terça-feira, 31 de maio de 2011

Japeri lança programa Renda Melhor e inaugura complexo de obras

O prefeito de Japeri, Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, e o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, vão celebrar no sábado (04/06) duas ações realizadas em parceria:  o lançamento do cartão Renda Melhor e a inauguração de obras de drenagem, pavimentação e asfaltamento em oito bairros . A cerimônia acontecerá a partir das 10h, na quadra do CIEP 207 Gilson Amado, que fica na avenida Francisco Antônio Russo, 38, centro do distrito de Engenheiro Pedreira.
Japeri será o primeiro município do Rio de Janeiro a receber o Renda Melhor, programa que tem por finalidade complementar a renda dos integrantes do programa Bolsa Família com um auxílio médio mensal de R$ 80, entre outros benefícios. Cerca de seis mil famílias de Japeri serão beneficiadas com o programa.
O complexo de obras que será inaugurado é referente a drenagem, pavimentação e asfaltamento de várias ruas nos bairros Chacrinha, Nova Belém, Jardim Primavera, Beira Rio, Alecrim, Vila Conceição, Teófilo Cunha e Santa Inês.

Prefeito de Japeri acompanha atividades em escola municipal


O prefeito de Japeri, Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, aproveitou uma visita de rotina no bairro Chacrinha, nesta segunda-feira (30/05), para acompanhar as atividades da Escola Municipal Frei Maurício Viann.  Estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, que ficam na escola em horário integral, através do programa Mais Educação, participavam de aulas de recreação e informática.  
“Faço questão de acompanhar a rotina das crianças e o funcionamento das escolas. Estamos trabalhando para oferecer o melhor para a população. Educação é uma das prioridades do governo. Estamos investindo na qualidade do ensino, infraesturtura das escolas e valorização dos profissionais”, explicou Timor. 

Para a diretora da unidade, Cléa de Brito Peres de Jesus, a presença do prefeito na escola é importante também para as crianças.  “Os estudantes gostam de conversar com o prefeito, tirar dúvidas e participar da administração da cidade. É bom para o desenvolvimento deles como cidadãos”, comentou Cléa. 

A E. M. Frei Maurício Viann é uma das 19 escolas do município que funciona em horário integral. Além das aulas regulares, os alunos da unidade têm várias atividades extracurriculares, como música, dança, teatro, artesanato, informática, aulas de xadrez, prática de esportes, sala de leitura, apoio pedagógico, entre outros.

A diretora adjunta da escola, Zelina Salvante Justino da Silva, e as educadoras Bárbara Pacheco Nunes de Melo, Juliana Costa de Oliveira e Kátia Kruta também acompanharam a visita do prefeito.

Prefeitos participam de encontro na Baixada

Prefeitos da Baixada Fluminense participaram na manhã desta segunda-feira (30/05), no Teatro Metodista, em Queimados, do encontro promovido pelo jornal O Dia. Entre as autoridades estava o prefeito de Japeri, Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor. 

 “A união das cidades é importante para o desenvolvimento da região. Juntos podemos encontrar boas soluções para problemas comuns a todas as prefeituras. Quem ganha é a população”, explicou o prefeito de Japeri, Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor. 

Também participaram do encontro os prefeitos de Queimados, Max Lemos, de Nova Iguaçu, Sheila Gama, de Paracambi, Tarciso Pessoa e de Belford Roxo, Alcides Rolim. 

Crédito da foto: Glória Nunes 

Japeri comemora semana do Meio Ambiente com várias atividades

Em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, a prefeitura de Japeri está preparando uma programação especial. De 6 a 10 de junho acontecerão diversas atividades. Já estão confirmadas palestra sobre sustentabilidade, plantio de mudas de Pau Brasil, oficina para confecção de sabão e feira para os produtores rurais locais.
Para fechar a programação, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAGMA) está planejando uma manhã com atividades, que inclui  aulas de tai shi shuam, alongamento, exercícios de relaxamento e uma caminhada ecológica em um dos pontos turísticos mais bonitos do município: O Pico da Coragem. A data, o horário e o local da partida serão agendados em breve.
Para participar da caminhada é preciso preencher uma ficha de inscrição. O atendimento será das 9h às 17h, até o último dia antes da atividade. As inscrições podem ser feitas na sede da SEMAGMA, na Estrada Vereador Francisco da Costa Filho, s/nº, bairro Santa Inês, distrito de Engenheiro Pedreira. Outro ponto de inscrição será a Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer (SEMETULER), que fica na Avenida São João Evangelista, s/nº, centro do distrito de Japeri. Informações pelo telefone 2664-5500.

Japeri apresenta metas fiscais de 2011


Secretários Municipais da Prefeitura de Japeri participaram nesta segunda-feira (30/05) de audiência pública para prestação de contas. O encontro, promovido pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SEMPLADE), foi para apresentação das metas fiscais referente ao primeiro quadrimestre  de 2011. A audiência aconteceu no auditório da Câmara Municipal, com a presença de vereadores, representantes das associações de moradores e membros dos diversos setores da sociedade.
A reunião foi dirigida pelos secretários Antônio Fazendeiro (Planejamento e Desenvolvimento Econômico ), Jorge Freitas de Aguiar (Fazenda), pelo procurador geral, Roberto Pontes e pelo vereador Reginaldo de Souza Leão, o Rei, presidente da comissão de Orçamento e Finanças da Câmara Municipal. A mesa também foi composta pelos subsecretários Jorge Leonardo Bezerra (Fazenda), Andréa Guimarães (SEMPLADE).
Além de apresentar as metas, os secretários falaram sobre diversas questões como a redução dos royalties do petróleo, aumento da arrecadação do IPTU, e a implantação da Nota Fiscal Eletrônica.  Logo depois a reunião foi aberta para perguntas do público. A plateia levantou questões sobre saúde, educação, agricultura, meio ambiente, entre outros.
“A integração entre sociedade e governo é muito importante para o crescimento de nossa cidade. Por isso fazemos questão de não somente apresentar as metas fiscais, como também falar de outras questões das secretarias”, explicou o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Antônio Fazendeiro.
O encontro também teve a presença dos secretários Fabio Stasiaki (Saúde), Michele Oliveira (Agricultura e Meio Ambiente), Antônio Marcos Aguiar (Defesa Civil), Adeoclemes Junior (Ação Social e Trabalho), Carlos Alberto Loroza, o Pelé (Esporte, Turismo e Lazer), Paulo Roberto Rego (Segurança, Trânsito e Transporte) e das subsecretárias Zuleika Lima (Educação e Cultura) e Mirtiça Cunha (Governo).  

