, engenheiro agrônomo da EMATER, a parceria com a prefeitura têm rendido bons frutos para os agricultores da região. “Muitos estão conseguindo aumentar e melhorar a qualidade de sua produção. Tudo isso através dos incentivos oferecidos pela prefeitura de Japeri e pela EMATER”, completa Marcio.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Natal literário em Japeri


Os alunos da Escola Municipal Santa Teresinha, em Japeri, receberam nesta segunda-feira (21/12) a visita do Papai Noel. Desta vez o bom velinho distribuiu livros da literatura infantil, para incentivar a leitura. A ação, que marcou o encerramento das atividades do ano letivo, aconteceu na quadra da escola, no bairro Santa Teresinha.
No total foram distribuídos 800 livros infantis para os alunos da Educação Infantil ao 5º ano de escolaridade. A iniciativa deu continuidade ao projeto político-pedagógico da unidade “Resgatando Santa Teresinha através da Diversidade Cultural e do Letramento”. “Estes livros vieram de doações de comerciantes e empresários da região. Foi uma idéia de presentear a criança e ao mesmo tempo incentivar o hábito da boa leitura”, explica a diretora da E.M. Santa Teresinha, Cíntia Vieira.
A ação recebeu o nome de Natal Solidário. Além dos livros os alunos participaram de uma ceia dentro das salas de aula, e ainda ganharam pipoca, algodão doce, cachorro-quente e refrigerante. No pátio da escola foram montados brinquedos infláveis, como piscina de bolas, pula-pula e escorrega, para a alegria das crianças.
“Brinquei muito. O papai Noel também foi legal. Vou ler o livro com meu irmão, e depois vou emprestar para os meus primos”, contou Alisson de Andrade, 10 anos, aluno do 4º ano de escolaridade.
O Natal Solidário na escola Santa Teresinha também teve bazar de doações de roupas para a comunidade. “Foi uma iniciativa para unir a escola e os moradores. Buscamos agradar crianças e adultos, fazendo com que os pais se sintam parte da comunidade escolar”, completou Cintia Vieira. 

Formatura dos alunos
Nos dias 15 e 16 de dezembro foi realizada a formatura dos alunos da E.M. Santa Teresinha. Os 180 diplomas foram entregues aos alunos da Educação Infantil e do 5º ano de escolaridade. A solenidade, realizada na própria unidade, contou com a presença de professores, pais, familiares e amigos dos formandos. 

FOTOS ROBERTO OLIVEIRA

Papai Noel chega em Japeri durante ação social


O clima de natal marcou a sétima edição do Prefeitura em Seu Bairro, projeto da Prefeitura de Japeri que tem o objetivo de levar diversos serviços para mais perto da população. Papai Noel chegou de helicóptero para distribuir presentes, fazendo a alegria de crianças e adultos. A ação aconteceu no sábado (18/12) no Campo do Barcelona, na estrada do Caramujo, s/nº, bairro Vila Central. 

“É com muita alegria que fechamos o ano de 2010 com mais uma ação social em benefício de nossa população. Os moradores merecem estes serviços e muito mais”, disse o prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor.

O prefeito fez um balanço de seu governo, e anunciou mais investimentos para 2011. “Em apenas dois anos já levamos asfalto a cerca de 200 ruas. E não para por aí. Estamos reformando escolas e todos os postos de saúde da cidade. No ano que vem começaremos a todo o vapor. Em breve traremos obras para os bairros Citrópolis e Vila Central”, anunciou Timor.

Foram distribuídos cerca de 2 mil brinquedos. Os pequenos também ganharam pipoca, algodão doce e pipa. O projeto Prefeitura em Seu Bairro no Vila Central também contou com serviços gratuitos em ação social, trabalho, saúde, educação, cultura, agricultura, meio ambiente, governo  e defesa civil, entre outros.

A população teve consultas médicas e odontológicas, corte de cabelo, manicure, emissão de documentos, orientações sobre os projetos da prefeitura, brinquedos de graça para as crianças, atrações culturais, exposição de artesanato, entre outros atendimentos.

“Foi muito legal ver Papai Noel descendo de helicóptero. Eu e meus irmãos ganhamos presentes e também um abraço do prefeito Timor. Gostei demais”, disse Letícia Ferreira da Silva, de 12 anos.

