sexta-feira, 29 de julho de 2011

Japeri tem contas aprovadas no TCE


O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) aprovou as contas da prefeitura de Japeri referente ao ano de 2010. O resultado foi emitido em sessão realizada nesta quinta-feira (28/07).
 “Nosso governo tem sido aprovado pelos nossos cidadãos pela transparência e boa administração pública. E este parecer do TCE é prova disso. Utilizamos o orçamento com sabedoria, e sempre em benefício da população. Este é nosso trabalho”, destacou o prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor.
O TCE é o órgão responsável pela fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial na aplicação dos recursos públicos. Sua missão é realizar o controle externo, valorizando o planejamento da gestão pública, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social.
O procurador geral da Prefeitura de Japeri, Roberto Pontes, explicou o processo de aprovação. “O parecer prévio favorável referente às contas da prefeitura durante o exercício de 2010 foi emitido pelo relator conselheiro Marco Antônio Alencar. Agora as contas serão submetidas à Câmara Municipal”, explicou Roberto Pontes.

Japeri promove festa julina para pacientes do CAPS

Cerca de 50 integrantes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), da Secretaria de Saúde (SEMUS) da Prefeitura de Japeri participaram nesta quinta-feira (28/07) de uma festa julina. Além de comidas, bebidas e o tradicional casamento na roça, no evento houve comemoração para os aniversariantes do mês.
“O prefeito Timor tem investido em várias áreas da saúde, e o CAPS não ficou de fora. Os pacientes contam hoje com uma nova estrutura, depois que foram realizadas obras de reforma e ampliação na unidade, gerando mais conforto e qualidade no atendimento”, lembrou o secretário de Saúde, Fábio Stasiaki.
Durante a festa julina os usuários do CAPS puderam saborear várias guloseimas. Foram servidos pastel de carne, cachorro quente, refrigerante, caldo verde, bolos de chocolate e de laranja, além de doces típicos, como pé de moleque e canjica.  “Constantemente realizamos passeios e festas para os usuários. O objetivo é promover integração e momentos de lazer e entretenimento”, completou a diretora da unidade, Alessandra Mascarenhas.
No tradicional casamento na roça a arte imitou a vida. O noivo e a noiva da quadrilha foram Celso Trindade da Silva e Ana Paula Macedo Ramos, que se conheceram no CAPS, namoram e se casaram. “Adoro estas festas. A gente se diverte muito e ainda curte os amigos. Hoje estou me casando de novo”, brincou Celso.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Japeri encerra colônia de férias com chave de ouro

O encerramento da 1ª Colônia de Férias de Japeri, que aconteceu nesta quinta-feira (28/07), contou com algumas novidades. As atividades, promovidas pela prefeitura, através da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer (SEMETULER), foram realizadas no Sítio do Amarelinho, no bairro Chacrinha. O prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, foi cumprimentar os alunos.
“Fiz questão de comparecer para incentivar estes alunos a continuar praticando esportes, pois estão no caminho certo para uma vida melhor. Quero também que eles continuem estudando, sendo bons alunos e bons filhos, pois a família é muito importante”, disse Timor.
O prefeito também falou dos investimentos nos esportes. “A prefeitura está oferecendo modalidades esportivas que nunca foram realizadas na cidade. E quero continuar desenvolvendo o esporte. Um dos projetos é trazer uma Vila Olímpica, que irá facilitar a prática de diversas atividades esportivas”, completou Timor.
O secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Carlos Alberto Loroza, o Pelé, agradeceu pelo apoio, e destacou o sucesso da Colônia de Férias. “Meus agradecimentos ao prefeito Timor, a toda a minha equipe e aos proprietários e funcionários do Sítio Amarelinho. Esta colônia de férias deu tão certo, que vamos fazer outras. No fim do ano vamos abrir mais vagas”, anunciou Pelé.
O encerramento da colônia contou com apresentações culturais. Algumas atletas fizeram um número de dança, coreografada durante as atividades da colônia. A aluna do curso de natação da SEMETULER, Marcela Gonçalves, cantou a música gospel “Ressuscita-me”, para os participantes. “Foi muito divertido participar desta colônia, e adoramos a visita do prefeito Timor. Foi muito legal”, disse Marcela.
A 1ª Colônia de Férias de Japeri começou no dia 19. Os alunos participaram de basquete, vôlei com bola gigante, queimada, futebol, dança, além de recreação, jogos e brincadeiras. Os atletas também puderam aproveitar as duas piscinas do local. Para participar das atividades os alunos foram divididos em oito equipes, de acordo com a faixa etária. Cada grupo recebeu uma cor de camisa. Todas as atividades foram monitoradas por professores e estagiários de educação física da SEMETULER.
Para o encerramento, além das atividades, os alunos participaram de uma gincana. Cada grupo teve que realizar tarefas como grito de guerra, corrida do saco e do ovo, embaixadinhas, estourar bexiga, montar trilha de dominó, entre outras. O grupo vencedor ganhou uma cesta de guloseimas.
O encerramento da 1ª Colônia de Férias de Japeri também contou com a presença do subsecretário de Esporte, Turismo e Lazer, Jorge Luiz Barcellos Martins, o Preto.

Japeri se prepara para Olimpíada de portadores de deficiência


Cerca de 40 atletas do projeto Esporte Adaptado, da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer da Prefeitura de Japeri participaram na tarde desta quarta-feira (27/07) de uma pré-seleção esportiva. A atividade, que aconteceu na Vila Olímpica de Queimados, foi para escolher os atletas que vão representar Japeri durante a OLIMPEDE (Olimpíada da Pessoa Deficiente) 2011, que acontecerá nos dias 16 a 19 de setembro, em Volta Redonda.
O secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Carlos Alberto Loroza, o Pelé, acompanhou a saída dos atletas para a pré-seleção. “Participamos da OLIMPEDE todos os anos. Isto é um incentivo para nossos alunos. O objetivo é descobrir talentos e incentivar a prática de esportes”, destacou Pelé.
Na pré-seleção os alunos participaram de provas de atletismo, como corrida, arremesso e corrida de cadeiras de rodas, além de vários jogos como futebol, dama e dominó. “Foram avaliados o tempo e desempenho em cada modalidade. No entanto, utilizaremos ainda outros critérios para selecionar os atletas que vão para a Olimpede, como  documentação e laudo médico em dia, participação, pontualidade e frequência na escola e no projeto Esporte Adaptado, onde aconteceram os treinos”, explicou a coordenadora do Esporte Adaptado, Denise Mendes Neves.
As atividades da pré-seleção também contaram com a presença do secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura de Queimados, Luiz Carlos Monteiro.