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Japeri continua na disputa do futebol de Liga

O time de futebol sub 17 de Japeri venceu Queimados na eliminatória do Campeonato Estadual de Seleções de Liga, e segue na disputa. O último jogo entre as duas equipes aconteceu no sábado (28/05) no campo do Ponte Preta, em Queimados.
O Campeonato Estadual de Seleções de Liga está sendo decidido em dois jogos para cada time, sendo um jogo em casa e outro no campo do adversário. Em 21 de maio, no jogo no campo do Vila Central, em Japeri, o time da casa venceu Queimados por 2x0.
O último jogo, que aconteceu no sábado (28/05), foi mais disputado. No tempo normal Queimados venceu Japeri por 2x0, levando a disputa para os penalties. O placar final ficou em 5x3 para Japeri, com gols de Jean (centro avante), Igor (meio direita), Rodrigo (meia atacante), Mica (ponta esquerda), e Lucas (Zagueiro).
O time, da Liga Desportiva Japeriense, tem o apoio da prefeitura de Japeri, através da Secretaria Municipal de Esportes, Turismo e Lazer (SEMETULER). “Estamos oferecendo todo o apoio, e temos certeza que a equipe de Japeri continuará avançando neste campeonato.”, disse o secretário da pasta, Carlos Alberto Loroza, o Pelé.
O time de Japeri enfrentará a equipe de Nova Iguaçu no sábado (04/06), às 15h30, no campo do Vila Central.
O Campeonato Estadual de Seleções de Liga é promovido pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ).

Mudança no local de lançamento do programa Renda Melhor

O lançamento do programa Renda Melhor e a inauguração de um complexo de obras em Japeri, que aconteceria no bairro Nova Belém, mudou de local. O evento acontecerá no sábado (04/06), às 10h, na quadra do CIEP 207 Gilson Amado, na avenida Francisco Antônio Russo, 38, centro do distrito de Engenheiro Pedreira. O evento terá a presença do prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, e o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.
Japeri será o primeiro município do Rio de Janeiro a receber o Renda Melhor, programa que tem por finalidade complementar a renda dos integrantes do programa Bolsa Família com um auxílio médio mensal de R$ 80, entre outros benefícios. Cerca de seis mil famílias de Japeri serão beneficiadas com o programa.
O complexo de obras que será inaugurado é referente a drenagem, pavimentação e asfaltamento de vários logradouros nos Bairros Chacrinha, Nova Belém, Jardim Primavera, Beira Rio, Alecrim, Vila Conceição, Teófilo Cunha e Santa Inês.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Japeri rumo ao brasileiro de basquete

A equipe de basquete feminino de Japeri vai representar o Estado do Rio de Janeiro durante os Jogos Abertos Brasileiros (JABs) 2011. O time embarcou nesta quinta-feira (26/05) rumo a Poços de Caldas, em Minas Gerais, onde acontecerá a competição. A abertura acontecerá nesta sexta-feira. A tabela dos jogos ainda não foi divulgada, mas o time estreia no sábado (27/05).
O secretário municipal de Esporte, Turismo e Lazer, Carlos Alberto Loroza, o Pelé, entregou o novo uniforme do time, e desejou boa sorte na competição. “Estas atletas são campeãs, e tenho certeza que representarão muito bem nosso município. Já estamos orgulhosos por Japeri representar o Estado do Rio de Janeiro, e agora vamos torcer para que elas tragam mais este troféu”, destacou Pelé.
As atletas fazem parte da ONG Impacto Basket, que tem parceria com a Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer (SEMETULER). A prefeitura oferece apoio em transporte, e alimentação, uniforme para as atletas e locais para treino.
Para participar do JABs e de outras competições, as atletas fizeram uma pré-temporada no Centro Desportivo e Recreativo Marcelino Rodrigues Rosa (quadra de Nova Belém). Como resultado deste treino, na última semana o time foi campeão dos Jogos Abertos de São Paulo. “Nossas atletas treinaram bastante, e a expectativa é muito grande para este campeonato. Vamos fazer o nosso melhor”, disse coordenadora da equipe, Marta Rocha.
Conheça a equipe
O Impacto Basket é uma organização não governamental instalada há 21 anos na Baixada Fluminense. A ONG forma equipes com atletas da região para competições de basquete em todo Brasil. Atualmente o grupo possui equipes em Nova Iguaçu e Japeri.
O time de Japeri é formado representado por Camila Tomás, Luana Garcia, Tatiane Gomes, Juliana de Paula, Monalisa Santana, Stefani Queiroz, Lidiane dos Santos, Taiane Diniz, Amanda de Oliveira, Jadilaine Medeiros e Tamiris Romana.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Projeto Itinerante de ciências atrai vários estudantes em Japeri

Os alunos das escolas públicas e particulares de Japeri participaram nesta quinta-feira (26/05) de uma aula de ciências ao vivo, através do projeto Praça da Ciência Itinerante. As atividades aconteceram na Escola Municipal Bernardino de Melo, no centro do distrito de Engenheiro Pedreira. A iniciativa foi realizada em parceria da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), com a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ), e apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).
Além de participar de uma exposição interativa, onde puderam tocar, ouvir, ver, cheirar, e mexer em cada experimento, os visitantes puderam entrar em um planetário inflável que foi montado no local. Os estudantes aprenderam sobre o sistema solar, conheceram aparelhos que antecederam o cinema, experimentaram mecanismos que representaram fenômenos físicos e químicos, entre outras atividades. 
“Adorei tudo. Nem sei escolher qual foi a melhor experiência. Ver ciência assim é mais fácil de aprender e não esquecer”, disse Vanessa Barbosa Silva Lima, de 14 anos, aluna do 7º ano de escolaridade da E.M. Bernardino de Melo.
A exposição fez parte do encerramento do curso de formação continuada, realizado pelos professores da rede municipal de ensino na Fundação CECIERJ. A capacitação, que começou no início de março, teve a participação de pelo menos um professor, do 1º ao 5º ano de escolaridade, de cada escola municipal de Japeri, além de professores de ciências do 6º ao 9º ano. O objetivo foi capacitar os profissionais a realizarem atividades práticas voltadas para a ciência, preparando multiplicadores para divulgar a matéria. O curso foi dividido em subtemas, como matemática, física, química, artes, biologia, geologia e sexualidade, todos voltados para a ciência.
“Além dos experimentos da Praça de Ciência Itinerante, fizemos a exposição dos trabalhos realizados pelos professores que participaram do curso. São trabalhos que demonstram como o professores utilizaram o aprendizado dentro de sala de aula, fazendo com que os alunos também se tornassem multiplicadores da ciência”, explicou a secretária de Educação e Cultura, Míriam de Paz.
Os trabalhos realizados em cada escola foram expostos em forma de fotos, cartazes, maquetes, vídeos, experimentos, explicativos, folders e até em canções.
A coordenadora do projeto Praça da Ciência Itinerante, Oneida Enne, elogiou os resultados. “O aproveitamento de Japeri foi excelente. Vimos que não somente os professores aprenderam uma nova forma de ensinar, utilizando diversos materiais, como também os alunos mostraram, com criatividade , tudo que aprenderam. Este é o principal objetivo do curso, formar multiplicadores para divulgar a ciência”, disse Oneida.

