sexta-feira, 29 de abril de 2011

Japeri recebe visita de deputado federal


O deputado federal Glauber de Medeiros Braga se encontrou com o prefeito de Japeri, Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, na manhã desta sexta-feira (29/04), na sede da prefeitura.  A reunião foi para apresentar propostas. “Aproveitei a oportunidade para visitar o prefeito Timor e me coloquei a disposição para, em Brasília, acompanhar os projetos que vão beneficiar os moradores de Japeri. Também estou divulgando a necessidade de criar o Código Nacional de Proteção de Defesa Civil. Entre outros temas o código vai cuidar dos assuntos relacionados com as tragédias climáticas e agilizar a liberação de recursos, caso os municípios precisem”, explicou Glauber.

Os benefícios do código foram analisados pelo prefeito. “É uma honra para Japeri ter o deputado em nossa cidade. As propostas apresentadas são muito boas. Toda iniciativa que puder beneficiar a os moradores é bem-vinda”, acrescentou Timor. Também participaram da reunião os vereadores José Ademar (presidente da Câmara), Oswaldo Henrique de Almeida (o Val) e César Melo, além do presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB),em Nilópolis,  Mauro Alves Pereira. Flavia Rodrigues

Japeri se prepara para implantar conselhos escolares


Diretores das escolas municipais de Japeri e orientadores educacionais e pedagógicos participaram nesta sexta-feira (29/04) de uma oficina de capacitação para a implantação de conselhos escolares. O encontro aconteceu no auditório da Escola Municipal Bernardino de Melo, no centro do distrito de Engenheiro Pedreira. A oficina, promovida pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), foi realizada por representantes do Grupo de Articulação e Fortalecimento dos Conselhos Escolares (GAFCE), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
“Esta reunião foi o primeiro passo para a implantação dos conselhos escolares. O próximo será a divulgação e conscientização junto a comunidade escolar. O conselho escolar é fundamental para a integração da comunidade com a escola, o que melhora o processo ensino-aprendizagem, gerando uma gestão democrática e participativa”, destacou a secretária de Educação e Cultura, Míriam de Paz.
As palestras da oficina de capacitação foram realizadas pelo articulador do Conselho Escolar de Mobilização Social pela Educação, David Francisco Arcênio, e pela implementadora dos conselhos escolares de São João de Meriti e Mesquita, Silma Cleris Rosa de Mendonça, ambos do GAFCE.
“O objetivo deste encontro foi para sensibilizar os gestores em relação a implantação dos conselhos escolares, processo fundamental para a participação da comunidade na melhoria da educação. Japeri tem participado de todas as reuniões da representação do MEC no Rio de Janeiro. O município tem buscado apoio tecnológico, assinou o compromisso "Todos Pela Educação", e vem mostrando bons resultados em planejamento e gestão, o que facilita o repasse de verbas. Japeri está de parabéns”, elogiou David.

O que é Conselho Escolar
O Conselho Escolar é constituído por representantes de pais,estudantes,professores, demais funcionários, membros da comunidade local e o diretor da escola. Cada escola deve estabelecer regras transparentes e democráticas de eleição dos membros do conselho.

Cabe ao Conselho Escolar zelar pela manutenção da escola e participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira, contribuindo com as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade de ensino. Eles têm funções deliberativas, consultivas, fiscais e mobilizadoras, garantindo a gestão democrática nas escolas públicas.

Entre as atividades dos conselheiros estão, por exemplo, definir e fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à escola e discutir o projeto pedagógico com a direção e os professores.
As famílias podem se envolver ativamente nas decisões tomadas pelas escolas dos seus filhos. Candidatar-se a uma vaga no conselho escolar é uma boa maneira de acompanhar e auxiliar o trabalho dos gestores escolares.

Japeri prepara programação especial para vacinação contra gripe

AVISO DE PAUTA


Todos os postos de saúde de Japeri já se prepararam para o dia nacional de mobilização contra a gripe. O dia D da campanha de vacinação acontecerá no sábado (30/04), das 8h às 17h. Desta vez, além das pessoas acima de 60 anos poderão se vacinar gestantes e crianças com idade entre 6 meses e 1 ano e 11 meses. A vacina protege contra os três vírus que mais circulam no Hemisfério Sul, inclusive o da influenza A (H1N1).

Japeri recebeu do Ministério da Saúde dez mil doses da vacina. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar pelo menos oito mil idosos. Estudos indicam que a vacina contra gripe reduz em até 45% as internações por pneumonia na população com mais de 60 anos de idade. No caso das crianças, a vacina será aplicada em duas etapas. Na primeira vez, é aplicada meia dose. No mês seguinte, os pais devem voltar ao posto de saúde para que seja aplicada mais meia dose na criança. A vacina é contraindicada para quem tem alergia a ovo. Quem apresenta deficiência na produção de anticorpos, deve consultar antes um médico. A campanha de vacinação contra a gripe começou no dia 25 de abril. Quem não puder ir aos postos de saúde neste sábado poderá procurar uma unidade de saúde até o dia 13 de maio, quando termina a campanha.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Trabalhadores de Japeri participam de ação de prevenção a saúde