Japeri abre inscrições para agentes mirins de Defesa Civil


A prefeitura de Japeri, através da Secretaria Municipal de Defesa Civil (SEMDEC) está oferecendo 100 vagas para o programa Agente Mirim de Defesa Civil. As inscrições começam na próxima segunda-feira (01/08) e terminam no dia 5 de agosto. Podem se inscrever crianças de 7 a 11 anos, de ambos os sexos, que estejam matriculadas em uma unidade escolar.  Informações na sede da SEMDEC, que fica na avenida São João Evangelista, s/nº, centro do distrito de Engenheiro Pedreira ou pelo telefone 3691-1818.
A próxima turma de Agente Mirim de Defesa Civil começa no dia 8 de agosto. As aulas, que acontecerão duas vezes por semana no contra-turno escolar, serão realizadas nas escolas municipais Professora Etiene de Souza Oliveira e Santa Amélia, e no pólo da 1ª Gerencia de Defesa Civil. Os alunos aprenderão sobre noções de primeiros socorros, cidadania, defesa civil e civismo. As crianças também participarão de recreações e passeios culturais, além de desfilar na semana da Pátria.
O Programa Agente Mirim de Defesa Civil foi implantado em 2009. Para participar das aulas os alunos recebem uma camisa, parecida com as que são usadas pelos agentes da SEMDEC. Em cada encontro são servidos lanches para as crianças. As aulas terminam em dezembro.

Uniforme novo e capacitação para merendeiras e profissionais de apoio de Japeri

A prefeitura de Japeri, através da secretaria municipal de Educação e Cultura (Semec), preparou uma programação especial para qualificação profissional das merendeiras e equipe de apoio de todas as escolas da rede.  O II Curso de Capacitação aconteceu nesta terça-feira (27/07), na E.M. Bernardino de Melo. Além de palestras e dinâmicas de grupo também teve a distribuição dos novos uniformes dos funcionários. Cerca de 300 pessoas participaram das atividades.
“Quero agradecer a toda equipe da Semec pelo trabalho desenvolvido nas escolas. Sei que vocês têm muito amor, seriedade e profissionalismo para cuidar das nossas crianças. Para alguns alunos a hora da merenda é muito importante”, comentou  o prefeito de Japeri, Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor.
No kit entregue para todos os profissionais tinha calça comprida, camisa, touca, tênis e avental. “Tivemos muito carinho para montar este uniforme.  Estou feliz em poder promover esta formação. Quero ainda repassar os elogios na qualidade da merenda porque sei da dedicação de vocês. Não podemos deixar de lembrar a seriedade do prefeito Timor com a educação e em cumprir os compromissos que assumiu”disse a secretária da Semec, Miriam Paz.
 “Na prefeitura tenho colegas de trabalho e a prova de respeito pelos profissionais está na melhoria das condições de trabalho, na nova infraestrutura nas escolas e em todas as outras iniciativas que estamos fazendo”, acrescentou Timor. Nesta quinta–feira os profissionais de apoio da Semec já vão receber o salário com abono. Além disso, os contratados tiveram equiparação salarial.
Palestras com temas variados  
Três profissionais da área de alimentação foram convidadas para palestrar no encontro.  A primeira exposição foi da estecionista social da Emater- Rio de Janeiro, Jane Soares. Um dos temas apresentados foi “A manipulação de alimentos”. O “Reaproveitamento de alimentos” ficou por conta da merendeira da E.M. Célia Sobreira, Derli Ribeiro. A nutricionista da Semec, Elisa Albuquerque, destacou a importância da alimentação saudável no cardápio escolar. “As merendeiras precisam seguir o cardápio sugerido pela Semec. As nutricionistas se preocupam com todas as orientações técnicas para que as crianças tenham alimentação saudável”, destacou Elisa.
“Gostei muito de todas as palestras, ma acho que as orientações dadas pela nutricionista serão as mais utilizadas. As pessoas deste governo são mesmo diferentes. Todos os funcionários são respeitados e este exemplo vem do prefeito. Timor é uma pessoa muito especial”, observou a ASG da E.M. Frei Maurício, Maria da Conceição.  
O secretário municipal de Defesa Civil, Antônio Marcos Aguiar, também participou da programação.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Prefeitura de Japeri realiza leilão

As pessoas que gostam de comprar através de leilões não podem perder esta oportunidade. Na quinta-feira (28/07) acontecerá o leilão de bens patrimoniais da Prefeitura de Japeri. Haverá veículos, máquinas, sucatas e equipamentos. A iniciativa, realizada pela prefeitura, através do leiloeiro Edgar de Carvalho, acontecerá a partir das 13h, na Escola Municipal Ary Schiavo, que fica na Praça Manoel Marques, 53, centro de Japeri.
Os interessados já podem visitar o material. Nesta quarta-feira (27/07) o horário de atendimento é das 9h às 11h e das 13h às 16h. Na quinta (28/07) a visitação será até às 12h. Os locais são: Secretaria de Obras e Serviços Públicos, na estrada Vereador Francisco da Costa Filho, s/nº, bairro Santa Inês; e Unidade Básica de Saúde do bairro Rio D´Ouro, na Rua Dulce Zilda, s/nº.
Na lista do leilão estão veículos como Kombi, Santana 2.0, Iveco Fiat/Daily 3510, saveiro, corsa st, renaul kango rl, Peugeot/boxer furg cur, entre outros. Também haverá materiais diversos, como copiadora, geladeiras, condicionadores de ar, fogões, camas, estufas, computadores, vídeos cassete, berços com aquecedor, ventiladores, balanças Filizola, nebolizadores, aparelhos de laboratório, trator, entre outros.
O edital completo e informações no escritório do leiloeiro, na avenida Treze de Maio, 47, grupo 912, centro do Rio de Janeiro. Telefone 2240-7858. Ou no site www.edgarcarvalholeiloeiro.com.br