“Achei boa esta idéia de trazer o papai Noel para as crianças aqui. Também tivemos vários atendimentos, tudo em um dia só. É a primeira vez que isso acontece em nosso bairro. Só mesmo o Timor para ter este carinho por nossa população”, disse a dona de casa Francisca Natanael de Souza.

A ação teve a presença dos secretários e subsecretários municipais, além dos vereadores Kerly Gustavo, Zé Ademar, Rei, Val e Álvaro de Carvalho. 


FOTOS ROBERTO OLIVEIRA

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Prefeito de Japeri surpreende catadores da cidade


A festa de confraternização dos catadores de lixo de Japeri contou com a presença inesperada do prefeito da cidade. Ivaldo Babosa dos Santos, o Timor, fez questão de participar da festa.      “Nós convidamos o prefeito, mas não esperávamos que ele fosse aceitar. Timor só nos surpreende com coisas boas. Minha família não vai acreditar que almocei ao lado de um prefeito”, disse Cátia dos Santos, moradora do bairro Mucajá. A confraternização aconteceu nesta sexta-feira (17/12), num restaurante da região, com 50 catadores de lixo.

“É uma felicidade poder participar de um momento de lazer com estas pessoas que tanto gosto. Somos uma só família. Neste grupo tem pessoas que conheço há mais de 30 anos. Temos que celebrar porque estamos com saúde, agradecer a Deus pelas conquistas e compartilhar com os amigos as nossas vitórias”, comentou o
prefeito.

O encontro foi para marcar o encerramento de todas as atividades promovidas durante o ano. “Temos buscado parcerias para oferecer novas oportunidades para estas pessoas. Este momento de descontração foi o encerramento das atividades deste ano. Em 2011 será implantado o programa Coleta Seletiva Solidária, além de
mais cursos de qualificação profissional”, anunciou a secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Michele Fernanda Santos.   Michele também lembrou do empenho da secretaria de Ação Social e Trabalho em atender as necessidades do
grupo.


“Nunca foi feito nada parecido. Somos tratados muito bem. Somos catadores, mas somos respeitados por todas as pessoas deste governo. O exemplo vem do prefeito. Gostei muito”, disse Leonardo Lamerk de Aguiar, 23 anos, morador do bairro
Transmontana.

Os catadores, cadastrados em programas sociais, também receberam cestas básicas que foram montadas com as doações do chá beneficente, promovido na cidade, no  início do mês. 

 

Idosos de Japeri participam de confraternização de natal


 A prefeitura de Japeri, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) realizou na sexta-feira (17/12) uma festa de natal para os Integrantes do programa Saúde do Idoso. A confraternização aconteceu no pátio do CIEP 402 Aparício Torelli, no bairro Cosme e Damião. No total cerca de 80 idosos participaram da festa, que teve muitas brincadeiras, lanches e sorteio de brindes. 
O prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, fez questão de participar da festa, e sorteou alguns brindes. “Nossos idosos merecem este momento de confraternização. Foi um ano de muito trabalho, realizações e investimentos, não somente para a terceira idade mas também em várias áreas. Agora, só temos que agradecer a Deus por este ano, desejar aos japerienses um bom natal, e dizer que em 2011 faremos muito mais”, destacou Timor.
O secretário de Saúde, Fábio Stasiaki, falou dos investimentos no programa Saúde do Idoso. “Temos que agradecer a Deus por estas pessoas que têm muito a nos ensinar. Neste programa, além de oferecer prevenção em saúde para a terceira idade, com marcação de consultas e exames, também realizamos festas como estas e passeios culturais. Em 2011 contrataremos mais um médico geriatra, e também faremos mais passeios”, prometeu Fábio.
Para fazer a alegria dos idosos, um papai e uma mamãe Noel distribuíram brindes e realizaram sorteio. Os idosos também dançaram ao som de música dos anos 80. “O programa Saúde do Idoso de Japeri está de parabéns. Além de cuidarmos da saúde, temos festas como esta, onde nós fazemos mais amigos e demonstramos a nossa alegria de viver”, disse Amilton Gonçalves, de 70 anos.
“A equipe do programa Saúde do Idoso é excelente. O atendimento é ótimo, todos os profissionais são atenciosos e realizaram tudo com carinho. Só tenho que agradecer”, completou Maria Alice de Moraes da Rocha, de 72 anos.
Os interessados em participar do programa Saúde do Idoso devem procurar a Unidade Mista de Engenheiro Pedreira (UMEP), na Avenida Tancredo Neves, s/nº, bairro Mucajá. Telefone 2664-1357. “Assim que o idoso preenche nosso cadastro, ele passa por uma triagem para agendamento das consultas. O integrante do programa também participa de palestras de prevenção à saúde, além de ter direito a terapeuta ocupacional, psicólogo, pedagogo e acompanhamento médico”, explica a coordenadora do programa Saúde do Idoso, Lucy Gomes.