Verificação de pressão arterial e glicose, e consultas em auricoloterapia (acumpuntura na orelha) foram os serviços oferecidos durante ação de prevenção à saúde do trabalhador em Japeri. A ação aconteceu nesta quinta-feira (28/04), na Praça Olavo Bilac, centro do distrito de Engenheiro Pedreira. A iniciativa realizada pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), foi em comemoração ao Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
Durante e ação o coordenador de Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador, Josélio Abreu Rosa, destacou os avanços realizados na área. “O programa foi instalado em Japeri, no primeiro ano do governo Timor, em novembro de 2009. De lá para cá tivemos várias conquistas. Compramos equipamentos de proteção para nossa equipe realizar fiscalização nas empresas, melhoramos o sistema de notificações de acidentes de trabalho, o retorno das empresas a cumprir as determinações exigidas teve crescimento, e estamos acima das metas estabelecidas pelo Estado para o setor”, explicou Josélio.
Além de oferecer os serviços gratuitos em prevenção à saúde, durante a ação os técnicos da SEMUS distribuíram informativos com orientações sobre o Programa Saúde do Trabalhador. Os folhetos foram entregues a comerciantes, mototaxistas, motoristas de ônibus, e demais trabalhadores que aproveitaram o atendimento para manter a saúde em dia.
“Esta comemoração é muito importante para que a população conheça o programa, e busque a prevenção contra doenças. É uma data marcante, comemorada em vários municípios para divulgar a saúde do trabalhador”, completou a diretora do programa Saúde do Trabalhador Japeri, Maria da Penha Oliveira.
A ação também teve a participação de Ananias Ferreira Nascimento, diretor da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador, órgão responsável pelos municípios de Japeri e Queimados. “Estamos apoiando esta ação para buscar orientar principalmente os motoristas de ônibus. Temos dados que muitos destes profissionais passam mal ao volante devido simplesmente a falta de acompanhamento médico ou exames de prevenção”, lembrou Ananias.
Evaldo Pereira dos Santos, técnico em refrigeração de uma empresa prestadora de serviço na região, aproveitou a ação para manter os exames em dia. “Gostei muito da ideia. Estava passando na praça e em poucos minutos pude ver se minha pressão e a glicose estão boas. Graças a Deus está tudo certo, mas é sempre bom se prevenir. Parabéns à prefeitura pela iniciativa”, disse Evaldo.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Diversas atividades gratuitas em ação social em Japeri


Os moradores do bairro Jardim Delamare tiveram nesta quarta-feira (27/04) um dia de atividades e serviços gratuitos. A ação aconteceu na Escola Municipal Pastor Tasso de Andrade de Oliveira. A iniciativa foi uma parceria da prefeitura com o comitê Ação da Cidadania e o Ministério da Saúde.
Os serviços foram divididos por cada órgão responsável. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) cedeu o espaço. Já a Secretaria Municipal de Ação Social e Trabalho (SEMAST) ofereceu os serviços de corte de cabelo, manicure, verificação de pressão arterial, auricoloterapia (acupuntura na orelha), ventosaterapia (terapia com ventosas), atendimento psico-pedagógico, orientação sobre Bolsa Família, informações sobre os programas de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e Projovem,teatro de fantoches e pula-pula para as crianças.
Para atrair a atenção do público, os agentes da Secretaria Municipal de Defesa Civil fizeram recreação com as crianças. Logo após foi realizada uma palestra sobre prevenção de acidentes e orientação sobre construções irregulares. “A Defesa Civil busca sempre estar em eventos como este para lembrar os moradores sobre os riscos de acidentes. Também lembramos o número de telefone 199, para qualquer emergência”, completou o secretário de Defesa Civil, Antônio Marcos Aguiar.
Técnicos do Ministério da Saúde apresentaram palestra sobre combate a Dengue. Já o comitê Ação da Cidadania ofereceu os serviços de aplicação de flúor, pintura facial e contação de história para as crianças. “Chamamos esta ação social de Dia de Participação Cidadã. É um evento que tem o objetivo de reunir a sociedade e o poder público, dando visibilidade às práticas sociais, proporcionando um dia de cidadania para a família na escola”, explicou Valeska Xavier, coordenadora de ações sociais do comitê Ação da Cidadania, órgão responsável pelo evento.
A dona de casa Luciana da Conceição Rodrigues, de 26 anos, levou seus dois filhos para aproveitar a recreação na ação social. “Eles adoraram. Foi um dia inteiro de brincadeiras. Mas também aproveitei para fazer aplicação de flúor neles. Gostei muito da ideia de trazer estes serviços perto de minha casa”, disse Luciana.
A instrutora de alunos da Escola Municipal Pastor Tasso de Andrade de Oliveira, Marly Machado Mota, de 52 anos, também aproveitou o evento para colocar a saúde em dia. “Fiz auricoloterapia e ventosaterapia para aliviar as minhas dores de coluna. Dizem que este tratamento é ótimo. A minha escola foi muito beneficiada com esta ação. Adorei”, completou Marly.
O evento também teve a parceria da Organização Não Governamental ADR.