Japeri promove curso de capacitação para merendeiras

Cerca de 300 merendeiras e profissionais de apoio da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC) da Prefeitura de Japeri participarão nesta quarta-feira (26/07) do II Curso de Capacitação. A iniciativa será promovida, das 10h às 17h, no auditório da Escola Municipal Bernardino de Melo, que fica na Estrada Santo Antônio, 2, centro do distrito de Engenheiro Pedreira. Entre os assuntos abordados estão receitas com alimentos alternativos e o correto manuseio dos alimentos.

Ação em saúde agita Nova Belém, em Japeri

Atendimentos em saúde e diversos serviços gratuitos fizeram a alegria dos moradores de Nova Belém, em Japeri, nesta terça-feira (26/07). A iniciativa foi promovida pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS). A Ação do Programa Saúde da Família (PSF) de Nova Belém aconteceu na quadra da Igreja Católica Comunidade São José. O evento contou com a presença do prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, do vice Cleber Joaquim Farias, vereadores, secretários municipais  e líderes comunitários.
“Quero parabenizar a todos os funcionários das secretarias envolvidas que estão promovendo esta ação. Aqui estão os serviços oferecidos na rotina do posto, mas também opções de lazer, principalmente para as crianças. É um incentivo para a população cuidar da saúde”, comentou Timor.  
O prefeito ainda citou as realizações da prefeitura em diferentes áreas. “Estamos com obras em vários pontos da cidade. Temos as prioridades da população, mas estamos trabalhando em todas as áreas. Aqui no Nova Belém, já tivemos muitas realizações. Mas, a população pode ter certeza que o melhor ainda está por vir. Teremos novidades para esta região, como a reforma da E.M. Darcílio Ayres e a pavimentação de várias ruas, entre elas a Palatini e Josué”.
 “Em pouco mais de dois anos Timor já fez mais obras do que em toda a história de Japeri. Nosso município está perdendo repasses, mas Timor está indo buscar ainda mais parcerias para continuar promovendo o desenvolvimento da cidade”, completou Cléber Joaquim.
Vereadores também participaram da ação. “Não é fácil trabalhar dentro do Nova Belém. Os profissionais do PSF e do posto estão de parabéns. Japeri precisa de pessoas assim, que têm compromisso e iniciativa” disse Kerly. “ Esta ação é a prova de que o prefeito Timor incentiva os projetos criados para atender melhor a população”, acrescentou Marcos Arruda.
Os moradores de Nova Belém e bairros vizinhos puderam contar com diversos atendimentos em saúde, como consultas em clínica médica, orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e distribuição de preservativos, aferição de pressão arterial e glicose, atendimento odontológico e distribuição de kits contendo pasta e escova de dente para adultos e crianças.
“A saúde básica do município passou a ter atenção a partir de 2009. Temos que agradecer por ter um prefeito que se preocupa com a saúde. Já temos mais de 50% de cobertura da saúde da família. Temos recebido muitos elogios no governo federal”, destacou o secretário de Saúde, Fábio Stasiaki.
A ação também contou com parcerias. Técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAGMA) informaram a população sobre os programas e projetos oferecidos na área. Já os agentes da Secretaria Municipal de Defesa Civil (SEMDEC) orientaram os moradores sobre os perigos das áreas de risco e construções irregulares, e também distribuíram protetores contra mosquitos. Profissionais da Superintendência de Desportos (SUDERJ), do governo do Estado do Rio de Janeiro, fizeram inscrições para diversas atividades esportivas.
Os visitantes ainda tiveram manicure, corte de cabelo e isenção para emissão da segunda via da certidão de nascimento. As crianças puderam brincar de graça no pula-pula e no brinquedo inflável montados no local, além de participarem de oficina de confecção de artesanato e pintura facial. Estes serviços foram oferecidos pela Secretaria Municipal de Ação Social e Trabalho (SEMAST).
“É a primeira vez que participo de uma ação como esta, e achei a ideia ótima. Estou aproveitando para manter meus exames em dia. Já verifiquei a pressão e a glicose e, caso precise, vou pegar encaminhamento para consultas”, disse a dona de casa Alessandra Canedo Mendes, de 29 anos.
Já Michele Pereira da Silva, de 27 anos, sempre participa das ações sociais e em saúde promovidas pela prefeitura. “Desta vez a ação aconteceu mais perto de minha casa, por isso estou adorando. Vou aproveitar tudo. Parabéns aos organizadores por trazer estes serviços para cá, fez uma grande diferença no bairro”, contou Michele, que levou os filhos Miguel Douglas e Vagner para consulta com o dentista, fez consulta em clínica médica e ainda cuidou um pouco da beleza na manicure.
A Ação em Saúde do PSF de Nova Belém também contou com a presença dos secretários municipais Seny Junior (Governo) e Antônio Marcos Aguiar (Defesa Civil), da subsecretária Mirtiça Cunha (Governo) e do vereador Jorge Dantas. As atividades encerram com a distribuição do tradicional sopão, feito por moradores e profissionais da Saúde.