Japeri realizar audiência pública para prestação de contas

A prefeitura de Japeri, através da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SEMPLADE), realizará na próxima segunda-feira  (30/05) audiência pública. O encontro será para prestação de contas sobre as metas fiscais referente ao primeiro quadrimestre de 2011. A audiência acontecerá a partir das 10h, na Câmara Municipal, que fica na avenida Francisco Antônio Russo, 79, Centro, Engenheiro Pedreira. 

Japeri lança programa Renda Melhor e inaugura complexo de obras

O prefeito de Japeri, Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, e o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral vão celebrar no dia 4 de junho duas ações realizadas em parceria:  o lançamento do programa Renda Melhor e a inauguração de um complexo de obras. A cerimônia acontecerá a partir das 10h, na rua Dr. Ivan Fernandes s/nº, esquina com Rua General Gustavo Cordeiro de Farias, no bairro Nova Belém.
Japeri será o primeiro município do Rio de Janeiro a receber o Renda Melhor, programa que tem por finalidade complementar a renda dos integrantes do programa Bolsa Família com um auxílio médio mensal de R$ 80, entre outros benefícios. Cerca de seis mil famílias de Japeri serão beneficiadas com o programa.
O complexo de obras que será inaugurado é referente a drenagem, pavimentação e asfaltamento de vários logradouros nos Bairros Chacrinha, Nova Belém, Jardim Primavera, Beira Rio, Alecrim, Vila Conceição, Teófilo Cunha e Santa Inês.

Japeri realiza homenagem aos profissionais da educação


Profissionais da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) de Japeri receberam nesta quarta-feira (25/05) uma homenagem da prefeitura pela conclusão do curso de pós-graduação em gestão escolar, promovido pela UniRio. O prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, e a secretária municipal de Educação e Cultura, Míriam de Paz, entregaram o certificado pela participação e empenho no curso a orientadores, diretores das escolas municipais e profissionais da SEMEC. A cerimônia aconteceu no auditório da Escola Municipal Bernardino de Melo, no centro do distrito de Engenheiro Pedreira.
“Parabenizo cada profissional por buscar mais conhecimento e capacitação. Os benefícios deste curso são para os educadores, alunos e toda a sociedade japeriense. A formação continuada dos profissionais é importante para a melhorar ainda mais a qualidade de ensino”, destacou Timor.
Enquanto cumprimentava cada profissional, o prefeito Timor lembrou os investimentos feitos na área da educação. “Estamos realizando reforma e ampliação nas escolas, entregamos uniformes completos e kits escolares para os alunos, e garantimos merenda de qualidade. Para os professores investimos em cursos de capacitação, além de um aumento salarial de 15%, dado no início deste ano”, lembrou Timor.
A entrega dos certificados foi realizada durante uma reunião com os diretores das escolas municipais, encontro realizado toda última quarta-feira de cada mês. “Fizemos questão de aproveitar este momento. Organizamos nosso trabalho, mas também realizamos uma confraternização, com homenagens para os aniversariantes do mês e para os profissionais que realizaram o curso. A Secretaria de Educação de Japeri incentiva a constante capacitação dos profissionais. Para isso formamos parcerias com várias instituições”, completou Míriam de Paz.
A diretora da E.M. Ary Schiavo, Leila Verônica da Silva, uma das alunas do curso de pós-graduação, elogiou a iniativa. “Fiquei feliz em receber o certificado das mãos do prefeito Timor. Ele é uma pessoa muito especial e tem dado atenção para a educação do município. Em nome dos profissionais da Semec agradeçemos o apoio que a prefeitura e a secretaria de Educação e Cultura têm dado aos diretores e professores da rede de ensino”, disse Leila.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Japeri realiza projeto itinerante de ciências

A prefeitura de Japeri, através da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), promoveu um curso de formação continuada do projeto Ciência Viva para os professores da rede municipal de ensino. Para o encerramento do curso, nesta quarta-feira (26/05) haverá uma exposição interativa com miniaturas do sistema solar, além de apresentação de outros trabalhos realizados pelos professores. A iniciativa acontecerá das 9h às 16h, na quadra da Escola Municipal Bernardino de Melo, que fica na Estrada Santo Antônio, nº 2, centro do distrito de Engenheiro Pedreira. A exposição é aberta ao público. A entrada é gratuita. 
O projeto Ciência Viva foi realizado em parceria da prefeitura de Japeri com o Governo do Estado do Rio de Janeiro e Fundação Centro de Ciência e Educação Superior à Distância.  A capacitação, que começou no início de março, teve a participação de pelo menos um professor, de 1º ao 5º ano de escolaridade, de cada escola municipal de Japeri, além de professores de ciências do 6º ao 9º ano. O objetivo foi capacitar os profissionais a realizarem atividades práticas voltadas para a ciência, preparando multiplicadores para divulgar a matéria. O curso foi dividido em subtemas, como matemática, física, química, artes, biologia, geologia e sexualidade, todos voltados para a ciência. 