Sorteio de muitos prêmios na festa do trabalhador em Japeri

A festa em homenagem ao trabalhador em Japeri terá sorteio de vários prêmios. Haverá uma moto 0 km, uma TV de 21 polegadas, uma geladeira, um computador, um fogão, quatro aparelhos de DVD e muito mais. A prefeitura de Japeri preparou uma programação especial para animar o público. Haverá shows com o grupo Revelação, o cantor Rodriguinho, Mc Marcinho, Dj Brinquinho, Mulher Melancia, grupo Vestígio Humano e a bateria da Escola de Samba Beija Flor de Nilópolis.  A apresentação ficará por conta da equipe de promoções da BEAT 98.  A festa acontece no sábado, dia 30 de abril, a partir das 18h, no Paço Municipal, em frente à sede da prefeitura. A entrada é gratuita.

Formaturas agitam escolas municipais de Japeri

Sexta-feira (17/12) foi dia de formatura em três escolas municipais de Japeri. No total receberam diplomas de conclusão 360 alunos das escolas Pedra Lisa, Pastor Aristides Arruda e Ary Schiavo. As cerimônias tiveram a presença do prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor.
“É um prazer participar destas formaturas. É mais uma fase na vida destes estudantes que está sendo concluída. Estes alunos são o futuro de Japeri, por isso parabenizo os pais e familiares por este dia. O objetivo da prefeitura é investir cada vez mais na educação, e trazer mais investimentos em todas as áreas. Vamos transformar Japeri em um canteiro de obras em 2011”, destacou o prefeito Timor.
Na Escola Municipal Pedra Lisa receberam diplomas de formatura 27 alunos da Educação Infantil e 50 estudantes do 5º ano de escolaridade. A cerimônia, organizada pelo diretor da unidade, José Antônio Correia, foi realizada na própria escola, tendo a presença de pais, professores e amigos dos formandos.
A cerimônia de formatura dos alunos da E.M. Pastor Aristides Arruda aconteceu no salão de festas Ágape, no bairro Nova Belém. Pela manhã se formaram 64 estudantes da Educação Infantil. À tarde foi a vez de 138 alunos do 5º ano. Vestidos de branco, os alunos participaram de um coral em homenagem aos professores. A festa também contou com a presença do vereador Marcos Arruda, da diretora Rosiane Nascimento de Almeida e da diretora Adjunta Leilane Batista Lucio Carvalho. 
“O prefeito Timor tem investido muito na reforma de escolas. Isto tudo para dar conforto a alunos e professores. Nunca um prefeito na história de Japeri investiu tanto na educação. Timor está realizando um ótimo trabalho”, acrescentou Marcos Arruda.
À noite foi a vez da festa de formatura da E.M. Ary Schiavo. A cerimônia aconteceu na quadra da escola, com a presença de pais, alunos e professores, além da diretora Leila Verônica da Silva e do vereador Marcos Arruda. No total se formaram 60 estudantes do 9º ano de escolaridade e 22 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 
Na formatura as meninas vieram vestidas de preto, e os meninos de blusa branca e calça preta. Os estudantes fizeram homenagens à direção da escola e aos professores. Cada aluno ganhou um quadro com sua foto à frente da bandeira do Brasil. “Foi um ano de muito trabalho, mas com grandes conquistas para cada membro desta escola. Estou feliz porque estes alunos vão passar para uma nova fase de suas vidas, e desejamos a eles muitas felicidades”, disse a diretora Leila Silva.
Durante a solenidade houve a exposição dos trabalhos realizados nos projetos Japeri Mostra a Sua Cara Negra, Soletrando, Música para Todos, Japeri Estação Trabalho, palestra sobre drogas, Olimpíada Escolar, Desfile Cívico, Intercâmbio Japeri-Queimados, Caminhada Ecológica, e fotos dos passeios ao Pão de Açúcar e a visita a Petrópolis.
O prefeito Timor lembrou os investimentos feitos na Educação durante o ano. “Entregamos uniformes completos a todos os alunos, além de kits escolares e kits de higiene. Estamos reformando escolas municipais e também construindo creches. Em breve traremos mais novidades para o setor”, anunciou Timor.

Nota de Cancelamento – inauguração dos Postos de Saúde

Devido à previsão de chuva para os próximos dias as inaugurações dos postos de saúde dos bairros Santa Amélia e Nova Belém foram canceladas. Nesta quinta-feira (28/04), seria a reinuaguração do posto do bairro Santa Amélia, que fica na rua Laura, nº61, Santa Amélia. Na sexta-feira (29/04), seria entregue à população o posto de saúde do Nova Belém, localizado na rua Augusto Batista de Carvalho ( antiga rua Tobias), s/nº, bairro Nova Belém. As novas datas serão divulgadas em breve.