Prefeito de Japeri participa da inauguração de academia de ginástica

O prefeito de Japeri, Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, participou na tarde deste sábado (23/07), da inauguração da nova sede da Academia Domênica.  A festa de reinauguração aconteceu na recepção das novas instalações da academia, que fica na Avenida Francisco Russo, 30, centro do distrito de Engenheiro Pedreira.
 “Os comerciantes e empresários estão investindo mais na cidade. Japeri está crescendo. Fico feliz em ver um investimento como este, e parabenizo os sócios por acreditarem em nossa cidade. Faço questão de dar o meu apoio aos comerciantes da região, pois estes participam diretamente no desenvolvimento do município”, destacou o prefeito Timor.
Os proprietários Maria Luiza Russo e Fabio Antônio Russo agradeceram a participação do prefeito na reinauguração. “É muito bom ter um prefeito que nos apoia e que trabalha para o desenvolvimento da cidade. Esta nova academia é uma conquista e também um grande desafio, mas estamos confiantes. Japeri está cada vez melhor e as pessoas gostam de morar aqui”, disse Maria Luiza.
Antes a Academia Domênica funcionava no bairro Mucajá. No novo endereço, que agora conta com dois andares, haverá aulas de pilates, RPG, spinning, balé, jazz, entre outros. O funcionamento será de segunda a sábado.
A festa de reinauguração contou ainda com a presença do secretário municipal de Defesa Civil, Antônio Marcos Aguiar, do vereador Kerly Gustavo, além de familiares e amigos dos sócios e demais empresários da região.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Diversos serviços em saúde de graça em Japeri

A população do bairro Nova Belém, em Japeri, poderá contar com diversos serviços gratuitos durante ação de saúde, que acontecerá nesta terça-feira (26/07). A iniciativa será realizada, das 9h às 13h, na Igreja Católica Comunidade São José, que fica na rua Sônia Palatinick, 158, bairro Nova Belém. Além de diversos serviços em saúde, como consultas médicas, atendimento odontológico e exames, haverá manicure, emissão de documentos, entre outros.

Idosos de Japeri se divertem em festa julina

A animação foi grande na III Festa Julina da Terceira Idade, promovida pela Prefeitura de Japeri, através da Secretaria de Saúde (SEMUS). A confraternização aconteceu na tarde da última sexta-feira (22/07), no CIEP 207 Gilson Amado, que fica centro do distrito de Engenheiro Pedreira. Teve casamento na roça, brincadeiras, sorteio de brindes, dança de quadrilha, comidas típicas e muito forró.

O prefeito da cidade, Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, também participou da festa. “ É uma alegria poder compartilhar com os idosos momentos como este. Quero agradecer a todos os profissionais que cuidam com tanto carinho dos nossos idosos e ainda promovem atividades para lazer e integração.”,

“Fiquei viúva há quatro meses e estou aqui. Sei que meu marido não ia gostar de me ver triste, por isso preparei até uma roupa especial para esta festa. Estou adorando. Os projetos da prefeitura têm me ajudado a não pensar nas dificuldades da vida e a ficar entre amigos”, explicou Maria Edna Cerqueira, 62 anos, moradora do bairro Citrópolis.

Os organizadores da festa se preocuparam com tudo, teve decoração com artigos de festa junina, comida, bebida e doces típicos da região do nordeste do Brasil, além de brincadeiras e  muito forró. “Estou com problemas no joelho e não posso mais dançar. Mas, foi muito bom relembrar as músicas da época da minha juventude. Ganhei presente e estou muito feliz. O prefeito Timor é sempre muito cuidadoso em tudo que faz”, comentou Joaquina José do Nascimento, 70 anos.

Em uma conversa descontraída com os idosos o prefeito citou algumas realizações da prefeitura. “Temos investido em diferentes áreas, como educação, saúde e obras. Agora, conseguimos junto ao governo federal mais três postos para a cidade e o melhor é que todos terão academia para a terceira idade”, anunciou Timor.

Para o secretário de Saúde, Fábio Stasiaki, é muito importante realizar atividades para integração dos idosos. “Precisamos cuidar da mente e do corpo. O prefeito Timor está trabalhando para oferecer melhor qualidade de vida para toda a população”, finalizou Fábio.

Também participaram da festa julina os vereadores Kerly Gustavo e Guigo, além dos secretários municipais Michele Oliveira (Agricultura e Meio Ambiente), Carlos Alberto Loroza, o Pelé, (Esporte, Turismo e Lazer) e Antônio Marcos Aguiar ( Defesa Civil) e toda equipe do Programa Saúde do Idoso.

Japeri discute o SUS em conferência municipal de Saúde

Representantes dos diversos setores da área da saúde se reuniram em Japeri nos dias 22 e 23 de julho para a 6ª Conferência Municipal de Saúde. O encontro, que aconteceu na Escola Municipal Ary Schiavo, foi uma preparação para a Conferência Estadual de Saúde, que deverá acontecer em setembro. O evento foi realizado pelo Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS).
O prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, que participou da mesa de abertura do evento na noite de sexta (22/07), destacou os investimentos realizados na área da saúde. “Estamos priorizando a melhoria da infra-estrutura, com obras de reforma e ampliação das unidades de saúde e também da farmácia popular. Mas estamos fazendo muito mais. Inauguramos o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), onde são realizados vários atendimentos dentários, tudo de graça. Aumentamos a grade de insumos e medicamentos. Acabamos com mais de 50 km de esgoto a céu aberto, investindo em obras de drenagem e pavimentação, e isso também é contribuir com a saúde. Estes são apenas alguns exemplos, e vamos fazer muito mais”, lembrou Timor.
O secretário municipal de Saúde, Fábio Stasiaki, falou da importância da conferência e lembrou que em governos anteriores a conferência não foi realizada em todos os anos. “Em 2007 Japeri não teve representação no Estado porque não houve a conferência municipal. Isto não acontece no governo Timor. Trabalhamos em prol da participação popular, pois na conferência é que a população tem vez e voz. Temos um prefeito diferente de todos os outros, pois investe muito na saúde. E o sucesso neste setor também depende da participação de cada um”, disse Fábio.
Charles Gonçalves, presidente do Conselho Municipal de Saúde, coordenou a mesa de abertura. Antes da leitura do regimento da conferência os presentes assistiram uma mensagem em vídeo do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pedindo a participação de todos na Conferência Nacional de Saúde.
A abertura também contou com a participação dos representantes do Conselho Estadual Saúde, Miguel Jorge Gomes de Oliveira, Nereu Lopes e José Augusto da Silva, além do diretor adjunto da E.M. Ary Schiavo, Mauro Cesar Ramos Porto.
No sábado (23/07) houve palestras e debates sobre o tema “Todos usam o SUS: SUS na Seguridade Social – Política Pública Patrimônio do Povo Brasileiro”, além dos subtemas: “Acesso e Acolhimento com Qualidade, Um desafio para o SUS – Políticas de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e qualidade”; “Participação da comunidade e controle social”; e Gestão do SUS (Financiamento, Pacto pela Saúde e Relação Público x Privados, Gestão do Sistema,do Trabalho e da Educação em Saúde).
 No final do encontro foram eleitos os delegados que representarão Japeri na Conferência Estadual de Saúde. Foram oito delegados, sendo quatro pessoas que utilizam o sistema de saúde, dois profissionais e dois gestores.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Japeri realiza Conferência Municipal de Saúde