Japeri realiza formatura de 400 alunos dos cursos de geração de renda


Cerca de 400 alunos do Grupo de Geração de Trabalho e Renda de Japeri receberam na sexta-feira (17/12) seus diplomas de conclusão de curso. A formatura aconteceu na quadra de poliesportiva da Escola Municipal Vila Conceição. A iniciativa foi da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Ação Social e Trabalha (SEMAST). A cerimônia teve a presença do prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, além de autoridades, professores, amigos e familiares dos formandos. 
O prefeito parabenizou os formandos. “Agradeço a cada família aqui representada por ter buscado formação para gerar sua própria renda. Estamos gerando oportunidades, pois as famílias se desenvolvem e o município cresce”, disse o prefeito.
Timor também falou dos investimentos em Japeri. “Nosso governo é de trabalho e temos investido não somente na geração de renda, como na saúde, obras, educação e muito mais. E isto é apenas o começo, em 2011 faremos muito mais”, prometeu Timor.
Os alunos receberam diplomas dos cursos de bordado, pintura em tecido, fuxico, tapete em retalho, artesanato em jornal, manicure, crochê, biscuit e informática. As aulas foram realizadas de julho a dezembro nos quatro Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) do município. 
Para o secretário de Ação e Trabalho, Adeoclemes Júnior, os cursos possibilitaram o aumento de renda de muitas famílias. “As alunas produzem artesanato sem sair de casa, cuidando dos filhos e da casa, e ainda vendem muito. Este é o objetivo do curso”, acrescentou Júnior.
O vereador Jorge Dantas, que também fez parte da mesa de autoridades, elogiou a iniciativa. “Vivemos um momento novo em nossa cidade. O prefeito Timor investi no morador de Japeri, gerando renda e movimentando a economia local”, destacou Dantas.
Aluna dos cursos de pintura em tecido e bordado, Cislene Azevedo falou em nome dos formandos. “Nós ganhamos uma ocupação, pois para estes cursos são também uma forma de terapia. O melhor é que ainda aumentamos nossa renda. Agradeço ao prefeito Timor pelo carinho e dedicação com nossa população”, disse Cislene.
A mesa de formatura também teve a presença do Secretário de Segurança, Trânsito e Transporte, Paulo Roberto Rêgo, e da coordenadora do programa Bolsa Família, Nínive Campelo, além das coordenadoras dos CRAS de Mucajá, Alecrim, Japeri, centro do distrito de Engenheiro Pedreira e Marabá.

Novas turmas em 2011
Já estão abertas as inscrições para os cursos do Grupo de Geração de Trabalho e Renda de Japeri. Podem se inscrever homens e mulheres, com idades acima de 16 anos. Além dos cursos, os alunos têm direito a acompanhamento psicossocial familiar, assistência social, psicólogo, pedagogo e terapeuta ocupacional. Informações nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) ou na Secretaria de Ação Social e Trabalho (SEMAST), na Avenida São João Evangelista, s/nº, centro do distrito de Engenheiro Pedreira. Telefones 2664-1635 ou 3691-0068.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Festa na APAE de Japeri