Novas atrações na festa do trabalhador em Japeri

Esta tudo pronto para a festa em homenagem ao dia do trabalhador em Japeri. A prefeitura preparou uma programação especial para animar o público. Dj Brinquinho e Mulher Melancia são as novas atrações confirmadas. A festa também terá show do grupo Revelação, do cantor Rodriguinho, do Mc Marcinho, do grupo Vestígio Humano e da bateria da Escola de Samba Beija Flor de Nilópolis.  O show acontece no sábado, dia 30 de abril, no Paço Municipal, em frente à sede da prefeitura de Japeri, a partir das 18h. A apresentação ficará por conta da equipe de promoções da BEAT 98. A festa é de graça e ainda tem sorteio de uma moto, bicicletas e vários outros prêmios.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Japeri realiza parceria para implantação de aterro sanitário

O prefeito de Japeri, Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor e a secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Michele Oliveira, participaram nesta segunda-feira (25/04) da reunião extraordinária do Consórcio Centro Sul 1. O encontro, que aconteceu em Paracambi, reuniu prefeitos e secretários de meio ambiente dos cinco municípios que compõe o consórcio: Japeri, Paracambi, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin e Queimados.
Durante o encontro, além da aprovação do estatuto social do Consórcio Centro Sul 1, foram eleitos os membros que irão compor o consórcio na presidência, na diretoria executiva, no conselho fiscal e na gerência operacional. A secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Japeri, Michele Oliveira, irá ocupar o cargo de terceira conselheira fiscal.
O Consórcio Centro Sul 1 será responsável pela administração do aterro sanitário que está sendo construído em Paracambi. O aterro irá atender todos os cinco municípios que compõe o consórcio.
“Devemos nos preocupar com a destinação correta do lixo, e Japeri já está se mobilizando em atenção a isso”, completou o prefeito Timor.

Japeri realiza ação de prevenção à saúde do trabalhador


A prefeitura de Japeri, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realizará na quinta-feira (28/04) uma ação de prevenção à saúde do trabalhador. Técnicos da SEMUS estarão realizando consultas em auricoloterapia (acupuntura na orelha) e verificando a pressão arterial e a glicose, além de fornecer informações sobre o programa Saúde do Trabalhador. A mini-ação acontecerá das 9h às 13h na Praça Olavo Bilac, centro do distrito de Engenheiro Pedreira.

Terça será dia de prevenção à hipertensão em Japeri



Os moradores de Japeri poderão participar nesta terça-feira (26/04) de uma ação de prevenção para identificar casos de hipertensão arterial e diabetes. A iniciativa é da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS). A ação é em comemoração ao Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial. Técnicos do Programa de Doenças e Agravos não Transmissíveis (DANT) estarão, das 9h às 11h, em dois locais: Na praça Olavo Bilac, no centro do distrito de Engenheiro Pedreira, e na Unidade Básica de Saúde de Japeri, na avenida Doutor Arruda Negreiros, s/nº, centro de Japeri. Além de verificar a pressão arterial, os moradores também poderão fazer o teste de glicemia. Os casos detectados de hipertensão e diabetes serão encaminhados para acompanhamento nos postos de saúde do município.

Prefeitura de Japeri e Firjan discutem sobre melhorias


Na manhã desta terça-feira (26/04) representantes da Firjan-Baixada se reuniram com o prefeito de Japeri, Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, e secretários municipais para discutir sobre projetos e parcerias que as instituições pretendem firmar. A reunião aconteceu na sede da prefeitura.
“Estamos à disposição para fazer tudo que for necessário para melhorar a vida da população. Este é o governo de trabalho, que tem compromisso com o povo. Precisamos muito da Firjan para nos orientar e também para ajudar na parceria com outras instituições. Queremos implantar mais projetos  e cursos na cidade”, disse o prefeito Timor.
Durante a reunião o gerente de Estudos Econômicos da Firjan, Guilherme das Mercês, apresentou os índices de IFDM- Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal. “Os dados apresentados são do ano de 2007. Pelo que pude observar em relação ao que está sendo feito no município, pelo governo atual, os próximos resultados serão bem melhores”, comparou Guilherme.
As realizações da prefeitura em diferentes áreas foram apresentadas pelos secretários. “O prefeito Timor encontrou muitos desafios quando assumiu a prefeitura. Uma das prioridades do governo Timor foi investir na Estratégia Básica de Família. Implantamos o programa e hoje o município tem 37% de cobertura”, comentou o secretário de Saúde, Fábio Stasiaki. Os avanços nas áreas de Educação e Desenvolvimento Econômico também foram citados.
A parceria com a Firjan está mais perto. “Temos acompanhado os avanços de Japeri, as empresas que estão se instalando, as obras e outras melhorias. Estamos aqui para colaborar com a transformação da cidade. Vamos fazer um documento para oficializar tudo o que foi conversado e verificar o que pode ser feito”, garantiu Elisabeth Bispo dos Santos Alves, Gerente Regional da Firjan Baixada.
Também participaram da reunião o vice-presidente da Firjan/Baixada, Carlos César Vasconcellos, a analista de Projetos Especiais da Firjan, Airan Câmara Lopes, os secretários municipais Antonio Fazendeiro (Planejamento e Desenvolvimento Econômico), Michele Oliveira (Agricultura e Meio Ambiente), Miriam de Paz (Educação e Cultura) e a subsecretaria de Educação e Cultura, Zuleika Lima.