Japeri é primeiro município da Baixada a receber programa Vale Social

O prefeito de Japeri, Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, recebeu nesta terça-feira (24/05) a visita do subsecretário de Estado de Transportes, Sebastião Rodrigues Pinto Neto. O encontro foi para assinatura de convênio para o Vale Social, benefício que concede gratuidade a deficientes físicos e portadores de doenças crônicas em ônibus intermunicipais, trem, metro e barca. 
O Vale Social teve seu projeto piloto implantado na cidade de Duque de Caxias, mas Japeri é o primeiro município da Baixada Fluminense a receber o benefício no novo modelo de unificação dos critérios para concessão da gratuidade.
“Seremos o primeiro município do Estado do Rio de Janeiro a receber o Renda Melhor, programa do Governo do Estado que aumenta a renda dos usuários do Bolsa Família. Agora estamos sendo contemplados com mais este benefício. A parceria com o Estado tem rendido bons frutos para Japeri. E vou continuar buscando mais parcerias para melhorar a qualidade de vida da nossa população”, destacou o prefeito Timor.
Antes da assinatura do convênio, o subsecretário de Estado de Transportes, Sebastião Rodrigues Pinto Neto, elogiou as obras de pavimentação de ruas em Japeri. “A prefeitura está de parabéns. No trajeto para cá passei em alguns bairros, e vi a conservação das ruas. Quando um governo trabalha para atender a população, o resultado logo aparece”, disse Sebastião.
Com o programa Vale Social, os deficientes físicos e portadores de doenças crônicas de Japeri não precisarão mais utilizar as ambulâncias e outros transportes cedidos pela prefeitura para consultas médicas e tratamentos em hospitais do Estado. 
“As pessoas que necessitavam dos transportes da prefeitura levavam quase o dia inteiro entre a ida a consulta e o retorno para casa, pois o veículo seguia um roteiro para atender o maior número de pacientes. Com este novo benefício eles terão mais liberdade para ir e vir do tratamento. Vale ressaltar que os doentes que não podem se locomover continuarão sendo transportados pela prefeitura”, lembrou Paulo Roberto Affonso Rêgo, secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transporte, órgão que será responsável pelo cadastramento para recebimento do Vale Social em Japeri.
De acordo com Dora Nadja, coordenadora do programa Vale Social no Estado, o cadastramento para recebimento do Vale Social tem data prevista para início em 6 de junho. “Antes disso os técnicos da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transporte de Japeri farão uma semana de capacitação para aprender sobre o vale social, documentação necessária e o correto preenchimento da ficha de cadastro”, explicou Dora.

O que é Vale Social e como receber
O Vale Social é um benefício que garante gratuidade nos ônibus intermunicipais, trem, metro e barca aos deficientes e doentes crônicos em tratamento. Para receber os moradores de Japeri terão que procurar a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transporte e preencher uma ficha de inscrição, levando também laudo médico. De acordo com a coordenação do programa, após a verificação dos dados e a marcação de perícia, o benefício é concedido dentro de 30 dias.
O cadastramento do Vale Social em Japeri tem data prevista para início em 6 de junho. Informações na Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transporte, que fica na avenida São João Evangelista, s/nº, centro do distrito de Engenheiro Pedreira. O atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 17h. Telefone 2664-1812.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Escola Municipal Santos Dumont é vencedora do projeto Batendo um Bolão de Japeri


As equipes de futebol masculino e feminino da Escola Municipal Santos Dumont, de Japeri, foram as grandes vencedoras do projeto Batendo um Bolão – Bola no Pé e Lápis na Mão 2011. A premiação aconteceu na tarde de segunda-feira (23/05) no campo do Sítio dos Metalurgicos, no bairro Chacrinha. A iniciativa é da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC). 
A etapa final do projeto Batendo um Bolão teve três finalistas para o futebol masculino. No primeiro jogo a E.M. Santos Dumont venceu a equipe da E.M. Professora Etiene de Souza Oliveira por 3x0. A segunda disputa ficou entre os times das escolas municipais Governador Leonel de Moura Brizola e Professora Etiene de Souza Oliveira. A primeira levou a melhor: 2x0.
Na finalíssima a equipe da E.M. Santos Dumont saiu na frente fazendo três gols seguidos. No segundo tempo a E.M. Governador Leonel de Moura Brizola conseguiu marcar seu gol. Para consagrar sua vitória, o time da E.M. Santos Dumont balançou a rede mais uma vez, fechando a partida em 4x1. Já a equipe feminina de futebol da E.M. Santos Dumont venceu por WO.
Os troféus e medalhas para os três primeiros colocados foram entregues pela subsecretária de Educação, Zuleika Lima. “Todos os nossos alunos que participaram do projeto Batendo um Bolão estão de parabéns. Não somente pelo espírito esportivo, mas também por seus desempenhos dentro de sala de aula, já que um dos critérios para fazer parte do time é ter boas notas”, destacou Zuleika.
O coordenador de Educação Física da SEMEC, Carlos Henrique Barcelos, comemorou a realização de mais um Batendo um Bolão. “Este projeto foi uma boa preparação para os jogos das Olimpíadas Escolares, realizado pela SEMEC, e também para a Gincana da Baixada”, completou Carlos.
No time masculino da E.M. Santos Dumont, os destaques ficaram para o atacante Leonardo Silva e o meia Orlando Costa. “Foi muito bom participar deste torneio. Não somente pela vitória de nossa equipe, mas também pelo companheirismo que tivemos no time”, disse Leonardo.
O projeto Batendo um Bolão – Bola no Pé e Lápis na Mão foi criado em 2009 para estimular a prática de esportes. Meninos e meninas têm que apresentar boas notas e bom comportamento para participar das competições, que acontecem dentro das próprias unidades, e depois entre as escolas municipais. 

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Prefeito de Japeri participa de programação evangélica

O prefeito de Japeri, Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, participou no sábado (21/05) da programação em comemoração aos 25 anos da Igreja Assembléia de Deus Central de Japeri, no bairro Nova Belém. O culto contou com a presença de representantes de todas as filiais da igreja no município.
Timor pediu orações para o desenvolvimento da cidade. “Estamos realizando várias obras no município, mas queremos fazer mais. Por isso peço orações para que Deus continue abençoando o nosso governo, assim como o trabalho da câmara de vereadores”, destacou o prefeito.
Marcos Breia, pastor presidente da igreja, aproveitou para agradecer ao prefeito pelas obras de drenagem e pavimentação no bairro Nova Belém. “Estamos muito felizes. As obras beneficiam vários moradores. Timor está fazendo o que nenhum prefeito fez por Japeri. Vamos continuar orando para que ele traga mais benefícios para nossa cidade”, disse Marcos Bréia.
No bairro Nova Belém 13 ruas estão sendo beneficiadas, totalizando três mil metros de asfalto. As melhorias são para as ruas Dona Maria do Carmo, Praça do Israel, Aldo Fernandes, Dr. Ivan Fernandes, Diocleciano Feital, Desembargador Benicio Filho, Messias, Sergio, General Gustavo Cordeiro de Farias, e trechos da avenida Ayrton Senna e das ruas Davi, Josué e Desembargador Hemitério Fernandes.
As comemorações pelo Jubileu de Prata da Igreja Assembléia de Deus Central de Japeri começaram no dia 6 de maio, com cultos às 19h, sempre às sextas, sábados e domingos. A programação termina no dia 29 de maio. A Igreja fica na Rua Abraão, nº 56, bairro Nova Belém, em Japeri.