Em clima de descontração o prefeito de Japeri, Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, participou na manhã desta sexta-feira (17/12) da festa de confraternização da APAE da cidade. Cerca de 40 pessoas, entre integrantes da instituição, funcionários, colaboradores, pais e amigos, prestigiaram o evento. O encontro aconteceu no sítio do Romero, que fica no bairro Chacrinha em Japeri.
“O melhor está por vir. Conseguimos estabelecer um convênio e agora a prefeitura vai poder ajudar ainda mais a instituição. Vamos começar o ano com novo espaço e queremos ampliar as  atividades”, explicou o prefeito.
A coordenadora geral da APAE, Adriana de Melo Costa, falou em nome da instituição: “Nós só temos a agradecer. O prefeito Timor está cumprindo tudo que prometeu. Neste governo somos respeitados. Os resultados já podem ser comprovados”.
O prefeito expressou sua satisfação em participar da confraternização. “Sinto-me honrado pelo convite e por poder participar de um momento tão legal como este. O meu carinho por estas pessoas supera qualquer parceria com a  APAE”, completou Timor.
 “Eu estou esperando o papai Noel. O que ele trouxer será ótimo. Mas, já estou feliz porque o prefeito Timor veio na nossa festa”, comentou Sérgio da Silva, de 22 anos, aluno da APAE.
Durante a festa foi exibido um vídeo com todas as atividades realizadas durante o ano. A confraternização contou ainda com um lanche especial.  A piscina foi liberada logo no início da manhã e os portadores de deficiência puderam se divertir com dança e muita música. 

Boas notícias para a APAE

“Vou tomar todas as providências para que seja viável a compra deste sítio. Assim teremos uma sede permanente da Apae.  Equoterapia e outras opções de tratamento estão nos meus planos para que vocês recebam um atendimento ainda melhor”, anunciou o prefeito.
As novas instalações da APAE serão inauguradas em janeiro de 2011. “Aqui no sítio vamos poder fazer mais coisas. Eu já participo da produção da horta e da hidroterapia. Agora vou poder fazer muito mais coisas”, disse Sheila Conceição dos Santos, de 39 anos, integrante da APAE.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Destaques no esporte são homenageados em Japeri

Cerca de 45 pessoas, entre atletas e colaboradores, que contribuíram para o crescimento do esporte em Japeri foram homenageados nesta quarta-feira (15/12). O prêmio Mérito Esportivo foi uma iniciativa da prefeitura, através da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer (SEMETULER). A solenidade de entrega do prêmio aconteceu na Câmara de Vereadores, no centro do distrito de Engenheiro Pedreira.
A mesa de abertura da premiação foi composta pelo Secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Carlos Alberto Loroza, o Pelé, pelo presidente da Câmara de Vereadores, Kerly Gustavo, e pelo secretário de Defesa Civil, Antônio Marcos Aguiar.
O secretário de Esportes, Turismo e lazer destacou a importância do evento, e prometeu mais investimentos para a área em 2011. “Agradeço a presença destas pessoas que contribuíram e ainda contribuem para o crescimento do esporte no município. Temos grandes talentos em Japeri que precisamos homenagear para incentivar nossos jovens a praticar esportes. O prefeito Timor tem investido muito em projetos esportivos, e continuará investindo, para dar oportunidades e descobrir talentos no município”, destacou Pelé.
 “Timor tem sido um dos grandes incentivadores do esporte na cidade, e a câmara de vereadores só tem a agradecer por esta grande parceria”, completou Kerly.
As homenagens foram divididas em quatro categorias: parceiros do esporte, atletas, professores e empresários do ramo, destaques no esporte em 2010, revelação e craque do futebol 2010.
Os atletas, professores e empresários do ramo, e os parceiros do esporte, como os secretários municipais, a equipe da Assessoria de Comunicação da Prefeitura e os empresários da região receberam o certificado Mérito Esportivo. Já os destaques no esporte em 2010, revelação e craque do futebol 2010 ganharam troféus. Veja listagem com o nome de cada homenageado.
Uidson Alves Ferreira, campeão nas modalidades Muay Thai e K1, e vencedor do Campeonato Carioca de Kick Boxing em 2010 disse que ficou emocionado com a homenagem. “Sou morador do bairro Citrópolis e fico muito feliz em receber este prêmio em minha cidade. Achei a idéia muito boa, pois há muito tempo esperava por uma honra como esta”, completou Uidson.  
A premiação foi para todas as idades, como Maria Alice dos Santos Bento Souza, de apenas 6 anos, ginasta do Flamengo. A menina recebeu a homenagem ao lado dos pais Jessica dos Santos Bento Souza e Jurandir de Souza. “Ficamos super felizes com o troféu. É muito bom ter este reconhecimento”, disse Jessica.
Durante o evento o secretário de Esporte, Turismo e Lazer apresentou as atletas do basquete de Japeri. As jogadores foram campeãs nos Jogos Abertos do Interior (JAI),  e representarão o Estado do Rio de Janeiro durante os Jogos Abertos Brasileiros. “Temos muito orgulho de Japeri, e queremos agradecer o apoio que a prefeitura nos ofereceu”, completou Martinha Rocha, uma das jogadoras da equipe.
Veja a relação dos homenageados:
PARCEIROS DO ESPORTE