Japeri realiza festival sobre MPB


Alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Ary Schiavo vão participar de projeto educacional sobre a Música Popular Brasileira. O festival, que reunirá canções das décadas de 40, 50 e 60, será realizado nesta quinta-feira (28/04), a partir das 19h, na quadra da unidade, que fica na Praça Manoel Marques, 53, centro de Japeri.
Para o festival sobre MPB os alunos irão interpretar canções de uma das três décadas, apresentar pesquisa histórica e cultural sobre a música escolhida, fatos marcantes e vestuário da época.
O festival é um projeto interdisciplinar que será desenvolvido nas áreas de história, arte, educação física e português. Todas as escolas que possuem Educação de Jovens e Adultos participarão do projeto. A próxima escola a realizar o festival será anunciada em breve.

Moradores de Japeri participam de campanha de prevenção a Hipertensão e Diabetes

Em comemoração ao Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial, a prefeitura de Japeri realizou nesta terça-feira (26/04) uma ação de prevenção para identificar casos da doença. A ação aconteceu simultaneamente em dois locais: Na praça Olavo Bilac, no centro do distrito de Engenheiro Pedreira, e na Unidade Básica de Saúde de Japeri, na avenida Doutor Arruda Negreiros, s/nº, centro de Japeri.
Além de verificar a pressão arterial, os técnicos do programa Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT), da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realizaram teste de glicemia nos moradores, para detectar possíveis casos de diabetes.
“Esta ação foi para alertar os moradores sobre a importância de se prevenir sobre estas doenças. Os casos detectados de hipertensão e diabetes serão encaminhados para acompanhamento nos postos de saúde do município”, explicou o secretário de Saúde, Fábio Stasiaki.
O secretário de saúde também destacou os investimentos feitos pela prefeitura no programa Hiperdia (Hipertensão e Diabetes), como o aumento da grade de medicamentos, a melhoria do acesso aos remédios nas unidades de saúde, a implantação de dois pólos de atendimento, um em Engenheiro Pedreira e outro em Japeri, e a distribuição gratuita de 150 glicosímetros (aparelho de medir glicose) para os pacientes.
“O prefeito Timor tem se empenhado muito em melhorar a saúde do município. Graças aos investimentos realizados no programa HIPERDIA, conseguimos diminuir em cerca de 35% os casos de internações por infarto ou AVC”, lembrou Fábio.
Durante a ação nos dois locais os profissionais da SEMUS também distribuíram informativos sobre diabetes e hipertensão, e orientaram os moradores sobre os locais de atendimento. “Através de atividades como as de hoje identificamos pessoas que têm a doença, mas não sabem. Estas doenças são silenciosas, por isso é importante a busca constante”, lembrou Lucy Gomes, coordenadora do programa de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia).
Os moradores aprovaram a idéia. “Descobri que estava com problemas de pressão no mês passado. Agora estou dando mais atenção para o assunto. Aproveitei para verificar também como estava a glicose, pois este final de semana comi muito chocolate. Esta ação aqui na praça foi muito boa. Fui bem atendida, fiz meus exames e já posso ir trabalhar. Agradeço aos organizadores. O prefeito Timor está de parabéns pela atenção que tem dado à saúde e em especial aos idosos”, disse Marli Barbosa , 54 anos, moradora do bairro Mucajá.
Moradores de outros municípios também aproveitaram a iniciativa para manter a saúde em dia. “Estou em Japeri para fazer negócios e aproveitei para ver como está a minha pressão. Ter iniciativas como esta, na praça, facilita muito o acesso aos serviços oferecidos pela prefeitura. Ações como esta mostram o cuidado do poder público com a saúde das pessoas”, elogiou Autil Felipe, de 77 anos, morador de Austin, bairro de Nova Iguaçu.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Japeri recebe representantes da Mind Group


Representantes da Mind Group - Comunidade Internacional de Cooperação na Educação estiveram na Secretaria de Educação e Cultura de Japeri, na tarde desta quarta-feira(20/04).A visita foi para apresentar o trabalho, as propostas da Comunidade e conhecer um pouco da realidade da cidade.

“Atendemos ao pedido do município e estamos aqui para estreitar as relações. A visita é para encontrar nas cidades gestores que, como nós, acreditam que épossível mudar o mundo pela Educação”, explicou Fátima Lima, gestora de Relacionamento no Rio de Janeiro.

A professora Fátima ainda explicou como acontece a parceria entre a Comunidade e Prefeitura: “Foi realizado um primeiro encontro, na semana passada, com gestores de várias cidades. Agora fazemos as visitas e selecionamos as escolas. Então começam as formações e intervenções. Em seguida criamos um banco de dados para preparar um estudo e firmar o termo de compromisso entre as partes. Depois destas etapas implantaremos o projeto”. O projeto será implementado em agosto deste ano, nas 76 escolas que serão selecionadas no estado do Rio de Janeiro.

A Comunidade Internacional de Cooperação na Educação tem entre outros objetivos cultivar entre as principais lideranças educacionais públicas e privadas ao redor do mundo, interessadas na melhoria da educação através da troca de experiências, inovação e difusão de melhores práticas de ensino- aprendizagem. A Comunidade está em 32 países. No Brasil o projeto já foi implantado em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Porto Alegre, entre outras.

“ A Educação é uma das prioridades do prefeito Timor. Posso garantir que todas as iniciativas que podem melhorar a Educação e gerar benefícios para a comunidade escolar tem o apoio da Prefeitura de Japeri” acrescentou a secretária de Educação e Cultura de Japeri, Miriam de Paz.