Japeri participa da abertura da XIV Olimpíada da Baixada


Atletas de Japeri marcaram presença na abertura da XIV Olimpíada da Baixada, realizada no sábado (21/05), no Clube dos Empregados da Petrobras - CEPE (Reduc). A competição é uma iniciativa do Instituto Ary Carvalho e Jornal O Dia. O prefeito de Japeri, Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, e demais autoridades da região prestigiaram a cerimônia.
“Faço questão de demonstrar meu apoio aos atletas, principalmente, da minha cidade. Em Japeri estamos trabalhando para oferecer melhores condições de vida para a população e isto inclui oportunidades também na área de esportes”, explicou o prefeito Timor.
Para o secretário municipal de Esportes, Turismo e Lazer (SEMETULER), Carlos Alberto Loroza, o Pelé, a participação dos atletas na competição é muito importante. “Eventos como este são importantes para o desenvolvimento dos atletas. Eles adquirem experiência, ficam mais animados e comprometidos com a prática esportiva”, acrescentou Pelé.
A XIV Olimpíada da Baixada acontece entre os dias 21 de maio e 3 de julho. Os atletas de Japeri vão participar das competições de Futebol de campo, futsal, handebol, voleibol, natação e xadrez.
A abertura da XIV Olimpíada da Baixada teve momentos importantes. Prefeitos, deputados, autoridades da região, patrocinadores e organizadores falaram sobre a importância da competição. A expectativa é de que cerca de 3 mil atletas participem. Toda estrutura oferecida na Olimpíada é fruto da ajuda dos parceiros e patrocinadores de empresas, como Light, Petrobras, CCR, Liquigás, além dos governos Federal e Estadual, que unem forças para promover o desenvolvimento esportivo da região.
Entre os atletas os momentos mais esperados foram o juramento, feito por Juliana da Silva Leite, de Duque de Caxias, e o acendimento da pira olímpica. A atleta Mariana Cristina Fernandes, de São João de Meriti, foi a responsável pelo acendimento da tocha olímpica.

A arte do grafite enfeita centro cultural de Japeri

Alunos do Centro Cultural Municipal Luiz Eduardo Maron de Magalhães, em Japeri, estão utilizando as técnicas da grafitagem nas paredes do Centro Cultural. A ideia surgiu como uma forma de homenagear os artistas locais, retratar pinturas famosas e divulgar os pontos turísticos da cidade. O trabalho começou na sexta-feira (20/05). A iniciativa é da prefeitura, através da secretaria municipal de Educação e Cultura (Semec).
“O local está em passando por obras de manutenção. Aproveitamos para aplicar a arte do grafite. O trabalho desses alunos, da primeira turma, ficará marcado nas paredes do Centro Cultural”, explicou a secretária de Educação e Cultura, Míriam de Paz.
A primeira ampliação foi do quadro Abaporu, da pintora brasileira Tarcila do Amaral. A pintura ficou próxima da sala de administração e da biblioteca da unidade. Já a parede do pátio coberto do Centro Cultural está ganhando uma imagem do Pico da Coragem, um dos mais belos pontos turísticos do município, local de encontro dos amantes do vôo livre e do parapente.
“Estamos muito agradecidos ao prefeito Timor e a secretária Míriam de Paz pelo incentivo ao centro cultural. O objetivo desta oficina é trabalhar a cidadania dos alunos, usando arte ao invés de destruição do patrimônio público através da pixação. Em breve vamos levar esta arte para enfeitar a biblioteca de Japeri e quem sabe, mais tarde, as escolas municipais”, destaca a diretora de cultura da SEMEC, Daniela Beliago.
Para o professor da oficina, Anderson Costa, o grafite é muito mais que um trabalho de educação e conscientização, podendo também gerar renda. As aulas são divididas em teórica e prática, onde os alunos aprendem deste os tipos de equipamentos e materiais, até o desenho em diferentes superfícies, como paredes, roupas e objetos. “Depois deste curso os alunos terão condições de trabalhar com tunagem (caracterização de veículos), pintura em capacetes e até com placas e painéis para publicidade”, completa Anderson.
Delci Emília da Silva colocou o filho Jean, de 14 anos, na oficina de grafite para incentivar seu talento para o desenho. O adolescente também trouxe o amigo Lucas para fazer o curso. “Para mim grafite é uma profissão. Jean sempre teve dom artístico, por isso incentivo. Já temos vários trabalhos dele em casa”, diz Delci, orgulhosa.
“Já fiz grafite no meu violão e em algumas blusas. Quero aprender mais para vender meu serviço e também para ensinar outros alunos”, completa Lucas, de 14 anos, aluno da Escola Municipal Célia Sobreira junto com Jean.
A oficina de grafite faz parte do programa “Bom de Ver Cultura em Japeri”, da Semec. Através do programa também são oferecidas aulas gratuitas de jazz, violão, coral, libras (linguagem dos sinais), braile (escrita para cegos), inglês e desenho mangá. As aulas, que começaram em março deste ano, têm duração de 3 a 10 meses. As inscrições são realizadas no início de cada ano.
Maria Rosina Brito dos Santos, de 56 anos, mostra que para aprender não tem idade. “O Centro Cultural é como se fosse a minha casa. Já fiz libras, braile, violão e agora grafite. Trabalho com artesanato há 35 anos e pretendo ensinar a técnica do grafite para os meus netos, que são loucos por desenho”, disse Maria, aluna de Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Aparício Torelli.

Inscrições abertas para oficina gratuita de criação de abelhas em Japeri


A Prefeitura de Japeri, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAGMA) está oferecendo 10 vagas para a próxima turma da Oficina de Iniciação à Apicultura (criação de abelhas). As aulas, gratuitas, começam em junho.
Os interessados na Oficina de Iniciação à Apicultura devem procurar a SEMAGMA, que fica na Estrada Vereador Francisco da Costa Filho, s/nº, bairro Santa Inês, distrito de Engenheiro Pedreira. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Informações através do telefone 2664-5500.
Oficina oferece aulas teóricas e práticas
A oficina é dividida em três aulas, sendo uma teórica e duas práticas. A aula teórica acontece no Centro Cultural Luiz Eduardo Maron de Magalhães, na avenida Tancredo Neves, s/n, Mucajá, distrito de Engenheiro Pedreira. Os alunos aprendem a conhecer os tipos de abelhas e de flores ideais para a produção de mel, equipamentos de segurança, a instalação do apiário, entre outros temas.Já nas aulas práticas são ensinadas as técnicas de como manejar o enxame de abelhas, retirar o mel com segurança, limpar a colméia artificial, entre outros assuntos. As duas aulas acontecem, uma vez por semana, no Sítio Nossa Senhora das Graças, no bairro Normandia, parceiro do projeto.O objetivo da oficina é aumentar o número de apicultores no município, acrescentar mais um produto para a comercialização, melhorando a renda dos produtores, e elevar a quantidade e a qualidade da produção agrícola. As abelhas são importantes para a agricultura, pois muitas das árvores frutíferas dependem dos insetos para sua polinização (reprodução das plantas). Algumas vezes colméias artificiais são instaladas perto das plantações (a chamada apicultura migratória) para favorecer a fecundação e, deste modo, contribuir para a obtenção de uma colheita mais rica e abundante.  De acordo com os técnicos da SEMAGMA, esta técnica aumenta em 50% o volume da produção, além de oferecer um fruto de melhor qualidade.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Moradores de Japeri participam de campanha de medula óssea