1 - Aguinaldo dos Santos
2 - Aline Rodrigues de Paula
3- Almir Berlamino de Oliveira
4- Antonio Aventura de Paula
5- Antônio Carlos da Cruz
6- Carlos Augusto Bastos
7- Carlos Alberto de Oliveira
8- Carlos Henrique Barcelos
9- Célio Luiz Maçano
10- Claudio Soares  da Silva
11- Dionísio Luis de Oliveira
12- Edvaldo Francisco da Costa
13- Genedyro Gomes da Silva
14- Genésio Pinheiro
15- Gilson Luis dos Santos Pereira
16- Jose Antonio da Silva
17- Jose Magalhães de Souza
18- Jose Severino de Souza
19- Luis Antônio Teixeira
20- Marcos Antonio da Paixão
21- Marcos Silva
22- Nelson da Silva Cano
23- Pedro Mota da Silva
24- Ricardo Faria Vieira
25- Roberto Pereira da Silva
26- Rômulo Rodrigues Risso
27- Sergio da Costa Justino
28- Vitor Vianna
29- Uidson Alves Ferreira

SECRETARIOS MUNICIPAIS
Adeoclenes de Souza Martins Junior ( Secretário de Ação Social)
 Leda Guiomar da Silva Pontes (Secretário de  Administração)
 Seny Pereira Vilela Junior (Secretário de Governo)

EQUIPE DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Adriana de Almeida Braga
Custódio José Ferreira Martins
Flavia Ribeiro Rodrigues Portugal
José Carlos Nascimento
Paulo Roberto de Oliveira

EMPRESÁRIOS E EMPRESAS DE ONIBUS
 Jose Carlos Cunha Lima  ( Viação Blanco)
Silvio Luis de Lima ( Viação Gardel)
Vitor da Silva Perrut
Bruno Machado Braga ( ponte Coberta)
Jorge Luiz da Costa dos Santos ( Jorginho Transporte)
Claudio Vieira

 HOMENAGEM AO MÉRITO- DESTAQUES 2010
Anderson Francisco  Brum da Silva - futebol
Jennifer Alves de Freitas - futebol
Maria Alice dos Santos Bento Souza – ginástica olímpica
Wellington Alexandre de Oliveira - futebol
Wellington dos Santos Silva - futebol

 TROFÉU MÉRITO ESPORTIVO

Categoria Infantil
Revelação de Campeonato Futebol 2010: Gabriel Dias da Rocha
Craque do Campeonato 2010: Paulo Vitor de Souza Graça( Ajax)

Categoria Juvenil
Revelação de Campeonato Futebol 2010: Leonardo Gonçalo da Silva
Craque do Campeonato 2010: Alexandre Lopes Brito Junior

Categoria Júnior
Revelação de Campeonato Futebol 2010: Ítalo de S. Nunes
Craque do Campeonato 2010: Alexandro de Oliveira Silva

Categoria Amador:
Revelação de Campeonato Futebol 2010: Rerilson R. dos Santos
Craque do Campeonato 2010:Josué  de M. Moares

Categoria feminino:
Revelação de Campeonato Futebol 2010: Priscila Ferreira Silva( Centro Avante do Ajax)
Craque do Campeonato 2010:Tamires dos Santos Silva( Goleira do Nova Iguaçu)  