“Japeri foi escolhido entre outros critérios pelas iniciativas na área da educação, a importância do município e realizações na cidade”, destacou Fátima.

 Após a reunião com a secretária o gestor pedagógico da Comunidade, Áquila Nogueira,  fez uma apresentação sobre a Comunidade Internacional de Cooperação na Educação, mostrando seus objetivos, resultados alcançados e como será feita a parceria, caso Japeri seja selecionado. Participaram do encontro profissionais
de diferentes áreas da secretaria de Educação e Cultura.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Estado e municípios estabelecem pacto pelo saneamento


O prefeito de Japeri, Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, participou na tarde de segunda-feira (18/04) de um encontro com o governador Sergio Cabral. A reunião foi para a assinatura do Pacto pelo Saneamento. O decreto estabelece o fim dos lixões e o tratamento de 60% do esgoto no estado do Rio de  Janeiro até 2014. Com a assinatura do pacto, Japeri foi beneficiado com a realização do Plano Municipal de Saneamento e com o Estudo e Concepção de Projeto de Engenharia em Saneamento Básico.
“Com este decreto os municípios também terão um incentivo maior para as ações voltadas ao meio ambiente. O tratamento sanitário na região também terá aumento. Será um grande benefício para toda a população”, acrescentou o prefeito Timor.
Com a assinatura, o Governo do Estado se compromete a  dobrar o tratamento sanitário fluminense, que hoje equivale a 30% do  esgoto produzido. O programa, que será executado pela Secretaria de  Estado do Ambiente e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), terá investimento de R$ 5 bilhões. O Pacto pelo Saneamento também estabelece, por meio de um Projeto de Emenda Constitucional (PEC), a duplicação da participação do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e  Desenvolvimento Urbano (Fecam) nos royalties do pré-sal, de 5% para 10%.  Além disso, institui uma unidade executiva para o Programa de  Saneamento dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara (PSAM).
 Hoje é um dia revolucionário e histórico. Estamos  alcançando uma meta, sem dúvida, audaciosa. São menos crianças sofrendo por conta de hepatite e outras doenças vinculadas ao problema do não-tratamento do esgoto. Outra questão importante são os lixões, uma praga no Brasil. No nosso estado, já começamos o processo de  acabar com os lixões, e agora nosso objetivo é encerrar com todos eles  até 2014 – disse o governador Sergio Cabral.
A execução do projeto será  feita a partir de recursos provenientes do Fecam, do Fundo Estadual de  Recursos Hídricos (Fundrhi), além de investimentos federais e da  iniciativa privada como, por exemplo, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O projeto terá ainda o apoio da Agenersa (Agencia Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro) e da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), e será estruturado por meio de convênios administrativos de cooperação, consórcios públicos e parcerias público-privadas (PPPS).
“Através do plano municipal de saneamento de Japeri iremos realizar um levantamento do número de habitantes e a população atendida com saneamento básico, o que engloba fornecimento de água, tratamento de esgoto e do lixo. O plano será uma ferramenta de planejamento e gestão para alcançar a melhoria das condições ambientais e da qualidade de vida da população. Já o Estudo e Concepção de Projeto de Engenharia em Saneamento Básico irá nos fornecer o necessário para a montagem e funcionamento de estações de tratamento de esgoto. Estes dois projetos serão financiados através do Fundo Estadual de Recursos Hídricos”, explica a secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Japeri, Michele Oliveira.
A cerimônia de assinatura do pacto também teve a presença do vice-governador Fernando Pezão, do secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc, além de prefeitos e secretários municipais de meio ambiente.
 Pacto
O programa Pacto pelo Saneamento terá duas frentes: a coleta e o  tratamento de esgotos (Rio + Limpo) e a extinção dos lixões fluminenses,  que prevê a construção de aterros sanitários, entre outras  alternativas. O subprograma Rio + Limpo receberá, por ano, no mínimo,  40% do Fecam e 70% do Fundrhi para ser aplicado em saneamento. Além  disso, 10% do Fecam serão utilizados na remediação dos lixões. Em  contrapartida, os municípios terão que atingir metas fixadas, suportar  os custos de sistema de esgoto e da destinação de lixo, realizando a cobrança pela prestação de serviço de coleta e tratamento de esgoto e de  manejo de resíduos sólidos.

Japeri promove confraternização de alunos da terceira idade

Alunos de hidroginástica do projeto Acorda Japeri participaram nesta terça-feira (19/04) de um café da manhã em comemoração à páscoa. A iniciativa é da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer (SEMETULER).
“Este momento foi importante para que os alunos das quatro turmas de hidroginástica se conhecessem. Como a maioria é da terceira idade, é sempre bom para eles participarem de eventos sociais. Além de um delicioso café em que todos contribuíram com algum alimento, também fizemos um amigo oculto de chocolate”, explicou a coordenadora de Educação Física da SEMETULER, Ana Paula Durval.
“Adorei. Além de praticar atividade física, mantendo a saúde, também participamos de festas para relaxar a mente”, completou Neide Inácia da Silva, 66 anos, aluna de hidroginástica e ginástica do projeto Acorda Japeri.
As aulas de hidroginástica do projeto Acorda Japeri acontece às terças e quintas-feira, das 7h às 8h e das 8h ás 9h. Os interessados em participar devem procurar a SEMETULER, que fica na avenida João Evangelista, s/nº, centro do distrito de Engenheiro Pedreira. Informações pelo telefone 3691-1851.
Para se inscrever basta levar duas fotos 3x4, atestado medico e xerox do CPF, identidade e comprovante de residência. Atualmente, cerca de 200 alunos fazem parte do projeto. Não há limites de vagas. De acordo com o número de inscrições são abertas novas turmas.