Com o objetivo de traçar novas diretrizes para uma melhor política de saúde pública em Japeri, será realizado nos dias 22 e 23 de julho a 6ª Conferência Municipal de Saúde. A iniciativa é da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, e do Conselho Municipal de Saúde. O encontro será realizado no auditório da Escola Municipal Ary Schiavo, que fica na Praça Manoel Marques, 53, centro de Japeri.
A abertura acontecerá na sexta-feira (22/07), a partir das 16h. No sábado, das 8h às 18h, serão realizadas palestras e debates. O tema da 6ª Conferência Municipal de Saúde de Japeri será “Todos Usam o SUS”.

Japeri terá marcha para Jesus


Pastores de Japeri, de várias denominações evangélicas, se reuniram com o prefeito da cidade, Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, na manhã desta quinta-feira (21/07). Durante o encontro, que aconteceu no Ciep 207- Gilson Amado, no centro de Engenheiro Pedreira, foram feitas muitas sugestões e solicitações, como a realização de uma marcha para Jesus.

 “Acredito que a marcha mobilizará muitas pessoas e vamos promover uma intercessão maior pelas famílias de Japeri. É importante conciliar a marcha com orientações, principalmente, para os jovens. Vamos conversar melhor sobre este assunto para viabilizar a realização do evento”, explicou Timor. 

As realizações da prefeitura como reforma dos postos de saúde, escolas, pavimentação de ruas e muitas outras melhorias em diversas áreas foram citadas durante a reunião. “Tenho 48 anos e nunca vi um prefeito como Timor. Você é um homem de palavra, está fazendo o que prometeu. O meu bairro, por exemplo, está passando por uma transformação total. Tenho acompanhado as realizações da prefeitura e acho que as igrejas precisam se unir e participar mais ativamente da administração da cidade”, comentou o pastor Alexandre Dimas, presidente da Ordem dos Pastores Batistas. 

 “Tenho certeza que muitas bênçãos alcançadas por este governo são resultado das orações. Continuem intercedendo por Japeri, pois não podemos parar de crescer”, acrescentou Timor.
O aumento dos casos de violência na cidade também foi lembrado. “Já estamos buscando parcerias para promover várias ações dentro do complexo prisional. Queremos oferecer ocupação e qualificação para os presos. Isso vai beneficiar toda a população, por isso não vamos medir esforços para amenizar esta situação” destacou Timor. 

“Já estamos preparando os projetos que serão implantados. O governo do Estado será nosso parceiro. O prefeito Timor tem lutado por isso”, destacou o secretário municipal de Assistência Social e Trabalho, Sidnei Coutinho.
Além de pastores e líderes comunitários também participaram da reunião o vereador Marcus Arruda e o secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transporte, Paulo Roberto Affonso Rêgo.   O encontro terminou com uma oração realizada pelo pastor Antônio Fernandes, da  igreja Assembleia de Deus Glória com Cristo, no bairro Delamare.

Japeri perde um grande líder

A cidade de Japeri perdeu um morador ilustre. Antônio Jorge Ferreira de Aruante, mais conhecido como Jorge Crosbal, faleceu na última segunda-feira (17/07), de insuficiência respiratória. Cerca de 500 pessoas, entre colegas de trabalho, amigos e familiares, se reuniram, nesta terça-feira (19/07), no Cemitério Vale da Saudade, em Queimados, para se despedir de Crosbal. O prefeito da cidade de Japeri, Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, também esteve presente.
“É um momento de muita tristeza. Quero expressar meus sentimentos e ser solidário à família neste momento tão difícil. Crosbal era um grande amigo  de longa data, ele merece nosso carinho, respeito e admiração. É uma grande perda para todos nós”, comentou Timor.
Atualmente Crosbal ocupava o cargo de subsecretário de Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Japeri. Mas, sua trajetória é bem longa. Sempre esteve envolvido nas questões políticas da cidade. Participou ativamente do movimento de emancipação de Japeri e entre as muitas funções que desempenhou, Crosbal foi presidente da Associação de Moradores do bairro Delamare, vereador entre os anos de 2001 e 2004 e secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Japeri de 2005 a 2007.
Jorge Crosbal estava internado no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes – Saracuruna. “Todas as vezes que o visitava no hospital ele perguntava o que estava acontecendo na cidade. Queria saber das novidades e dos amigos. Ele lutou muito, ajudou a escrever a história de Japeri. Antes dele as pessoas não sabiam a importância das questões que envolvem o meio ambiente. É uma pena ele ter nos deixado tão precocemente”, lamentou a filha Gisele de Moraes.

Japeri promove festa julina para idosos

Cerca de 400 idosos são esperados na III Festa Julina da Terceira Idade, promovida pela Prefeitura de Japeri, através da Secretaria de Saúde (SEMUS). A festa acontecerá na próxima sexta-feira (22/07),  das 14h às 17h, no CIEP 207 Gilson Amado, que fica na avenida Francisco Antônio Russo, nº 38, centro do distrito de Engenheiro Pedreira.
Os organizadores do evento programaram atvidades diversificadas para animar os idosos.  Além de distribuição de doces e salgados típicos, a festa terá a tradicional quadrilha com o casamento na roça. Também haverá brincadeiras e jogos. Tudo de graça.