Tarde dançante marca confraternização de idosos em Japeri



Bolero, MPB, pagode, samba e muito forró foram alguns dos ritmos que marcaram a Tarde Dançante do projeto Acorda Japeri. A confraternização, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (15/12), marcou o encerramento das atividades do projeto neste ano. A iniciativa, promovida pela prefeitura, através da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer (SEMETULER), aconteceu no Sítio Casarão do Chopp, no bairro Marajoara, distrito de Engenheiro Pedreira.
Cerca de 100 integrantes do projeto participaram da confraternização. Além de uma mesa de natal com frutas, pães, patês, frios, panetones e bolos, a festa teve música ao vivo com a dupla Mauro Guedes e Chico Viola. Para refrescar o ambiente, os alunos do projeto também puderam nadar na piscina do sítio.
“Escolhemos este sítio para fazer uma confraternização de acordo com o clima de alegria que o projeto Acordo Japeri sempre transmite para cada aluno. E para continuar incentivando a melhoria da qualidade de vida dos integrantes do projeto, ano que vem investiremos em mais profissionais, estrutura, além dos já tradicionais passeios culturais”, prometeu o secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Carlos Alberto Loroza, o Pelé.
A coordenadora de esportes da SEMETULER, Ana Paula Durval, agradeceu o apoio dos professores e estagiários do projeto Acorda Japeri. “O prefeito Timor e o secretário Pelé têm nos oferecido uma ótima estrutura de trabalho, o que permite realizar boas atividades esportivas para a comunidade. Nada melhor do que uma confraternização como esta para promover a união de todos os integrantes do projeto”, completou Paula.
Aluna de Hidroginástica e Natação há cerca de um ano, Neide Inácia da Silva, de 66 anos, elogiou a iniciativa. “Este projeto é muito bom. É tudo o que eu estava precisando. Sou aposentada, mas com as atividades me sinto na ativa. Sem contar que os passeios culturais são excelentes para fazermos mais amigos”, destacou Neide.
Antônio Reis dos Santos, de 76 anos, praticante há cerca de um ano de Tai Chi Chuam, também ficou animado com a festa. “Gosto da união do meu grupo, mas com esta confraternização pude conhecer os outros alunos. Estou ansioso para saber qual será o próximo evento”, disse Antônio.
 Vagas abertas em 2011
As aulas do projeto Acorda Japeri voltarão a partir do dia 10 de janeiro de 2011. De acordo com o secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Carlos Alberto Loroza, o Pelé, não há limites de vagas. “O interessado em participar de qualquer atividade já pode se inscrever. Basta procurar nossa secretaria, levando duas fotos 3x4, atestado medico e xerox do CPF, identidade e comprovante de residência. As vagas ficam abertas durante todo o ano”, ensina Pelé.
O projeto Acorda Japeri é direcionado a pessoas com mais de 30 anos. As aulas são de natação, hidroginástica, Tai Chi Chuam e Dança de Salão. Atualmente, cerca de 200 alunos fazer parte do projeto.
Os interessados devem procurar a SEMETULER, que fica na avenida São João Evangelista, s/nº, centro do distrito de Engenheiro Pedreira. O atendimento é das 9h às 17h. Informações pelo telefone 3691-1851.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Japeri forma 400 alunos em cursos de geração de renda



Jovens e adultos do Grupo de Geração de Trabalho e Renda de Japeri terão cerimônia de formatura. No total 400 alunos receberão seus diplomas de conclusão dos cursos de bordado, pintura em tecido, fuxico, tapete em retalho, artesanato em jornal, manicure, crochê e biscuit. Os cursos foram oferecidos, gratuitamente, pela prefeitura de Japeri, através da Secretaria Municipal de Ação Social e Trabalho (SEMAST). A formatura acontecerá nesta sexta-feira (17/12), a partir das 13h, na quadra da Escola Municipal Vila Conceição, que fica na Rua Crisólito, nº 11, bairro Vila Conceição, distrito de Engenheiro Pedreira.

Idosos de Japeri participam de confraternização de natal


A Prefeitura de Japeri, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS),  preparou uma programação especial para a confraternização de natal dos idosos da cidade. Cerca de 300 integrantes do Programa Saúde do Idoso de Japeri participarão nesta sexta-feira (17/12) de uma festa. Animadores farão brincadeiras e recreação com os idosos, que também participarão de um bingo. O evento terminará com um lanche da tarde. A confraternização acontecerá a partir das 14h, no CIEP 402 Aparício Torelli, que fica na avenida Tancredo Neves, s/nº, bairro Cosme e Damião, distrito de Engenheiro Pedreira.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Confraternização e prêmios encerram atividades esportivas de Japeri