Japeri prepara festa para homenagear trabalhadores



A Prefeitura de Japeri está preparando uma programação especial para a festa em homenagem ao Dia do trabalhador. O show acontece no sábado, dia 30 de abril, no Paço Municipal, em frente a sede da prefeitura de Japeri, a partir das 18h. O Grupo Revelação, o cantor Rodriguinho, Mc Marcinho, DJ Tubarão e bateria da GRES Beija-Flor de Nilópolis são presenças confirmadas. O grupo Vestígio Humano também vai animar o público. O show é de graça e ainda tem sorteio de uma moto, bicicletas e vários outros prêmios.

Japeri realiza ação de prevenção à hipertensão e diabetes



A prefeitura de Japeri realizará na terça-feira (26/04) uma mini-ação de prevenção para identificar casos de hipertensão arterial e a diabetes. A ação é em comemoração ao Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial. Técnicos do Programa de Doenças e Agravos não Transmissíveis (DANT) estarão, das 9h às 11h, em dois locais: Na praça Olavo Bilac, no centro do distrito de Engenheiro Pedreira, e na Unidade Básica de Saúde de Japeri, na avenida Doutor Arruda Negreiros, s/nº, centro de Japeri. Além de verificar a pressão arterial, os moradores também poderão fazer o teste de glicemia. Os casos detectados de hipertensão e diabetes serão encaminhados para acompanhamento nos postos de saúde do município.

Japeri prepara alunos para criar abelhas



A Prefeitura de Japeri, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAGMA), promoveu nesta terça-feira (16/04) aula prática para alunos da oficina de Iniciação à Apicultura. Os estudantes capturaram um enxame de abelhas em uma casa no bairro Santa Inês. A atividade foi a última aula do curso de apicultura, da primeira turma de 2011.
 As abelhas retiradas da casa foram transportadas para o apiário de um sítio da região. “Encerramos o curso com chave de ouro. Foi surpreendente ver tanto mel e tanta abelha. O curso foi maravilhoso. Estou planejando realizar um trabalho acadêmico ou seminário com tudo que aprendi aqui para os alunos da minha faculdade. Agradeço à prefeitura pela oportunidade”, disse Edilene Silva da Costa, 28 anos, moradora do bairro Guandu e estudante de licenciatura em Ciências Biológicas da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ), em Paracambi.
A Oficina de Iniciação à Apicultura começou em 2010. A iniciativa tem o objetivo de incentivar a criação de abelhas melíferas, e a extração e comercialização de mel, cera, pólen, geléia real e própolis, aproveitando o potencial apícola do município devido à exuberância da vegetação. Cerca de 30 alunos já passaram pelo curso, entre produtores rurais, apicultores, estudantes, técnicos na área, entre outros.
Na primeira turma de 2011 participaram 8 alunos, entre eles o estudante técnico em meio ambiente, Cleber Câmara Oliveira, o sitiante Jorge Dias Ribeiro, a professora de 1 a 4ª série e estudante de curso de homeopatia, Ana Elizabeth da Costa Cruz, além de veterinários, apicultores e estudantes. Cada aluno procurou o curso por um motivo diferente.
“Esta oficina será muito importante para complementar o meu curso”, disse Cleber.
“Quero abrir um apiário no sítio que vou comprar em Itaguaí. Pretendo produzir para consumo e também para vender”, destacou Jorge.
 “Com o que aprendi nas aulas da oficina vou concluir um trabalho para meu curso. Estou comparando as semelhanças entre as abelhas e o homem”, completou Ana.

Vagas abertas para novas turmas
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAGMA) já está com inscrições abertas para a próxima turma da Oficina de Iniciação à Apicultura (criação de abelhas). Serão oferecidas oito vagas. As aulas, gratuitas, começam em maio.
A oficina é dividida em três aulas, sendo uma teórica e duas práticas. Na aula teórica os alunos aprendem a conhecer os tipos de abelhas e de flores ideais para a produção de mel, equipamentos de segurança, a instalação do apiário, entre outros temas. Nas aulas práticas são ensinadas as técnicas de como manejar o enxame de abelhas, retirar o mel com segurança, limpar a colméia artificial, entre outros assuntos.
O objetivo da oficina é aumentar o número de apicultores no município, acrescentar mais um produto para a comercialização, melhorando a renda dos produtores, e elevar a quantidade e a qualidade da produção agrícola. As abelhas são importantes para a agricultura, pois muitas das árvores frutíferas dependem dos insetos para sua polinização (reprodução das plantas). Algumas vezes colméias artificiais são instaladas perto das plantações (a chamada apicultura migratória) para favorecer a fecundação e, deste modo, contribuir para a obtenção de uma colheita mais rica e abundante.  De acordo com os técnicos da SEMAGMA, esta técnica aumenta em 50% o volume da produção, além de oferecer um fruto de melhor qualidade.
Os interessados na Oficina de Iniciação à Apicultura devem procurar a SEMAGMA, que fica na Estrada Vereador Francisco da Costa Filho, s/nº, bairro Santa Inês, distrito de Engenheiro Pedreira. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Informações através do telefone 2664-5500.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Recorde de atendimentos na ação comunitária de Japeri