Servidores de Japeri receberão PASEP em folha de pagamento


Os funcionários da Prefeitura de Japeri não precisarão mais enfrentar as filas de banco para receber o abono do PASEP. O prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, assinou convênio com o Banco do Brasil para efetuar o pagamento do benefício em folha de pagamento. Nesta quarta-feira (20/07) a equipe da Secretaria de Administração (SEMAD) recebeu orientações sobre o funcionamento do novo sistema eletrônico.
Os pagamentos dos abonos serão efetuados a partir de agosto, obedecendo o calendário do benefício. “Este convênio demonstra a atenção que o prefeito Timor tem dado para o funcionalismo público municipal, entre tantos outros investimentos que ele vem realizando na área. Aproximadamente dois mil funcionários da prefeitura preenchem os requisitos previstos em lei para o recebimento do abono, que é liberado anualmente para os trabalhadores cadastrados no PIS/PASEP”, explica a secretária de Administração, Leda Pontes.
A implantação do sistema foi realizada pelo gerente de Relacionamento da Agência Setor Público do Banco do Brasil, Gilmar Lemos da Silva. “Até então, para receber o abono do PASEP os funcionários tinham que se dirigir às agências de Paracambi e Queimados. Através desta parceria com a prefeitura podemos oferecer esta comodidade do pagamento em folha. Vale ressaltar que nem todos os trabalhadores têm direito ao PIS/PASEP, pois devem atender às condições listadas para a concessão do benefício”, destaca Gilmar.
O abono salarial equivale ao valor de um salário mínimo, vigente na data de pagamento. Para ter direito ao benefício os trabalhadores tem que atender às seguintes condições: estar cadastrado há pelo menos 5 anos no PIS/PASEP; ter recebido, de empregadores contribuintes do PIS/PASEP, remuneração mensal de até 2 salários mínimos médios durante o ano base que for considerado para atribuição do benefício;  ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano base considerado para apuração; e ter seus dados informados corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano base considerado.

Prefeitura de Japeri realiza palestras de prevenção à saúde em fábrica da região

Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) da Prefeitura de Japeri estão realizando palestra sobre prevenção em saúde na fábrica de andaimes Tech Steel  Jesiana Indústria e Comércio Ltda. A iniciativa faz parte da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) da fábrica. A cada dia é realizada uma palestra. Nesta quarta-feira (20/07) o assunto foi o combate à Dengue.
“Em março deste ano os técnicos do Programa Saúde do Trabalhador fizeram uma inspeção na fábrica, daí surgiu a parceria. Na última semana a Secretaria de Saúde realizou campanha de vacinação contra tétano e gripe, e agora várias coordenadorias estão participando desta semana de prevenção em saúde”, explica o coordenador de Vigilância Sanitária e do programa Saúde do Trabalhor, Josélio Abreu Rosa.
Na segunda-feira (18/07) a palestra foi sobre higiene pessoal. Na terça (19/07) os técnicos do programa Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) fizeram uma exposição sobre o Programa de Hipertensão e Diabetes (HIPERDIA). “Estas doenças são silenciosas, por isso fizemos um alerta sobre a importância da prevenção. Além de informativos sobre diabetes, hipertensão, e a importância da alimentação saudável, orientamos sobre os locais de atendimento”, completa Lucy Gomes, coordenadora do programa Hiperdia.
As próximas palestras serão sobre tuberculose e tabagismo, que serão realizadas na quinta-feira, e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)/AIDS, que acontecerá na sexta-feira. “A parceria com a Tech Steel  está sendo muito importante para a saúde destes trabalhadores. Esta foi a primeira empresa, mas a Secretaria de Saúde está à disposição para outras solicitações”, anuncia o secretário municipal de Saúde, Fábio Stasiaki.
O técnico em segurança da Tech Steel, Alexandre Ferreira de Deus, agradeceu a parceria.“Estas palestras serão importantes não somente para o dia-a-dia na empresa, como também para toda a comunidade, pois a maioria dos trabalhadores da fábrica mora na região. É a primeira vez que realizamos esta semana em parceria com a prefeitura, e o apoio está dando muito certo”, completa Alexandre.
A cada dia participam das palestras cerca de 70 funcionários da fábrica. Além de tirar dúvidas sobre cada assunto, são distribuídos orientações sobre saúde.
“Estou participando todos os dias. Aprendi bastante coisas interessantes, principalmente sobre o combate a Dengue, que podemos fazer em casa para ajudar a combater o mosquito. Nós também podemos fazer a nossa parte para manter a saúde em dia”, ensina Evandro Porto Pinto, de 27 anos, auxiliar de ferramentaria da fábrica e morador do bairro Jaceruba.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Colônia de Férias é sucesso em Japeri

Cerca de 170 alunos dos projetos esportivos de Japeri estão participando da 1ª Colônia de Férias. A iniciativa é da prefeitura, através da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer (SEMETULER). As atividades, que começaram nesta terça-feira (19/07), estão sendo realizadas, no Sítio Amarelinho, que fica na estrada Ary Schiavo, s/nº, no bairro Chacrinha. O número de participantes superou as expectativas dos organizadores.
“O número de vagas era de 150, mas devido à grande procura dos alunos resolvemos ampliar. O objetivo da colônia de férias é promover momentos de lazer e integração entre os atletas dos diversos projetos esportivos que a prefeitura oferece. Devido ao grande sucesso, pretendemos fazer outra colônia no final do ano”, anuncia o secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Carlos Alberto Loroza, o Pelé.
Para participar das atividades os alunos foram divididos em oito equipes, de acordo com a faixa etária. Cada grupo recebeu uma cor de camisa. Os atletas de 7 a 9 anos ficaram com a cor vermelha, os de 10 a 12 anos com a azul, 13 a 15 anos com a verde e 16 e 17 anos com a amarela.
Os alunos participaram de basquete, vôlei com bola gigante, queimada, futebol, dança, além de recreação, jogos e brincadeiras. Os atletas também puderam aproveitar as duas piscinas do local. Todas as atividades foram monitoradas por professores e estagiários de educação física da SEMETULER.
“Assim que soube da colônia de férias me inscrevi. Estou adorando.Participei de todas as atividades, e gostei mais da queimada”, disse Lorena Albino de 11 anos, atleta do projeto de natação.
Caio William Rodrigues Manso, de 15 anos, atacante no projeto de futebol realizado no campo do Ajax, também gostou da colônia de férias. “Achei a ideia muito boa, pois alem de me divertir estou fazendo novos amigos”, completou Caio.
A 1º Colônia de Férias de Japeri será realizada somente às terças e quintas. Os próximos dias serão 21, 26 e 28 de julho.