Moradores, autoridades e funcionários públicos de Japeri participaram nesta quinta-feira (19/05) de Campanha de Medula Óssea.  Cerca de 200 pessoas doaram sangue. Todas as amostras farão parte do cadastro no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME). A campanha aconteceu no pátio CIEP 207 Gilson Amado, no centro do distrito de Engenheiro Pedreira. A iniciativa é uma realização do Hemorio, em parceria com a Prefeitura de Japeri e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf).
O prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, fez questão de cumprimentar os doadores, e também aderiu à campanha, doando sangue. “Estamos trazendo mais informação e facilitando o acesso para que as pessoas entendam e participem. Como prefeito sei que é importante dar o exemplo, mas meu ato é uma demonstração de amor e solidariedade ao problema que muitas pessoas enfrentam, enquanto esperam na fila de doadores. Peço para que todos contribuam, pois um simples ato pode salvar uma vida”, pediu Timor.
O secretário municipal de Saúde de Japeri e presidente do Conselho Técnico do CISBAF, Fábio Stasiaki, explicou a importância da campanha para o Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME). “Esta é uma iniciativa pioneira no município. Uma parceria para reforçar o REDOME, que é um cadastro nacional, mas que também pode contribuir com pacientes do mundo inteiro. Hoje o REDOME possui cerca de 2.600 milhões pessoas cadastradas. E com intuito de aumentar este número é que o prefeito Timor abraçou esta campanha. O objetivo é ter a oportunidade de ajudar, não somente moradores de Japeri, mas também de todo o país”, explicou Fábio Stasiaki.
O processo para doação foi feito da seguinte forma: Os interessados preencheram uma ficha com dados pessoais e depois, portando um documento de identidade com foto, foram encaminhados para o setor de registro. Neste setor receberam uma ampola com o número para cadastro. Cada pessoa doou cerca de 5 ml de sangue. A  amostra será enviada para o Hemorio, para fazer parte do REDOME. Quando aparecer uma pessoa compatível precisando da doação, o Hemorio entrará em contato com o possível doador para colher mais uma amostra de sangue.
Regina Lacerda, coordenadora de Campanhas Externas de Possíveis Doadores de Medula Óssea do Estado do Rio de Janeiro, elogiou a mobilização em Japeri. “Ficamos muito satisfeitos com a resposta dos moradores ao apelo da campanha. Uma das etapas de divulgação foi uma palestra que realizamos no município para explicar como é a doação de medula óssea. Isso ajudou muito. As pessoas entenderam e se sensibilizaram. Tivemos a participação de famílias e grupos de amigos. Foi excelente”, parabenizou Regina.
A dona de casa Silvia Santana dos Santos, de 45 anos, veio fazer a doação de sangue junto com sua filha Daiane, de 23 anos. “Soube da campanha através de uma agente de saúde da prefeitura e tive vontade de colaborar. Sou doadora de sangue e, sempre que possível, gosto de ajudar. É tão simples. E se tem pessoas que precisam, precisamos colaborar”, questionou Silvia.
Michele Cristina Chagas de Souza, agente de saúde do Programa Saúde da Família (PSF) no bairro Guandu, não somente doou o sangue como também fez questão de tranquilizar outros possíveis doadores. “Foi uma simples picada para uma grande atitude: poder ajudar o próximo. Esta é nossa verdadeira função como cidadão”, ensinou Michele.
A campanha também teve a participação do subsecretário municipal de Saúde, Carlos Alexandre de Castro Oliveira, o Ling,  do assessor do CISBAF, Ricardo Paixão, além dos vereadores Marcos Arruda, Guigo da Padaria, Rei e Cesar Melo.

O que é medula óssea
A medula óssea é o tecido que produz as células do sangue. Pacientes com leucemias, aplasia de medula, linfomas, mieloma e outras doenças necessitam de um tratamento especial, denominado transplante de medula óssea.

Campanha também teve outras parcerias
A campanha para doação de medula óssea em Japeri também teve a parceria da UFF. Dentistas, estudantes de mestrado em Patologia Oral da universidade, realizaram exames preventivos de câncer e outras lesões na boca.
“Através desta pesquisa queremos fazer o diagnóstico precoce do câncer de boca e outras patologias. Os possíveis casos detectados serão encaminhados para tratamento na própria UFF ou na UERJ”, explicaram as dentistas Bruna Picciani e Bruna Santos.

Prefeito Timor prestigia posse do gerente da CEF Paracambi

Na manhã desta quinta-feira (19/05) aconteceu a posse do novo gerente geral da agência da Caixa Econômica Federal (CEF) de Paracambi. Entre outras autoridades,da região, participaram da cerimônia o prefeito de Japeri, Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor.

“Estou muito satisfeito com o que vem acontecendo. Esta agência atende as cidades de Japeri e Paracambi. Queremos melhorar ainda mais o relacionamento com os clientes e prefeituras parceiras desta agência”,  destacou o superintendente  regional da CEF, Ricardo Dias Molina.

Para o prefeito de Japeri são grandes as expectativas do município “Estou aqui para dar boas vindas ao novo gerente. Japeri está à disposição e espero que possamos realizar mais parcerias para beneficiar a população”, explicou Timor.

Jeferson Sarmento Pereira é o novo gerente geral da CEF em Paracambi, anteriormente cuidava da unidade de Barra Mansa. Glaydson de Souza Moreira, O antigo gerente de Paracambi foi promovido e agora está em Angra dos Reis.


Agência da CEF também em Japeri

Durante a cerimônia foi destacada a importância de uma agência em Japeri. “É grande a nossa expectativa para que tenhamos uma CEF em Japeri. Os moradores merecem e a cidade precisa. Faz parte da política da Caixa oferecer, sempre, o melhor atendimento.” acrescentou Ricardo.