Durante a manhã de sábado (16/04) foram realizados mais de 10 mil atendimentos na primeira edição de 2011 da ação comunitária Prefeitura em Seu Bairro. Foram oferecidos diversos serviços gratuitos à população, na praça Olavo Bilac, no Centro do distrito de Engenheiro Pedreira. Todas as secretarias municipais se uniram para realizar a iniciativa. O prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, acompanhou tudo de perto.
“Decidimos fazer esta edição no centro do distrito de Engenheiro Pedreira para beneficiar moradores de vários bairros ao mesmo tempo. O objetivo é atender o maior número de moradores e facilitar o acesso aos serviços oferecidos pela prefeitura”, explicou o prefeito Timor. A previsão é de que a próxima ação aconteça no centro de Japeri.
Durante a ação o prefeito cumprimentou os moradores, ouviu sugestões, e garantiu que vai trazer mais investimentos para o município. “Podem ter certeza de que vamos fazer o viaduto sobre a linha férrea aqui em Japeri. Estamos fechando parceria para isso. Queremos gerar mais empregos e trazer mais desenvolvimento para nossa cidade. Convidamos as empresas Casas Bahia e Ricardo Eletro para se instalarem no município. Este é um governo de trabalho. E tenham certeza: o melhor está por vir”, completou Timor.

Serviços variados
A procura pelos serviços foi bem diversificada. A população contou com corte de cabelo, manicure, emissão de carteira de trabalho e segunda via da identidade, auricoloterapia (acupuntura na orelha), verificação de pressão arterial e glicose, consultas ao dentista, oficinas de artesanato, aplicação de flúor, distribuição de kits de higiene bucal contendo escova e paste de dente, fisioterapia, testes rápidos de identificação do vírus da Hepatite C, distribuição de preservativos, exposições de artesanato do projeto Escola Aberta e do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), distribuição de peixes artesanais, orientações sobre Bolsa Família, IPTU, ISS, Alvará, e informações sobre os diversos programas e serviços da prefeitura, entre outros benefícios.
Voluntários e integrantes do projeto “Guerreiros contra a Dengue”, da Secretaria de Estado de Governo, e guardas de endemias da Secretaria Municipal de Saúde visitaram residências e estabelecimentos comerciais no Centro de Engenheiro Pedreira. O objetivo foi identificar e acabar com focos do Aedes aegypti, além de mobilizar a população para combater o mosquito. Durante o percurso foram distribuídos folhetos informativos e telas para caixas d`água.
“O projeto Prefeitura em Seu Bairro vem crescendo a cada edição. Para isso buscamos trazer mais novidades e serviços. O objetivo é que o morador possa ter vários benefícios em um só lugar. Durante o ano também realizamos mini-ações para alcançar os bairros mais distantes”, explicou o secretário de Ação Social, Adeoclemes Junior.
A dona de casa Maria Salete de Oliveira Moraes, moradora do bairro São Jorge, aproveitou vários serviços durante a ação. “Verifiquei a pressão e tirei a segunda via da identidade, meus filhos cortaram o cabelo, visitaram o dentista, e ainda se divertiram para valer nos brinquedos. Vou aproveitar mais serviços até o final. Adorei tudo. A prefeitura está de parabéns pela organização”, elogiou Salete.
A ação comunitária contou com serviços gratuitos das secretarias municipais de Ação Social e Trabalho (SEMAST), Governo (SEMUG), Agricultura e Meio Ambiente (SEMAGMA), Defesa Civil (SEMDEC), Educação e Cultura (SEMEC), Esporte, Turismo e Lazer (SEMETULER), Fazenda (SEMFA), Saúde (SEMUS), além de apoio da Secretaria de Segurança e Serviços Públicos (SEMUSEG).  O evento também teve o apoio da Fundação Leão XIII, da Secretaria de Estado de Governo e da Associação de Pais e Amigos do Excepcionais (APAE).

Programação cultural e atrações para criançada
A ação comunitária Prefeitura em Seu Bairro teve muitas atrações para as crianças. A garotada pode brincar de graça nos diversos brinquedos infláveis como escorrega de sabão, futebol de sabão e piscina de bolas. No local também foi montado um touro mecânico, totó, pula-pula, piscina de bolinhas e atividades pedagógicas como desenho, pintura facial e teatrinho de fantoches do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Para completar a alegria da criançada foram distribuídos algodão doce e pipoca de graça.
A atração cultural também teve novidades. Artistas de igrejas evangélicas locais fizeram apresentações de música gospel e dança, para animar o público. O palco também contou com show de dança e teatrinho com os integrantes do Projovem Adolescente, além de apresentação de ginástica com o grupo de idosos do projeto Acorda Japeri.