Japeri faz cadastro para oferecer gratuidade nos transportes públicos


Deficientes físicos e portadores de doenças crônicas, que moram em Japeri, já podem se cadastrar para ter acesso aos transportes públicos de graça. O atendimento começou nesta segunda-feira (18/07), na Secretaria Municipal de Segurança Pública Trânsito e Transporte (Semuseg).

Através de parceria entre a Prefeitura e o governo do Estado os moradores da cidade terão acesso ao novo Vale Social, que garante gratuidade nos ônibus municipais e intermunicipais, trem, metrô e barca. Em alguns casos os acompanhantes também são beneficiados.
“O prefeito Timor está dando todo o suporte para a execução deste benefício, que é pioneiro no município. Vale ressaltar que os doentes que não podem se locomover continuarão sendo transportados pela prefeitura para seus tratamentos em hospitais do Estado”, explica o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Transporte, Paulo Roberto Affonso Rego.
Para se cadastrar é necessário levar todos os documentos, como identidade, CPF e comprovante de residência, além de laudo médico. “Quem tiver dúvidas basta ligar para telefone 2664-1812, que faremos todo o possível para ajudar. Contamos com o apoio das secretarias municipais de Saúde e Ação Social e Trabalho, para resolver problemas de laudo médico ou falta de documentação. O importante é que as pessoas façam o cadastro para obter o benefício”, completou Paulo.
Após o cadastro, a verificação dos dados e a marcação de perícia, o benefício é concedido dentro de 30 dias.
A Semuseg fica na avenida São João Evangelista, s/nº, centro do distrito de Engenheiro Pedreira. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Mais informações através do telefone 2664-1812.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Japeri se prepara para conferência regional dos direitos do Idoso

Representantes de diversas instituições participaram nesta segunda-feira (18/07) da 1ª Conferência do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Japeri. A iniciativa teve o apoio da prefeitura. O encontro aconteceu no auditório da Escola Municipal Bernardino de Melo, no centro do distrito de Engenheiro Pedreira.
 O encontro foi uma preparação para a Conferência Regional dos Direitos do Idoso, que acontecerá nos dias 20 e 21 de julho em Nova Iguaçu, onde serão eleitos os delegados para participação na conferência estadual.
A mesa de abertura contou com a presença da presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Japeri, Milca de Oliveira da Silva, e dos demais membros Carlos Augusto Bastos, Maria Cristina Alves de Souza  e Célia Geanizelle. Também participaram o presidente da Associação de Moradores do Chacrinha, Joaquim Marçal de Souza e o presidente do Conselho do Idoso de Paracambi, Marcelo Armond Costa.
Na Conferência foi debatido o tema “O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil”. Também houve palestra sobre “Pessoa Idosa: Protagonista da Conquista e efetivação dos seus Direitos”; e “Fortalecimento e Integração dos Conselhos: Existir, participar, estar ao alcance e comprometer-se com a defesa dos direitos”.
A aposentada Geny Rogerio de Souza, de 76 anos, moradora do bairro Alecrim, aprovou o encontro. “Gostei muito de participar porque fiquei informada de muitas coisas que tenho direito e não sabia”, explicou Geny.
O secretário de Segurança Pública, Trânsito e Transportes de Japeri, Paulo Roberto Affonso Rego, também fez parte da mesa de abertura e aproveitou o encontro para divulgar o cadastramento para o novo Vale Social, benefício que concede gratuidade a deficientes físicos e portadores de doenças crônicas em ônibus municipais, intermunicipais, trem, metro e barca.
“Somos pioneiros na implantação do novo Vale Social, que beneficia diretamente este público. Temos um posto de cadastramento na Secretaria de Segurança, que fica no centro do distrito de Engenheiro Pedreira, e em breve implantaremos outro em Japeri para ampliar o atendimento”, anunciou Paulo.
Depois das palestras houve debate. A mesa também ouviu a opinião do público presente. No final foi feito o encaminhamento das propostas, que serão debatidas na conferência regional.