Desde 2009 o prefeito Timor vem se reunindo com a diretoria da Caixa Econômica Federal para trazer a agência bancária para o município. Como, na época, não foi possível atender a solicitação do prefeito de imediato, a solução encontrada foi trazer para a cidade postos de atendimento da CEF, unidades denominadas Correspondente Caixa Aqui.

A primeira unidade foi instalada, em maio de 2010, dentro do Mercado Carioca, da Rede Carioca de Mercados, que fica na Estrada da Saudade, 126, no bairro Santa Amélia. O segundo posto foi inaugurado em novembro, no Mercado Som Belém, que fica na rua José Marine, 372, no bairro Nova Belém.

Nos Correspondentes Caixa Aqui os moradores podem fazer abertura de contas, empréstimos, pedido e recebimento de cartão de crédito, pagamentos, recebimentos de benefícios sociais, saques, depósitos e muito mais.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Moradores de Japeri são atendidos pelo prefeito Timor

Na manhã desta quarta–feira (18/05) aconteceu na sede da Prefeitura de Japeri o atendimento à população. O prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, recebeu os moradores em seu gabinete. Cerca de 50 pessoas foram atendidas.
 “Eu conheço o Timor há muito tempo. Sempre contei com ele. Agora é uma alegria vê-lo prefeito e ainda atendendo a todos. Timor é ótimo. Nenhum prefeito faz isso”, ressaltou a dona de casa Maria do Carmo do Comércio, de 74 anos.
Dona Maria aproveitou para trazer a vizinha de 96 anos para conhecer o prefeito. “Eu não ando sozinha e queria muito conhecer o Timor. Gostei dele. Fui muito bem recebida. Só quero que Deus abençoe todos que trabalham aqui”, disse a moradora do bairro Nova Belém, Cícera Ana dos Santos.
O prefeito ouviu atentamente cada morador da cidade. “Gosto muito de poder receber a população. Um prefeito tem muitos compromissos, mas faço questão de estar perto das pessoas. Agora estamos disponibilizando um dia específico para atendimento”, explicou Timor.
O atendimento ao público acontece sempre às quartas-feiras, das 8h30 às 12h, por ordem de chegada.
Quem desejar participar das realizações da administração municipal também pode utilizar o serviço Alô Prefeito. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 9h às 17h, através do telefone 0800.282-4346 ou do site http://www.japeri.rj.gov.br/. A ligação é gratuita. O Alô Prefeito funciona da seguinte maneira: os atendentes do Alô Prefeito registram a solicitação, reclamação, denúncia, sugestão ou opinião do morador. No atendimento é gerado um número de protocolo, que servirá para acompanhamento. As informações serão encaminhadas para as secretarias responsáveis por cada assunto.  Para ter retorno sobre sua solicitação o morador deverá ligar novamente, bastando dizer o número do protocolo de atendimento.
 

Japeri realiza mais um festival de MPB em escola

A prefeitura de Japeri, através da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), está promovendo um festival de MPB (Música Popular Brasileira) para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na noite de terça-feira (17/05) foi a vez das apresentações dos alunos da Escola Municipal Bernardino de Melo.
Além de incentivar o estudo sobre a Música Popular Brasileira, o 1º Festival de MPB de Japeri tem o objetivo de promover pesquisa histórica e cultural, sobre fatos marcantes, dança e vestuário da época das canções escolhidas pelos alunos. “Este projeto é excelente para atrair a atenção dos alunos. Através da música eles descobrem a história de cada época. É uma boa maneira de ensinar e proporcionar uma maior união de alunos e professores, pois todos participam”, explicou a Secretária de Educação e Cultura, Míriam de Paz.
O 1º Festival de MPB de Japeri reúne canções das décadas de 40,50 e 60. Além de interpretar as músicas, os alunos dançam com roupas de época e também fazem pequenas encenações sobre as canções.
Na E.M. Bernardino de Melo foram apresentados trabalhos dos alunos da 7ª e 8ª fases do EJA. Cada turma interpretou em média duas canções. Algumas turmas se juntaram para cantar uma mesma música, proporcionando uma maior união entre os estudantes. “Cada aluno e professor se empenhou para fazer bonito nas apresentações. Também sentimos que eles se envolveram muito para buscar a história e a cultura de cada época. Foi maravilhoso. Por isso quero agradecer a todas as turmas pelo empenho, e também à diretora adjunta Michele, às orientadoras Marli e Isabele, e às professoras Vilma, Jacqueline, Jocilene, Sônia e Cristiane pela colaboração”, destacou a diretora da unidade, Elizangela Ferreira de Souza.
A primeira turma a se apresentar foi a 0702 com a música “Atire a Primeira Pedra”. Logo depois os alunos das turmas 0701 e 0801 se juntaram para cantar “Eu Sei que Vou Te Amar”. “Pais Tropical” foi interpretada pelos alunos das turmas 0701 e 0702. “Asa Branca”, “Broto Legal” e “Splish Splash” foram as músicas escolhidas pela turma 0703. Já a turma 704 escolheu as canções “Baião de Dois” e “É Proibido Fumar” para participar do festival.
A turma 0801 também cantou a música “Ai que Saudade da Amélia” e os alunos da turma 0802 escolheram “Garota de Ipanema”. A turma 0803 ficou com as canções “Mar de Rosas” e Sassaricando”. “Trem das Onze” e “Festa de Arromba” foram as músicas interpretadas pelos alunos da turma 804. O festival terminou com “Estúpido Cupido”, que foi interpretada através da união dos alunos das turmas 0704, 0801 e 0802.
“Foi muito bom para todos nós resgatar estas canções que hoje são esquecidas pelo público. Foram bons tempos, com boas músicas que deveriam fazer sucesso até hoje, pois contam história de uma época”, disse Jurandir Rodrigues Ferreira, de 42 anos, aluno na turma 804.
O 1º Festival de MPB da Escola Municipal Bernardino de Melo também contou com a presença dos idealizadores do projeto, Marco Antônio Gouvea e Sheila Carmo dos Santos, ambos coordenadores do EJA, da coordenadora pedagógica da SEMEC, Abgail Alexandre Silva e do vereador Kerly Gustavo.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Japeri realiza projeto itinerante de ciências


A prefeitura de Japeri, através da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), promoveu um curso de formação continuada do projeto Ciência Viva para os professores da rede municipal de ensino. Para o encerramento do curso, no dia 26 de maio haverá uma exposição interativa com miniaturas do sistema solar, além de apresentação de outros trabalhos realizados pelos professores. A iniciativa acontecerá das 9h às 16h, na quadra da Escola Municipal Bernardino de Melo, que fica na Estrada Santo Antônio, nº 2, centro do distrito de Engenheiro Pedreira. A exposição é aberta ao público. A entrada é gratuita.
O projeto Ciência Viva foi realizado em parceria da prefeitura de Japeri com o Governo do Estado do Rio de Janeiro e Fundação Centro de Ciência e Educação Superior à Distância.  A capacitação, que começou no início de março, teve a participação de pelo menos um professor, de 1º ao 5º ano de escolaridade, de cada escola municipal de Japeri, além de professores de ciências do 6º ao 9º ano. O objetivo foi capacitar os profissionais a realizarem atividades práticas voltadas para a ciência, preparando multiplicadores para divulgar a matéria. O curso foi dividido em subtemas, como matemática, física, química, artes, biologia, geologia e sexualidade, todos voltados para a ciência.