A secretaria de Esporte, Turismo e Lazer (SEMETULER) da prefeitura de Japeri realizará dois grandes eventos nesta quarta-feira (15/12). As solenidades marcam o encerramento das atividades no ano de 2010.
A partir das 13h os idosos do projeto Acorda Japeri participarão de uma tarde dançante. A confraternização acontecerá no Sítio Casarão do Chopp, localizado na rua Velasques, 19, bairro Marajoara. Os idosos terão lanche, música ao vivo e piscina.
À noite acontece o Mérito Esportivo, evento que vai homenagear as pessoas que contribuíram para o crescimento do esporte na cidade. Cerca de 43 pessoas receberão a menção honrosa do Mérito Esportivo. Outras cinco personalidades serão homenageadas com o troféu Destaque do Ano.
Os atletas do município que se destacaram no futebol também receberão troféus. As homenagens foram divididas em cinco categorias: infantil, Junior, juvenil, amador e feminino. Cada categoria receberá dois troféus: um de revelação e outro de craque.
A solenidade será realizada a partir das 18h, na Câmara de Vereadores, que fica na avenida Francisco Antônio Russo, nº 79, centro do distrito de Engenheiro Pedreira.

Prefeitura de Japeri realiza confraternização de projeto esportivo de futebol



Cerca de 100 crianças e adolescentes do projeto esportivo Dez na Bola, Dez na Escola participaram nesta terça-feira (14/12) de um festival de futebol. O evento marcou o encerramento das atividades do projeto neste ano. As competições aconteceram no Campo do Ajax, no bairro Chacrinha.
A iniciativa é da prefeitura, através da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer (SEMETULER). “Este projeto é importante porque incentiva as crianças a praticarem esporte, e ainda contribui para o rendimento escolar já que, para participar, os alunos devem ter boas notas na escola. Em 2011 vamos investir em mais uniformes, para abrir mais 200 vagas”, promete o secretário Carlos Alberto Loroza, o Pelé.
O festival também marcou a confraternização entre os núcleos de Engenheiro Pedreira e Japeri. A competição teve três jogos, divididos por idade. A primeira disputa foi com as crianças de 7 a 10 anos. No tempo normal o jogo terminou empatado em 1x1, e a decisão foi para os penalties, dando vitória para o núcleo de Engenheiro Pedreira por 3x2.
O segundo jogo foi entre os pré-adolescentes, com idade de 11 a 13 anos. A disputa foi decidida apenas no último minuto, e Engenheiro Pedreira venceu Japeri por 1x0.
Os atletas do núcleo de Japeri venceram o jogo entre os jovens de 14 a 17 anos. A disputa também foi decidida no último minuto, por 1X0.
Depois dos jogos os alunos ganharam lanches com sanduíches, refrigerante e frutas. No momento de confraternização, muitos elogiaram o projeto e falaram de seus planos para o futuro.
“Este projeto é um lazer e também uma oportunidade para aprender futebol. Estou pensando em seguir a carreira”, destaca Marcos Vinicius Vieira da Silva, de 14 anos, atacante no núcleo de Japeri.
“A equipe do projeto é muito boa. Ensina técnicas profissionais de posicionamento em campo, que nos dá visão de jogo. Já estou no futsal para complementar os ensinamentos e me aperfeiçoar como jogador”, afirma o cabeça-de-área Renan Calixto de Lima, de 15 anos, do núcleo de Engenheiro Pedreira.
Algumas respostas surpreenderam, como foi o caso do estudante Marlon Alves Brasil, de 11 anos. “Gosto daqui porque me ajuda a tirar boas notas na escola. Sei que se eu tirar notas ruins estarei fora do projeto, então me esforço e me concentro nas matérias”, falou o meio-campo.
O estudante Luiz Felipe Monteiro Conceição, de 12 anos, foi mais amplo, e elogiou vários projetos esportivos da prefeitura. Luiz, é cabeça-de-área no núcleo de Engenheiro Pedreira. Seu irmão gêmeo, Luiz Eduardo, pratica natação no projeto de Iniciação Esportiva, e sua mãe, Neuza, faz hidroginástica através do projeto Acorda Japeri. “Cada um escolheu o esporte que mais gostou. O importante é participar”, completou Luiz Felipe.