Caminhada ecológica de Japeri atrai vários moradores

Cerca de 200 moradores de Japeri participaram no último sábado (16/07) da 1ª Caminhada Ecológica, iniciativa promovida pela prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAGMA). A ação teve como objetivo conscientizar para a preservação do meio ambiente, promover qualidade em saúde e incentivar a prática de esportes.
Além de fazer parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente, a Caminhada marcou a conquista da lei nº 1.222/2011, de 5 de julho, que transformou o Pico da Coragem em Área de Proteção Ambiental. O local é um dos pontos turísticos mais bonitos de Japeri, onde há uma pista para prática de vôo livre, que atrai turistas e esportistas de todo o Estado. 
“Esta caminhada teve o objetivo de chamar a atenção da população para a importância de preservar o meio ambiente. A APA foi uma grande conquista, mas precisamos que os moradores nos ajudem a conscientizar os turistas que visitam o Pico da Coragem a não jogar lixo na mata ou nas cachoeiras do local. Também fizemos questão de fazer uma ação para contemplação da natureza e promoção da saúde, através da prática de esportes”, explicou a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Michele Oliveira.
A programação contou com diversas atividades, que aconteceram no Sítio do Amarelinho, no bairro Chacrinha. Antes da caminhada os participantes tiveram aulas de alongamento, relaxamento e tai chi chuan, realizadas por professores de educação física das secretarias municipais de Esporte, Turismo e Lazer (SEMETULER) e Educação e Cultura (SEMEC). O evento também contou com apoio das secretarias municipais de Saúde (SEMUS) e Defesa Civil (SEMDEC).
Todos os participantes da 1ª Caminhada Ecológica ganharam camisa e boné. As crianças também puderam brincar de graça nos brinquedos montados no local.
Cerca de 60 integrantes do Programa Saúde do Idoso acompanharam as atividades. “Achei esta ideia show de bola. Participo de todas as atividades promovidas pela prefeitura para os idosos. E este foi muito bom porque fizemos atividades saudáveis, nesta paisagem linda. Muito bom”, disse José Carlos dos Santos, de 62 anos, que fez parte de um dos grupos mais animados da caminhada, formado por Carlos Alberto Lima (70 anos), Roberto Gomes da Silva (60) e Manoel Bueno Vicente (61).
As mulheres também não ficaram para trás na empolgação, como Lurdite Melo Lopes, de 64 anos, e Inês da Silva e Silva, de 60. “Quem não veio perdeu. Foi a primeira vez que participei de uma caminhada e adorei”, completou Lurdite.
A caminhada foi dividida em etapas, de acordo com as condições físicas de cada participante. A largada foi no Sítio do Amarelinho, passando pela Estrada Ary Schiavo, até a entrada do Pico da Coragem. Algumas pessoas subiram até um trecho. Outras continuaram até a metade do caminho, onde ficam algumas cachoeiras, e cerca de 50 pessoas terminaram o percurso até a rampa de vôo livre. Em cada etapa houve o acompanhamento de professores de educação física.  Uma ambulância da SAMU e uma viatura da Defesa Civil ficaram de plantão na entrada do Pico da Coragem, mas não houve qualquer eventualidade.
No retorno alguns participantes ainda percorreram trechos do Sítio do Amarelinho, onde a bióloga da SEMAGMA, Angélica Aguiar, explicou curiosidades da flora e da fauna do local.
Para repor as energias foram distribuídos, água, frutas e picolé. No final também teve distribuição de panfletos com orientações sobre cuidados com a saúde e alimentação saudável.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Japeri realiza primeira conferência sobre o Idoso

A Prefeitura de Japeri realiza na segunda-feira (18/07) a 1ª Conferência do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso. O encontro acontecerá, das 9h às 14h, na Escola Municipal Bernardino de Melo, que fica na Estrada Santo Antônio, número 2, centro do distrito de Engenheiro Pedreira.
Além do tema “O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil”, serão debatidos quatro eixos temáticos : Diretrizes Orçamentárias; Plano Integrado; Orçamento Público da União, Estado, Distrito Federal e municípios; e Conhecer para Exigir, Exigir para Incluir.
Estão convidados representantes de organizações não governamentais, gestores públicos, técnicos e demais pessoas interessadas no tema.

Feira da Agricultura Familiar é sucesso em Japeri

Devido ao grande sucesso, continua a Feira da Agricultura Familiar de Japeri. Produtos fresquinhos, diretamente das fazendas e sítios da região, fazem a alegria das donas de casa. A feira acontece todas as sextas-feiras, das 7h às 13h, na rua Oliver Ramos de Oliveira, esquina com avenida Francisco Antônio Russo, no centro do distrito de Engenheiro Pedreira.
A feira, pioneira no município, teve seu projeto piloto lançado durante as comemorações da Semana do Meio Ambiente na cidade, que aconteceu de 6 a 10 de junho. A pedido dos produtores rurais da região, a iniciativa se tornou um ponto de venda semanal.
“Esta feira foi idealizada para ser uma alternativa de comercialização dos produtos da região, aumentando assim a renda do produtor rural”, explicou a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Michele Oliveira.
Os produtos encontrados na feira são variados. Há frutas, verduras e legumes, como banana, cajá, cana, diferentes espécies de limão (doce, galego e Taiti), alface, taioba, abobrinha, aipim, quiabo e palmito. A população também pode comprar ovos de galinhas criadas no quintal, mudas de jiló, berinjela e pimentão, queijo, mel, pólem e própolis, artesanato, cachaça artesanal, licores de jabuticaba e de cravo e canela, doces em compotas e bolos feitos com produtos da região.
“Estamos muito felizes com esta feira criada pela prefeitura. Vendo tudo cedinho. A procura é muito grande. Meus queijos são disputados. Chego a fazer até encomenda para atender a clientela”, comemora a produtora Célia Dutra, proprietária de um sítio no bairro Pedra Lisa.
A dona de Casa Celi Neves da Cunha se tornou freguesa da feira, desde o dia do lançamento. “Adoro os produtos daqui. É tudo fresquinho, de qualidade e bom preço. Não há uma sexta-feira que eu não passe aqui para levar alguma coisa. Sempre chego cedinho”, ensina Celi.

Colônia de Férias em Japeri começa na terça-feira

A Prefeitura de Japeri, através da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer (SEMETULER),  realizará nos dias 19, 21, 26 e 28 de julho a 1ª Colônia de Férias para as crianças dos projetos esportivos. As atividades acontecerão, das 8h às 11h20, no Sítio Amarelinho, que fica na estrada Ary Schiavo, s/nº, no bairro Chacrinha.
Além de ônibus para transportar os alunos até o local, a Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer oferecerá café da manhã e frutas para as crianças.
A colônia de férias tem o objetivo de promover diversão e integração entre os atletas dos projetos, além de incentivar a prática de exercícios. Todas as atividades terão a supervisão de professores e coordenadores.
Para participar basta que os responsáveis pelos menores compareçam até segunda-feira (18/07), na sede da SEMETULER, para assinar um termo de autorização. A Secretaria fica na Avenida São João Evangelista, s/nº, centro do distrito de Engenheiro Pedreira. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Outra opção é procurar os professores ou coordenadores nos locais onde os projetos são realizados, para assinar o termo de autorização.