Japeri vacina contra a gripe até o dia 30 de maio


A vacinação contra a gripe no Estado do Rio de Janeiro foi prorrogada até o dia 30 de maio. Em Japeri a prefeitura preparou as 10 unidades municipais de saúde para a continuidade da campanha.  Quem não se vacinou ainda pode procurar os postos. O atendimento é de segunda a sexta. A meta da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) é vacinar cerca de oito mil pessoas até o final da campanha, de acordo com o número de doses enviadas pelo Ministério da Saúde.
A vacina protege contra os três vírus que mais circulam no Hemisfério Sul, inclusive o da influenza A (H1N1). Além das pessoas acima de 60 anos, podem se vacinar gestantes, crianças com idade entre 6 meses e 1 ano e 11 meses e profissionais da saúde. Nas crianças a vacina será aplicada em duas etapas. Na primeira vez é aplicada meia dose. No mês seguinte, os pais devem voltar ao posto de saúde para que seja aplicada mais meia dose na criança. A orientação do Ministério da Saúde é que quem tem alergia a ovo não receba a vacina. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar um médico antes de tomar a dose.

Veja os endereços dos postos de saúde de Japeri:
- Unidade Mista de Engenheiro Pedreira (UMEP) - avenida Guandu, s/nº, bairro Mucajá.
- UBS Vila Central - rua Clair Antunes, s/nº, Vila Central.
- UBS Delamare - avenida Javari, s/nº, Delamare.
- UBS Alecrim - rua Maria Alice, s/nº, Alecrim.
- UBS Santa Amélia - Rua Laura Cardoso, 61, Santa Amélia.
- UBS São Sebastião - Rua Moacir Ferreira, 14, São Sebastião.
- UBS Chacrinha - rua João Salgado dos Santos, s/nº, Chacrinha.
- UBS Nova Belém - rua Tobias, s/nº, Nova Belém.
- UBS Lagoa do Sapo - rua Brasil, 923, Lagoa do Sapo.
- Centro de Especialidades em Saúde de Japeri - rua Doutor Arruda Negreiros, s/nº, centro do distrito de Japeri.
 

Japeri terá campanha de doação medula óssea

Os moradores de Japeri poderão participar nesta quinta-feira (19/05) da campanha de doação de medula óssea. A iniciativa é uma realização do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através do Hemorio, com apoio da Prefeitura de Japeri e do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf). A campanha de doação acontecerá das 10h às 15h30, na quadra do CIEP 207 Gilson Amado, que fica na avenida Francisco Antônio Russo, 38, centro do distrito de Engenheiro Pedreira.
Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos com boa saúde poderá participar. É necessário levar um documento original com foto. Será fornecido atestado médico para quem precisar faltar ao trabalho.
Neste dia as pessoas vão doar 5 ml de sangue. Esta amostra seguirá para o Hemorio e fará parte do Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME). Quando aparecer uma pessoa compatível precisando da doação, o Hemorio entrará em contato com o possível doador para colher mais uma amostra de sangue.
A medula óssea é o tecido que produz as células do sangue. Pacientes com leucemias, aplasia de medula, linfomas, mieloma e outras doenças necessitam de um tratamento especial, denominado transplante de medula óssea.

Japeri oferece 500 vagas em cursos gratuitos

A prefeitura de Japeri, através da Secretaria Municipal de Ação Social e Trabalho (SEMAST), está com inscrições abertas para cerca de 500 vagas nos cursos do Grupo de Geração de Trabalho e Renda. As oportunidades são para bordado, pintura em tecido, fuxico, tapete em retalho, artesanato em jornal, manicure, crochê, biscuit, informática,  bijuterias, decoupagem e chinelo decorado. Os cursos são gratuitos.
Podem se inscrever homens e mulheres, com mais de 16 anos. Além dos cursos, os alunos têm direito a acompanhamento psicossocial familiar, assistência social, psicólogo, pedagogo e terapeuta ocupacional.
Os cursos acontecerão nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) do município. As aulas de manicure e pintura em tecido no CRAS de Japeri terão início imediato. As demais começarão em junho.
Informações nos CRAS ou na Secretaria de Ação Social e Trabalho (SEMAST), na Avenida São João Evangelista, s/nº, centro do distrito de Engenheiro Pedreira. Telefones 2664-1635 ou 3691-0068.
Veja os endereços dos CRAS em Japeri:
CRAS Engº Pedreira - Centro Comunitário de Cidadania
AV. São João Evangelista, s/nº - Centro do distrito de Engº Pedreira, Japeri
Tel: 3691-0068

CRAS - Japeri
Av. Augusto Batista de Carvalho, 72, bairro Nova Belém, Japeri
Tel.: 2670-1772

CRAS - Mucajá
Av. Tancredo Neves, 235, Mucajá, distrito de Engº Pedreira, Japeri
Tel.: 2664 -7601

CRAS - Alecrim
Rua Roberto Bandeira, s/nº, Alecrim, distrito de Engº Pedreira, Japeri
Tel.: 2664-6425

CRAS – Marabá
Av. Tancredo Neves, s/nº (antiga área de eventos da Prefeitura), bairro Marabá, distrito de Engenheiro Pedreira.

Aula passeio no Jardim Botânico com alunos especiais de Japeri foi adiada

AVISO DE CANCELAMENTO
Devido a previsão de chuvas para os próximos dias, a aula passeio ao Jardim Botânico com alunos da Educação Especial da Prefeitura de Japeri foi adiada. As aulas aconteceriam nesta terça (17/05) e quarta (18/05). Uma nova data será marcada em breve.
A aula passeio terá a participação de cerca de 100 alunos atendidos na Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC). Durante o percurso, técnicos do ponto turístico farão uma visita guiada, juntamente com os professores. O objetivo do passeio é proporcionar aos alunos um contato com a biodiversidade. O aprendizado será aplicado nas aulas de ciências das classes especiais e nas salas de recursos destinada aos alunos portadores de deficiência.