Novas vagas em 2011
Cerca de 200 vagas serão abertas para o projeto Dez na Bola, Dez na Escola em 2011. Para participar basta apresentar declaração escolar, além de duas fotos 3x4, Xerox da carteira de identidade ou certidão de nascimento, e uma autorização assinada pelo responsável.
Atualmente cerca de 200 alunos fazem parte do projeto Dez na Bola, Dez na Escola. Os atletas recebem uniforme e acompanhamento medico, com exames e consultas.
Outras informações na Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer (SEMETULER), na avenida João Evangelista, s/nº, centro do distrito de Engenheiro Pedreira. Telefone 2664-1851. O atendimento é das 9h às 17h.

Japeri terá 18 escolas funcionando em horário integral em 2011

Os moradores de Japeri que quiserem matricular seus filhos em escolas com horário integral já podem preparar a documentação. No ano letivo de 2011, 18 das 30 escolas municipais passarão a funcionar das 8h às 17h. Além das aulas regulares, os alunos terão várias atividades extracurriculares em música, dança, teatro, artesanato, informática, aulas de xadrez, prática de esportes, sala de leitura, apoio pedagógico, entre outros. O Calendário de matrículas no município já está aberto.
O projeto Horário Integral foi lançado no início de 2010 pela prefeitura de Japeri, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC). O projeto piloto foi implantado nas escolas municipais Vila Conceição e Santa Inês.
“O Horário Integral é um projeto inovador para a história da educação no município. Não estamos medindo esforços para melhorar ainda mais a qualidade do ensino oferecido nas escolas, e elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)”, destaca o prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor.
Para dar continuidade ao projeto Horário Integral, a prefeitura de Japeri firmou parceria com o Ministério da Educação. Dezoito escolas do município foram incluídas no programa Mais Educação, iniciativa coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC).
Em outubro de 2010, as escolas incluídas no programa Mais Educação passaram por um período de adaptação. Os estudantes tiveram duas horas a mais no horário escolar, que foram preenchidas com atividades escolhidas por cada unidade de ensino.
“O Horário Integral foi muito elogiado por pais, alunos e professores das escolas do projeto piloto. As crianças passam o dia na escola, tendo três refeições, e ainda aprendem atividades extracurriculares. Por esta boa aceitação é que decidimos ampliar o projeto”, explica a secretária de Educação e Cultura, Míriam de Paz.
As escolas municipais que foram beneficiadas com o programa Mais Educação são: Pastor Idalécio, no bairro São Jorge, Pastor Aristides Arruda e Darcílio Ayres Raunhetti, ambos no bairro Nova Belém, Amaralina, no bairro Beira Rio, Ary Schiavo, no centro do distrito de Japeri, Frei Maurício Viann, no bairro Chacrinha, Vila Conceição, no bairro Vila Conceição, Vereador Dário Lins, bairro Cosme e Damião, Governador Leonel de Moura Brizola, no Parque Guandu, Professora Etiene de Souza Oliveira, no bairro São Jorge, Santa Terezinha, no bairro Santa Terezinha, Santos Dumont, no bairro Vila Central, Professora Célia Sobreira, no bairro Jardim William, Jardim Belo Horizonte, no bairro Jardim Belo Horizonte, Bernardino de Melo e Duque de Caxias, ambas do centro do distrito de Japeri, Pastor Tasso de Andrade de Oliveira, no bairro Jardim Delamare, e Professora Celita Rodrigues de Andrade, no bairro Jardim Marajoara.

Matrículas estão abertas
A Secretaria de Educação e Cultura da prefeitura de Japeri já abriu o período de matrículas para todas as 30 unidades educacionais do município. Serão oferecidas 4.500 novas vagas. Veja o calendário:

Até 17 de dezembro de 2010 – Renovação de matrículas
Local: escolas municipais
Horário: das 9h às 16h nas escolas com ensino regular, e de 9h as 20h, nas unidades que possuem o EJA.

3 a 7 de janeiro de 2011 – Matrículas para a educação especial
Local: Secretaria de Educação e Cultura. Rua Rosária Loureiro, 137, bairro Nova Belém.
Horário: 9h às 17h

10 a 14 de janeiro de 2011 – Período de Transferência de escolas
Local: escolas municipais
Horário: das 9h às 16h nas escolas com ensino regular, e de 9h as 20h, nas unidades que possuem o EJA.

17 a 21 de janeiro de 2011 – Matrículas novas
Local: escolas municipais
Horário: das 9h às 16h nas escolas com ensino regular, e de 9h as 20h, nas unidades que possuem o EJA.